DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 17 de dezembro de 2011

Viagem

Escolhemos o dia de hoje para chamar sua atenção para algo que se repete ao longo dos anos e que por maiores que sejam os cuidados e ações de autoridades de trânsito para evitar sempre há uma estatística desastrosa de acidentes nas viagens que deveriam remeter as pessoas as grandes festas de Natal e Ano Novo ou mesmo a alegria que deveria rechear o período de férias.
Acreditamos que alguns cuidados de nossa parte, mesmo que nenhum outro motorista participe de nossa ação, nos ajuda a evitar que ao final desse período também nós, nossos familiares ou nossos carros façam parte dos números.
Não depende de nós as loucuras feitas por diversos motoristas ao pegarem as estradas, nem o quanto beberão antes de pegarem seus carros ou mesmo se serão motoristas competentes e saberão o que devem ou não fazer quando pegam seus carros e saem em viagem. Às vezes presenciamos caminhoneiros avisando com suas setas que a passagem naquele trecho é um risco e mesmo assim nos deparamos com o carro que vinha atrás de nós não só avançando para nos ultrapassar, mas arriscando mais e ultrapassando também o caminhão. A nosso ver o que se deve fazer em uma hora dessas muito mais do que ficar “irado” xingando o motorista é salvar a própria pele, ou seja, reduza, desacelere, respire fundo e se prepare, pois se o acidente acontecer, você não estará envolvido nele.
Penso que neste período “festivo” nossa consciência tem de nos dizer que não precisamos participar da sofreguidão de achar que porque chegou o final do ano temos que dar cabo de nossas vidas ou das vidas de pessoas que nem conhecemos apenas porque não podemos “perder tempo” nas estradas e queremos chegar logo nos locais onde tudo será uma grande festa.


PLENA ENERGIA

A doce arte do encantamento

No livro “O mundo de Sofia” existe uma passagem em que o autor afirma que um filósofo é como uma criança que não perdeu a atitude de se encantar pelas coisas que o cercam no mundo.
Acredito que o encantamento seja ele de que tipo for é o que nos faz sentir a vida pulsando dentro de nosso peito.
Olhar um pássaro, uma flor, uma criança correndo e gargalhando, um céu azul e não se encantar é estar deixando a vida apenas passar sem dela aproveitar a essência.
O encantamento por outro lado só pode acontecer se existe uma pessoa inteira admirando um fato corriqueiro que magicamente em um instante de sopro de vida a faz vibrar internamente.
O encantamento é a paixão que leva alguém de encontro ao “objeto / pessoa” que o impulsiona a seguir em frente. O que seria do músico que no lugar de apaixonar-se por seu instrumento, dele tivesse asco todas as vezes que precisasse tocá-lo para nos fazer admirar sua música?

MARIA LÚCIA

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dia do Reservista

“Não há água que regue uma jaqueira que a transforme em uma mangueira”, li essa frase e me pus a pensar sobre ela e o dia do reservista. Aparentemente nenhuma relação, mas se pensarmos na obrigação que o “menino/rapaz” de 18 anos tem de aceitar, alistando-se em uma das forças armadas e que como descrito no filme “hair”, garotos que tudo o que querem é tocar suas guitarras, ir à escola para paquerar aquela menina linda do 3º ano e reclamar dos “absurdos” cometidos por seus pais, a relação começa a aparecer. São reservistas tanto os que cumprem o serviço militar quanto o que dele são dispensados, mas como realizar a mágica transformação de jaqueira em mangueira, como transformar rapazes educados por suas famílias para preservar a paz em soldados prontos para a guerra caso seja necessário? Impossível!! Como também impossível é criar uma água que transforme uma jaqueira em mangueira.


PLENA ENERGIA

E começa novamente a temporada de chuvas

No início do ano por conta de uma catástrofe que “varreu” a cidade em que moro, nosso blog ficou suspenso. No ano anterior tanto São Gonçalo como Angra dos Reis também haviam sofrido como desabamentos. Temos ouvido no noticiário que não apenas o Estado do Rio de Janeiro como todo o Sudeste está novamente em estado de alerta por conta das intensas chuvas dos últimos dias.
Mas temporais e catástrofes ambientais não são novidades do século XXI, se assim fosse teríamos que conviver com os dinossauros que segundo a ciência foram exterminados por catástrofes naturais.
Descobri após 12 de janeiro que quando a “coisa” acontece em nosso quintal nos sensibiliza mais profundamente, não que antes não nos importâssemos, pelo contrário, sempre fui atenta ao drama alheio e disposta a de alguma forma abrandá-lo, mas internamente o processo é bastante diferente.
Não me lembro de antes me preocupar em aprender sobre tipo de nuvens, dessa vez aprendi que existe um tipo específico de nuvem que causa aquele estrago, que outras causam chuvas fortes, temporais até, mas não “varrem” uma cidade em poucas horas e acredito que para cada um de nós, isso é que é o mais importante, temos que aprender a ver todos os lados de uma questão, pois só assim pararemos de reclamar de nossos governos e assumiremos a nossa parcela de responsabilidade inclusive em como lidar com a temporada de chuvas que já está aí. Será que nos preparamos para esperá-la ou após nova catástrofe ficaremos dias e dias buscando culpados para algo que acontece deste o tempo dos dinossauros? 

MARIA LÚCIA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As vezes procuramos por algo e não conseguimos enxergar o quão perto de nós o “objeto” de nossa procura está. Veja o que escreveu sobre isso o autor Richard Bach:

“Durante muitos anos
esperamos encontrar alguém
que nos compreenda,
alguém que nos aceite como somos,
capaz de nos oferecer felicidade
apesar das duras provas.
Apenas ontem descobri
que esse mágico alguém
é o rosto que vemos no espelho."  

PLENA ENERGIA

Preocupação

Os telejornais noticiam com frequência uma série  de acidentes, tanto nas estradas como nas principais vias das nossas cidades, ocasionados por motoristas que quase sempre beberam antes de dirigir ou então não tinham habilitação para conduzir veículos automotores. Que valores essas pessoas dão a sua própria existência?  Se tivessem respeito e amor por si  certamente não colocariam sua vida em risco e muito menos a vida de  outras pessoas. Falta amor a si mesmo e consequentemente amor ao próximo. De que adianta tanto dinheiro investido em campanhas de orientação  para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas? Nos últimos casos  que vi eram  pessoas de nível social e educacional elevados . São pessoas bem informadas. Por que procederam assim? O que leva a tanto desamor? O que você pensa sobre esse assunto?


MARIA LUIZA

Câmara aprova Lei da Palmada com multa a quem não denunciar maus-tratos

Trouxemos este assunto para o blog no dia de hoje, por ter em seu contexto algo, a nosso ver, que deveria ter sido discutido pela sociedade.
A própria questão da palmada é algo que precisa de maior atenção. Já que o Estado está tirando dos pais o direito de dar limites aos filhos, ele assumirá quando essas, hoje, crianças se tornarem os adultos criminosos de amanhã? Essa relação falta de limites / criminalidade é confirmada apenas observando o que acontece nas salas de espera dos Conselhos Tutelares, onde pais e mães reclamam de filhos que a qualquer alteração de voz como repreensão ameaçam que os denunciarão aos Conselhos. Ora, se o Estado não tem dado conta de suas obrigações que é manter escolas eficientes para promover a educação, não percebo como seu direito interferir na tentativa de responsáveis em transformar seus filhos em pessoas do bem. Não defendo a palmada, pois considero que agressão física não é boa para nenhuma das partes, ou seja, nem para o agressor nem para o agredido, que se perceberão cada vez mais afastados e com menos possibilidade de diálogo.
Mas a questão que mais chama nossa atenção é responsabilizar profissionais de saúde, educação, dentre outros pela “omissão” e querer multá-los em valores inclusive maiores que seus próprios salários. Que inversão é essa que cobra atitude, mas não respalda. É o mesmo pseudo-estado que “obriga” um professor a “treinar” com simulados vindos das secretarias de educação, alunos para fazerem suas provas Brasil, apenas para manter alto o seu índice educacional para mostrar uma falsa realidade para o mundo?


MARIA LÚCIA

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Ministério Público

Você sabe para que serve o MP?
Seu perfil constitucional permite chamá-lo de guardião da sociedade e de seus interesses constitucionalmente assegurados. Isto significa que é uma instituição incumbida de zelar pelos direitos dos cidadãos para que não sejam violados por nenhum dos três poderes.
Será então que caberia ao MP intervir quando se vota aumento irrisório para o salário mínimo e aumentos grandiosos quando do aumento dos atuantes nos já citados três poderes?
Talvez esteja na hora de “cutucarmos” essa instituição para que ela cumpra o seu papel de tutoria da sociedade.
O que você pensa a respeito?

PLENA ENERGIA

Preconceito e o idoso

Lemos no Dicionário do Aurélio: Preconceito, s. m. Conceito antecipado; opinião formada sem reflexão; superstição; prejuízo. Foram criadas várias leis que punem diversos tipos de preconceitos. Não quero abordar o tema sobre quem é preconceituoso e sim por quem sofre com o problema. A dor ser rejeitado, excluído, fazer parte de grupos minoritários pode ser amenizada  se você pensar  na definição da palavra. Se qualquer pessoa tem uma opinião sem analisar o que diz ou pensa, isso não pode ter valor primordial para você. Se você  é idoso, com certeza, já passou por alguma situação em que foi discriminado. Nesse momento é importante ter a consciência de quem você é para você mesmo, para sua família e para a sociedade. Ter sempre a auto-estima valorizada é fundamental para superar ocasiões em que será necessário manter a calma e se impor. Se você está de bem consigo mesmo, o que  pensam sobre você não irá afetá-lo. Aceitando suas limitações e reconhecendo seu valor poderá superar as dificuldades que surgirem.


MARIA LUIZA

Papéis

Você já parou para pensar a cerca dos papéis que você desempenha em um único dia? Quanta versatilidade, quanta disposição e criatividade. Afinal não existe a menor chance de você se comportar como mãe, por exemplo, da mesma forma que faria em uma reunião de trabalho. E ainda existe a questão de embora no mesmo papel ter de agir de forma diferenciada em momentos diferentes da vida. É o caso do filho que pôde deixar-se mimar a vida toda, porém ao se tornar adulto precisa virar o cuidador do pai e/ ou da mãe.
Como em meia hora no percurso entre a casa e o trabalho, sair da emoção de pai ou mãe preocupado (a) com um filho que ficou em casa doente para tornar-se a pessoa mais equilibrada e resoluta capaz de tomar uma decisão profissional importante de ter de demitir um funcionário não competente para a função, mas que também é um pai ou uma mãe e que com o trabalho sustenta os filhos?
Como atender a tantos papéis, por vezes contraditórios e manter a saúde emocional?
Mudando o paradigma social que ainda atribui carga de “doido”, de “fraco”, de “doente”, dentre outros adjetivos pejorativos a pessoas que buscam ajuda de um profissional de Psicologia. Percebendo que da mesma forma que procuramos dentistas, cardiologistas, endocrinologistas, ou outros profissionais especializados quando precisamos de ajuda em suas especialidades, podemos e devemos procurar psicólogos quando os problemas por nós enfrentados envolvem as emoções.

MARIA LÚCIA

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dia do Cego

Você já participou de uma dinâmica em que você de olhos fechados precisa entregar-se a outro para que ele te guie?
Normalmente as pessoas que participam em seus depoimentos dizem que sentiram-se melhor enquanto guiavam do que enquanto eram guiados.
Você já se perguntou por que é mais fácil ter as rédeas de tudo em sua vida? Propomos que você experimente também a sensação de se deixar levar em uma atividade que seja de lazer, prazer ou que dela não dependa o seu futuro. Não há nada de leviano em relaxar em alguns momentos da vida.


PLENA ENERGIA 

Acertando o caminho

Sei que é difícil para muitas pessoas pegar as rédeas da sua própria vida e seguir rumo à felicidade. Muitos preferem deixa-se  guiar  por quem está mais próximo( família, amigos, ídolos) e assim vão ao encontro da felicidade dos outros e não da sua própria felicidade. Lamentos constantes de que a vida não está do  jeito que queriam  não resolve nada. Culpar  tudo e todos pela infelicidade que sentem é uma atitude comum.  Lucrariam muito mais agindo com coragem e de acordo com seus reais desejos em vez de reclamar e culpar os outros. Agindo em busca do seu próprio caminho, aceitando os erros que surgirão, com certeza , no início, poderão  viver a realização da sua felicidade.  É difícil para você assumir o rumo dos seus desejos? Como você caminha em busca da felicidade?


MARIA LUIZA

Parada para relaxar

Normalmente entre Natal e Ano Novo as empresas param uns dias, dando “férias” coletivas aos seus funcionários. Se até as empresas podem relaxar porque você não poderia? Você pode, e só há uma pessoa que te autoriza ou não. E essa pessoa é você mesmo.
Nesta parada aproveite para fazer coisas diferentes das que normalmente faz, pois é essa diferença que fará o momento de parada ser relaxante.
Não existem dias durante o ano que você gostaria de passar o dia inteiro deitado lendo, vendo TV ou sem fazer absolutamente nada? Pois a hora é essa... Tire um dia inteiro para não fazer nada nem para você mesmo. Deixe algumas coisas de fácil preparo ou prontas, separadas para serem consumidas neste dia. E não se boicote deixando que alguma coisa atrapalhe os seus planos. Afinal não fazer nada por um dia, não vai arruinar sua vida. Pelo contrário, vai enriquecê-la.


MARIA LÚCIA

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Em 1955, o maior ato de filantropia mundial é feito pela “Ford Fundation”, que doa US$ 500 milhões a hospitais, faculdades e escolas de medicina. Será que naquela época era mais fácil para grandes empresas reservar algum capital para cuidar de pessoas que na verdade, mantendo-se bem de saúde, poderiam continuar a ser seus clientes e doentes ou mortos não? Até quando teremos de conviver com grandes empresários que só pensam em ajudar políticos por conta de troca de favores, sem fazer nada que realmente ajude a sociedade que os mantêm ricos? É esperar e torcer!!!!! 

PLENA ENERGIA

Doença de Alzheimer 3

Além do médico outros profissionais da área de saúde ajudam a manter a qualidade de vida de uma pessoa com o provável diagnóstico de D. A. O Psicólogo,  Fisioterapeuta,  Nutricionista, Fonoaudiólogo, Musicoterapeuta  e Terapeuta Ocupacional fazem o acompanhamento do paciente em fase inicial, moderada e mais avançada da doença. Na fase inicial a família sem informação  sobre o processo da doença pode não entender porque em determinados momentos a memória está boa e em outros a pessoa se esquece de procedimentos básicos. Sugiro que se alguém receber esse diagnóstico procure saber o máximo possível,  e participe de grupos de apoio a pacientes e familiares com D.A.. Informação e participação são grandes suportes para esse momento difícil.

 MARIA LUIZA

Você e seu (sua) parceiro (a) 2

Discutir a relação é uma frase que “entrou na moda” e as mulheres de um modo geral passaram a “exigir”, por outro lado, homens de um modo geral não queriam nem ouvir falar. Este fenômeno é facilmente explicado. De mesma forma que a brincadeira “telefone sem fio”, as teorias vão sendo modificadas de acordo com quem as interpreta. Alguém lê Marx, Freud, Sartre, a Bíblia e etc e por sua interpretação começa a difundir um pensamento que no lugar de ser o pensamento do teórico e a sua interpretação do que o outro pensou, não é o outro, mas ele mesmo falando como se fosse o outro. Isso não quer dizer que não se deve ler ou escutar o que alguém tem a dizer de uma teoria, porém é necessário ter o cuidado de ir à fonte. O que começou a acontecer é que as pessoas entenderam que discutir a relação era fazer cobranças aos seus parceiros. Se o diálogo é um hábito entre um casal, não há necessidade de escolher um dia e horário para “solenemente” discutir algo que está sendo passado a limpo cotidianamente.

MARIA LÚCIA

domingo, 11 de dezembro de 2011

No dia 11 de dezembro comemora-se o Dia Nacional das APAEs, isto porque a primeira APAE do Brasil foi fundada em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro. O objetivo da data é homenagear a organização de pais e amigos de portadores de deficiência, cuja luta propiciou ao Brasil ter hoje mais de duas mil APAEs, desenvolvendo trabalho destinado a oferecer qualidade de vida as pessoas com necessidades especiais.

PLENA ENERGIA

Doença de Alzheimer 2

Quanto mais  rápido o diagnóstico da Doença de Alzheimer for feito,  melhor será a qualidade de vida para o paciente. Ainda não há cura para D. A. porém o tratamento medicamentoso e multidisciplinar fornece ao portador da doença melhoras significativas. Quanto mais lenta for  a progressão da doença, melhor será a vida do paciente. É muito difícil para o paciente, quanto para seus familiares, receber um diagnóstico de provável doença de Alzheimer. Numa primeira consulta, geralmente, o médico solicita vários exames com a finalidade de descartar outras doenças que também podem afetar a memória. Como ainda não foi descoberto o que causa  a D. A. o diagnóstico é feito por eliminação. O bom relacionamento médico paciente ajuda a manter a doença controlada e fornece ao paciente o apoio necessário para manter seu tratamento adequadamente. 

MARIA LUIZA

Você e seu (sua) parceiro (a)

Se você tem um negócio com um sócio sabe que escolhê-lo não é das tarefas mais simples. Se você não tem deve conhecer alguém que já teve de escolher alguém para dividir uma empresa, ou ao menos imagina como deve ser essa tarefa. Então, da mesma forma, escolher alguém para partilhar a vida não pode ser tarefa fácil. Mas, após a escolha, e imaginando que seus critérios de escolha foram respeitados por você, cabe uma próxima tarefa – a de manter a sociedade. Cada um fazendo a sua parte para o sucesso do “empreendimento”.
A essa altura você deve estar pensando: “Mas relacionamento não é negócio!” Concordo em parte. Porém todo relacionamento é sociedade. E enquanto tal, seu sucesso ou fracasso depende da atuação de cada uma das partes.
O que você tem feito para o sucesso de seu relacionamento?


MARIA LÚCIA