DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Portador de Deficiência

Você sabe o que significa dizer que uma pessoa está ostomizada?
Ostomia é uma abertura criada cirurgicamente na qual parte do trato urinário ou digestivo é trazida à superfície abdominal, de onde os dejetos são expelidos em bolsa. Uma ostomia pode ser necessária quando partes do trato urinário ou dos intestinos não funcionam, por causa de complicações de câncer, doenças inflamatórias ou desordem neurológica. A abertura é chamada de “ostoma”. De acordo com legislação federal (Decreto nº 5.296/2004), a ostomia é considerada uma deficiência física, portanto tem a prerrogativa da promoção da acessibilidade.

PLENA ENERGIA

Mais fácil

Nem sempre é suportável perceber a série de erros que cometemos ao longo da vida. Fica mais fácil colocar no outro a culpa por tudo que acontece. Essa atitude leva a desencontros, aborrecimentos  e frustações das pessoas envolvidas. Assumir responsabilidade pela própria existência não é fácil. Reconhecer que somos o único responsável pelo erro cometido, avaliar, refazer, corrigir, pedir desculpas é tarefa  árdua, que demanda muita reflexão e vontade de conhecer a si mesmo mais profundamente. Com certeza, você conhece uma pessoa que prefere culpar os outros pela sua falta de iniciativa, felicidade, bem estar. Procure mostrar sempre que ela pode estar fazendo uma avaliação não muito correta sobre o fato e não se irrite se ela não conseguir perceber o que é óbvio para você. Afinal é mais fácil culpar o outro do que assumir a própria responsabilidade. Como você faz: assume ou culpa o outro?

MARIA LUIZA

Fui portadora de deficiência de fevereiro a setembro, incrível ouvir alguém falar assim, não?

Pois vou contar um pouco dessa história...
Em fevereiro fui submetida a uma cirurgia na qual parte do meu intestino teve de ser retirada, por isso me foi feito um ostoma pelo qual ficamos de fevereiro a setembro acompanhando como a parte que sobrou do intestino se comportaria para que enfim em setembro ele fosse, em nova cirurgia, recolocado em seu devido lugar.
Mas porque resolvi falar disso? Para falar da campanha que abracei que gostaria que você nosso seguidor também fizesse parte. 

MARIA LÚCIA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Samba

Se você não gosta de samba, não tem problema. Porém o que não dá para esquecer é que foi com o samba (na verdade, com o que iria originá-lo mais tarde) que os africanos trazidos à força para o Brasil, obrigados a deixar para trás toda a sua história de vida, seus vínculos, suas alegrias e dores, conseguiram manter-se mentalmente saudáveis. Temos que tirar o chapéu para aquela gente da nossa remota história, tiveram tudo para “enlouquecer” e com seus cantos, danças e crenças, conseguiram sobreviver. Parabéns!

PLENA ENERGIA

Enfim o Dezembro!!!!

Cada ano que passa nos deparamos mais e mais com uma exclamação oposta ao título, antigamente, mal raiava os primeiros raios solares de primeiro de dezembro e “gritávamos”, - Enfim, chegou dezembro! Mas atualmente, temos percebido a vida tão corrida, tanta coisa a realizar, aprender e se informar e as horas são as mesmas, não mudam são somente 24, que parece que dezembro chega sem estarmos preparados. E no lugar do ‘enfim o dezembro’ temos ouvido, “já estamos em dezembro? Mas...”

Na verdade estamos precisando apreciar mais os nossos 11 meses anteriores a dezembro, não estamos dando a devida atenção a cada hora do nosso dia e por isso, elas parecem que se vão, sem nunca terem existido. Pense sobre isso e veja segunda-feira algumas dicas para em 2012, aproveitar melhor o seu dia a dia


MARIA LÚCIA

Trabalho voluntário 3

Um grande revista semanal publicou recentemente uma relação de entidades que atuam com trabalho voluntário. Não necessidade de se inserir  numa atividade desse porte. Vou citar um exemplo de que boa vontade independe até de estado físico de saúde. Uma senhora com problemas reumáticos, mas que faz crochê muito bem, reúne em sua casa amigas para ensinar sua arte e assim produzirem diversas peças que doam a orfanatos e asilos. Não é uma boa sugestão para quem usa o argumento de não poder se locomover para atuar como voluntário? Você já tinha pensado nisso? Qual a sua especialidade? Como você também pode ajudar. Vamos pensar nisso?  

MARIA LUIZA

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIA DO ESTATUTO DA TERRA

Acreditamos que este texto de Adriano Says retrata o pensamento das autoras do Blog Plena Energia para o dia de hoje.
“Chegou o momento em que devemos nos compadecer pela terra. Agora é o tempo final. Por trás da seca, da escassez; há feridas… Nós chegamos, nos adaptamos e sugamos a alma da terra, os seus recursos; a poluímos com nossas faltas de cuidado… Nós ignoramos a fonte da vida, a graça de estarmos em pé, manifestando a extensão da origem. Agora é o ultimo suspiro, a última medida do tempo que nós conhecemos. Haverá dor e sofrimento multiplicados por nossos martírios se a terra não for preservada. A grande mãe precisa dos cuidados que as faça ressuscitar ou definharemos juntos com ela nos últimos dias de suspiro. Cuide bem de quem te cuida… Com o amor que você tem. Com tudo que pode… Com devoção. Cuide da terra.”
Adriano Says


Trabalho voluntário 2

Não precisamos envelhecer para atuar como voluntário. Vou citar um exemplo que  aconteceu com uma pessoa amiga. Passando por um momento difícil na sua jornada, sugeri que procurasse um grupo de apoio em alguma igreja ou associação. Ela encontrou um grupo de orações que visita clínicas e hospitais para levar um suporte espiritual aos doentes. Isso fez com que ela aliviasse sua carga pessoal, dando um tempo para seus próprios problemas e sua estima foi valorizada pelo exercício do amor ao próximo. Ajudar a quem precisa é uma boa maneira de ajudar a si mesmo.


MARIA LUIZA

Vamos cuidar de nossas crianças? (4)

Fecho este tema abrindo um outro caminho para reflexão.
A beleza comprada em shoppings, catálogos de produtos, salões e posteriormente, clínicas de cirurgias plásticas é a essencial?
Valorizar esse tipo de beleza transmite para nossas crianças que o nato tem menor importância, que o que trazemos em nós mesmos precisa dos diversos complementos encontrados fora.
Ninguém, por melhores que sejam os produtos usados e os profissionais que o embelezem, ficará belo se não tiver autoestima elevada, se não se gostar e se valorizar. A beleza, não vem de produtos, é interna, ou seja, se a pessoa vai a um salão com o intuito de aumentar a autoestima que beira o caos, sairá linda para o mundo, porém para si mesma não haverá beleza.
Pais devem estimular suas crianças a terem apreço por si, a perceberem o quanto são belas, independente de terem ou não o cabelo, o corpo, os olhos e o nariz da moda.
Pense nisso e perceba qual o aspecto você está valorizando em si mesmo, não esqueça que os filhos imitam os pais.

MARIA LÚCIA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Você poderia viver sem um telefone?

Saiba que no dia de hoje, no século XIX, ele entrou na vida dos brasileiros para ficar. Em 29 de novembro de 1877 foi inaugurada a primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro.
Já os aparelhos celulares chegaram ao país em 1990, apenas para 667 pessoas que apostaram na tecnologia. Um ano depois, porém, o número já seria cem vezes maior, chegando a 6.700.

PLENA ENERGIA

Vamos cuidar de nossas crianças? (3)

O que é educar? Educar é dizer sim quando puder ser sim e dizer não quando tiver que ser não.
Pais têm de dosar os limites nos quais a criança pode “trafegar” em sua meninice. Se essa dosagem não é ensinada / aprendida, não ocorre a construção da individuação, a pessoa cresce acreditando que ela e o mundo são uma coisa só e que o mundo deve “servi-la”. Para que a criança aprenda o respeito ao outro e as coisas, é necessário que ela consiga distinguir-se de tudo o mais. Ela é única! Mas isso não significa que só existe ela, não, sua unidade precisa se relacionar com outras unidades.
Em nossa geração, as meninas começavam a usar cosméticos na festa de 15 anos, essa era a marca, antes era expressamente proibido. Hoje crianças de 2, 3 anos usam batom e esmalte de forma abusiva. Os esmaltes contém uma das 51 substâncias que mais produzem alergias, segundo o protocolo internacional de diagnóstico de dermatite de contato, será que realmente há necessidade de expor nossas crianças a tal produto?

MARIA LÚCIA


Trabalho voluntário

O tempo ocioso gerado pela criação dos filhos e aposentadoria leva a sentimentos de tristeza, inutilidade, abandono para alguns idosos podendo até chegar a um estado depressivo. Não temos o hábito de divulgar e estimular o trabalho voluntário, que nesses casos poderá ajudar essas pessoas a mudar completamente seu comportamento perante essa nova fase da vida. Há inúmeras instituições que aceitam voluntários, em diversos horários e com diferentes finalidades. Quem já experimentou o prazer que essa atividade proporciona é um divulgador  ativo do exercício de se doar.
Amanhã volto ao tema

MARIA LUIZA

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

Interessante ter uma data para homenagear o desconhecido. Quantos de nós conhecemos em nossas vidas alguém comum, tão comum que jamais seria homenageada, mas que deixaram marcas profundas em nossa existência e por isso, desejaríamos homenageá-las todos os dias para que todos soubessem o quanto são especiais.
A todos os ILUSTRES desconhecidos aqui vai nossa singela homenagem!!
Plena Energia

Sorria se você foi ao dentista

Alguns hospitais com especialização em cardiologia possuem dentistas em seu quadro permanente de atendimento aos clientes porque problemas cardíacos podem ter sua causa nos problemas dentários. A ida regular ao dentista não é somente um hábito saudável de manter a saúde bucal mais também um procedimento básico para cuidar do seu coração e de toda sua saúde. Agende agora mesmo sua visita anual ao seu dentista.

MARIA LUIZA

Vamos cuidar de nossas crianças? (2)

Ontem chamamos a atenção para o fato da exposição excessiva da criança à produtos físicos, químicos ou biológicos que podem alterar seu sistema imune fazendo com que ele reaja “desesperadamente” diante de produtos que seriam inofensivos.
Hoje, destacamos um conjunto de produtos, a nosso ver, de exposição desnecessária, aos quais nossas crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo, por conta da “loucura” massificadora do consumismo. Nosso vilão de hoje, chama-se cosmético.
Desde que o mundo é mundo que crianças brincam saudavelmente de imitar seus pais e as meninas “roubam” os produtos de beleza da mãe. O problema é quando a brincadeira ultrapassa a tênue fronteira e transforma-se em patologia. O uso na brincadeira não pode virar uso diário.
Mas o que fazer se os cosméticos infantis são ofertados no mercado e nossas “filhotas” insistem em ganhar? 


MARIA LÚCIA

domingo, 27 de novembro de 2011

DIA DA INFÂNCIA

Fase de vida em que todos os sonhos são possíveis é o momento perfeito para construir castelos, encontrar príncipes ou princesas, fazer o “melhor” amigo eterno, ter o pai herói e tudo o mais que se quiser. Por isso, resgate a sua infância pelo menos uma vez a cada semana e se deixe sonhar. 
PLENA ENERGIA

Cuidados paliativos 3

Como vimos ontem os Cuidados Paliativos  são procedimentos orientados por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, nutricionistas, musicoterapia, serviço social. Cada caso será avaliado e, então, a equipe será formada para aquele atendimento. Hoje já temos empresas que prestam esse serviço em domicílio, até com atendimento pelos planos de saúde. Ao receber uma avaliação desse tipo, a informação e uma conversa franca com a equipe médica pode evitar uma série de problemas. Espero ter mostrado em pouco espaço que podemos ter qualidade de vida em todos os momentos de nossa existência.
  
MARIA LUIZA

Vamos cuidar de nossas crianças?

Você já reparou como o diagnóstico “alergia” era bastante incomum em tempos remotos e o quanto ele é cada dia mais comum?
Alergia é a intolerância do organismo a determinados produtos físicos, químicos ou biológicos, aos quais ele reage de forma exagerada. Trata-se de uma reação anormal a uma ou mais substâncias aparentemente inocentes que ao entrarem em contato com o mesmo (inaladas, ingeridas, ou por contato com a pele) causam irritabilidade.
Já se sabe que as crianças que são expostas a fatores de riscos nos primeiros três anos de vida têm maior probabilidade a desenvolver uma perda da função pulmonar e contrair asma, por exemplo.
Essa exposição pode acontecer a partir da contaminação ambiental pela poluição; da mudança na fonte de alimento; pela intensidade de exposições à doença infecciosas; e outras influências que podem alterar a função do sistema imune.
Mas, ...


MARIA LÚCIA