DICAS PARA O PLENO VIVER

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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Beatles

No dia 11 de fevereiro de 1964 os Beatles realizaram seu primeiro concerto ao vivo nos Estados Unidos, em Washington. Hoje o blog Plena Energia transcreve uma de suas músicas, relembrando este grupo que foi um marco da década de 60.
Pássaro Negro
Pássaro Negro que cantas no morrer da noite
Pegue estas asas quebradas e aprenda a voar
A vida toda
Você só estava esperando este momento para decolar.
 Pássaro Negro cantando no morrer da noite
Pegue estes olhos fundos e aprenda a enxergar
A vida toda
Você só estava esperando este momento para ser livre.
 Pássaro Negro, voe. Pássaro Negro, voe
Para o clarão da escura noite.
 Pássaro Negro, voe. Pássaro Negro, voe
Para o clarão da escura noite.
 Pássaro Negro que cantas no morrer da noite
Pegue estas asas quebradas e aprenda a voar
A vida toda
Você só estava esperando este momento chegar
Você só estava esperando este momento chegar
Você só estava esperando este momento chegar
PLENA ENERGIA

Educação Familiar

Se você respondeu a questão formulada no texto de ontem, já terá em mente o tipo de pessoa com a qual quer conviver em seu futuro. Ou pelo menos, deve ter começado a analisar se gostará de conviver com uma pessoa feliz ou com um ser amarrado.
O ser amarrado é aquele que no lugar de ter tido uma formação teve uma "enformação", ou seja, no lugar de ter sido apresentado a situações que o levarão ao aprendizado, de ter participado de experiências que permitirão criar vivências próprias, tudo o que pôde ter contato, fazia parte de um contexto que o prenderia em uma forma, com atitudes e comportamentos ensinados e decorados.
Já a pessoa feliz é aquela que terá condições de traçar o próprio caminho a partir das escolhas que irá fazer. É a pessoa que se saberá única e indivisível, pois vai aprendendo que deverá se responsabilizar por si mesma. Ela terá aprendido que ser independente é muito maior do que prover o próprio sustento.
O tipo de educação que "enforma" acontece de forma menos trabalhosa para os pais, enquanto os filhos são pequenos e facilmente maleáveis para "se dobrarem" em sua forma, porém é aquela que é infinitamente mais trabalhosa em termos futuros, já que não cria seres independentes e responsáveis.
Já a educação "libertadora" precisa de acompanhamento contínuo, diálogo, convivência, estar junto, porém traz liberdade também para quem educa, pois o indivíduo que surge não precisa ser eternamente "vigiado" para não "escapulir" da forma.

MARIA LÚCIA 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Em 10 de fevereiro ...

De 1972 foi realizada a primeira transmissão de TV em cores no Brasil? Na ocasião foi televisionada a Festa da Uva em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

De 1985, Nelson Mandela, líder do movimento negro sulafricano, preso desde 1962, renuncia a liberdade que o governo branco lhe oferecia caso abandonasse a luta armada?

De 1994, a Comunidade da Língua Portuguesa é constituída em Brasília com a participação de cinco nações africanas além de Brasil e Portugal? 

PLENA ENERGIA

Desenvolvimento

No texto destes últimos dias tratamos do ingresso nas escolas e da educação e chamamos a atenção para a questão do desenvolvimento. Hoje voltamos ao tema.
Para desenvolver este tema é necessário lembrar que todos nós somos seres inteiros e integrados, somos mais que a soma de cada uma de nossas partes. Por isso, falar em desenvolvimento é falar de biopsiquicossocial.
E é sob a influência das condições biológicas / fisiológicas de um lado e das condições socioafetivas do outro que vão surgindo as novas formas de funcionamento do ser que o levará do estágio primário de busca de necessidades vitais ao estágio de adulto capaz de abstrair-se momentaneamente das mesmas.
O desenvolvimento ocorre de forma progressiva. Porém, nunca de forma linear, ou seja, existem períodos de rápidos avanços, com mudanças claras; períodos de paradas, com estagnação dos anteriores sucessos e também, períodos de retorno. Mas, a partir de um ritmo próprio cada indivíduo torna-se mais e mais independente das contingências exteriores.
Isto posto, voltemos à questão da educação. Primeiro a familiar.
Você teve filhos, cabe a você educá-los primariamente, por isso é muito importante pensar, de preferência antes que ele tenha nascido; qual o tipo de ser que você pretende ter ao lado daqui a 20 anos. Com essa questão respondida você poderá finalmente determinar que tipo de educação quer compartilhar com seus filhos.

MARIA LÚCIA

Cuidado

Ontem comentamos a importância de um depoimento influenciando o comportamento de outra pessoa. No caso de ontem tudo bem. Mas, muito cuidado quando a experiência da pessoa for a respeito de medicamentos. O remédio que pode ser muito benéfico para um pode ser um grande problema para outra pessoa. Nunca tome medicamentos sem orientação médica. Essa sugestão parece bobagem? Acontece que muitas pessoas são socorridas por usarem remédios sem receita médica. Além dos efeitos colaterais e das interações medicamentosas existe a possibilidade de alergias a determinados componentes das fórmulas. Você tem o hábito de se medicar? Cuidado os riscos são grandes.

MARIA LUIZA

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Descartes


Em 9 de fevereiro de 1645 é escrita a carta onde Descartes apresenta sua concepção de Liberdade.
Para Reneé Descartes, a liberdade está inteiramente interligada ao livre arbítrio. Para ele, é quando se pode afirmar ou negar, fazer algo ou deixar de fazer, sem a intervenção de alguma força maior (seja divina ou não), assim, podendo escolher deliberadamente qualquer proposição.
Descartes afirma que existe uma ramificação contrária quando se trata do conceito de liberdade, são elas: alto grau de liberdade e o baixo grau de liberdade. O alto grau de liberdade, acontece quando se trata do livre arbítrio, ou seja, a liberdade individual de escolha. Já o baixo grau de liberdade é justamente o contrário, pois, existe uma certa interferência sobre sua escolha. Portanto o conceito de liberdade é composto pelas noções de livre arbítrio e de espontaneidade.

PLENA ENERGIA 

Deu certo para ele, então...


Caminhando pela manhã ouvi um rápido diálogo muito interessante. Dois senhores se encontram e um diz: “Muito bem, fazendo sua caminhada?”  O outro responde: “ Agora não paro mais> Fiz meus exames e baixou tudo.” O outro diz: “Comigo também foi assim.” Nesse curto episódio podemos perceber que tudo o que lemos e escutamos dos médicos sobre os benefícios da atividade física para diminuir os sintomas de algumas doenças  e até reduzir as doses de medicamentos é para ser levado a sério. Acontece que muitas pessoas não seguem as prescrições médicas como deveriam e também não se empenham em acompanhar e valorizar as pesquisas científicas. Depoimentos como o diálogo acima podem motivar muito mais que recomendações especializadas. A experiência empírica tem seu valor nessas ocasiões.
MARIA LUIZA

Educação


Nesta semana de volta às aulas e aos bancos escolares chamamos a sua atenção para o conceito que deveria ser lembrado sempre que usamos a palavra educação, mas que muitas vezes é esquecido até pelos burocratas dos gabinetes do Ministério de Educação e suas Secretarias de Educação.
O conceito que chamo atenção é o da educação que não visa modificar a natureza daquele que é educado, mas ajudá-lo a desenvolver-se harmoniosamente em seu meio. Portanto, pais e educadores educando complementarmente precisam conhecer as necessidades, como se dá o crescimento físico e mental, o desenvolvimento de seus educandos em cada uma de suas fases.
Educar autoritariamente, não é educar, é moldar, é tolher capacidade e engessar. Tolhida a pessoa não desenvolve seu potencial e deixa de ser quem poderia vir-a-ser.
Pense nisso e analise se você tem educado seus filhos e ainda se fez a escolha da escola certa para ajudar-lhe a educá-lo.

MARIA LÚCIA

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

É Carnaval!!!!


No dia 01 já trouxemos este texto, porém como consideramos de extrema importância o cuidado pessoal mesmo quando tudo nos convida para os excessos e exageros, estamos publicando-o novamente.
Faltam 9 dias para a Folia do Momo. Embora oficialmente no calendário apenas o dia 21, terça-feira de Carnaval seja marcado como feriado, todos consideram a sexta-feira anterior como o dia de abertura, aliás é neste dia que tradicionalmente o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro entrega, na Sapucaí, a chave da cidade ao Rei Momo e juntos fazem a abertura da chamada folia.
O carnaval desde os seus primórdios sempre foi considerado um período de grandes festas, onde tudo é possível. Era o período que antecedia os 40 dias de abstinência e jejum das religiões cristãs num oferecimento de sacrifício em agradecimento ao sofrimento de Jesus. Nestes dias a carne era liberada e os bacanais também.
Trazido para a atualidade os festejos de carnaval perderam, para a maioria, o sentido religioso, porém ainda preservam o sentido profano de tudo ser permitido.
E é a partir dessa constatação que vale lembrar, são 6 dias que geram conseqüências para, no caso deste ano que é bissexto, os próximos 360. Por isso, apresentamos aqui uma listinha do que não vale a pena esquecer:
1. No caso de sol, a pele deve estar protegida;
2. No caso de querer aproveitar ao máximo, não se pode descuidar da alimentação que deverá ser leve, porém constante;
3. No caso de relações sexuais, principalmente com desconhecidos, NUNCA deixar de usar a camisinha;
4. No caso de calor excessivo, manter o corpo sempre hidratado, fazendo uso de líquidos não alcoólicos, ou seja, não esquecer de beber água e outros líquidos entre uma bebida e outra.
5. E sempre preservar um período de descanso entre uma balada e outra, evitando o esgotamento total do organismo.
Anotou tudo? Então, divirta-se e lembre-se em 2013 tem mais!

PLENA ENERGIA

Educação Escolar e Educação Familiar



No título fizemos questão de colocar as distintas formas de educação como complementares e não como concorrentes como aparecem em diversos escritos, pois acreditamos que educação é soma, é multiplicação, não podendo jamais ser apresentada como divisão entre escola e sociedade.
A criança antes de chegar à escola já foi apresentada a muitas das questões sociais com as quais vai se deparar mais amiúde ao ingressar na escola.
Sua chegada à escola faz com que tenha de se integrar a um meio diferente daquele que lhe era familiar. Além disso, lhe põe diante de outras pessoas que possuem regras disciplinares diferentes das que lhe foram, até então, ensinadas. Enquanto em casa seus papéis e tarefas já eram familiares, no novo ambiente terá de desempenhar outros até o momento desconhecidos.
Adquirir o domínio da cultura de seu meio, tais como, escrita, leitura, raciocínio lógico, pensamento concreto e abstrato, dentre tantas outras aptidões desenvolvidas no ambiente escolar é apenas uma das faces do que a escola propicia. A socialização a partir do estabelecimento de vínculos é o que de maior a criança adquire na escola, pois é o que dará suporte a sua individualização.


MARIA LÚCIA

Split e Splot 6


Após alguns meses de atendimento psicológico Splot voltou a estudar para  tenta o vestibular. Estava bem mais confiante. Ele percebeu que sua estima estava muito baixa. Ele deu poder ao peixe que tinha organizado o campeonato. Ele considerava esse peixe um líder e se deixou influenciar pelas palavras dita num momento de grande nervosismo pela derrota. Percebeu que perdeu um tempo imenso dando importância a uma pessoa que nunca o valorizou. Foi muito difícil aceitar tudo isso. Foi até sofrido em vários momentos. Crescer emocionalmente as vezes dói.   No fim do ano fez a prova e passou em primeiro lugar. O tempo foi passando e ele conclui seu curso com louvor. Assim que começou a estagiar, saiu da oficina. Consegui um ótimo trabalho depois de formado. Casou-se e foi muito  feliz. Aqui termina essa história. Você se identifica com Split ou Splot? Como você reagiria se essa história fosse com você? Como está sua estima? Espero que seu aquário esteja repleto de coisas boas.
MARIA LUIZA 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eduardo Galeano


Eduardo Galeano, para quem não sabe, é um jornalista e escritor uruguaio que tem mais de quarenta livros publicados. Seus textos são ideais para quem gosta de refletir sobre a temática social. Brilhantemente em seu texto “divórcios” ele nos fala sobre como estamos nos “esquizofrenizando” e nos tornando vazios.
Diz ele:
“Um sistema de desvínculos: para que os calados não se façam perguntões, para que os opinados não se transformem em opinadores. Para que não se juntem os solitários, nem a alma junte seus pedaços.
O sistema divorcia a emoção do pensamento como divorcia o sexo do amor, a vida íntima da pública, o passado do presente. Se o passado não tem nada para dizer ao presente, a história pode permanecer adormecida, sem incomodar, nos guarda-roupas onde o sistema guarda seus velhos disfarces.
O sistema esvazia nossa memória, ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias.”
E não é que ele tem razão? O que você acha?  

PLENA ENERGIA

Primeiro dia de aula



Ontem andava pelas ruas da cidade em que moro e via uma cena que acompanho de perto desde 1980, ano em que me formei no curso de especialização para ministrar aulas no pré-escolar, agora chamado Educação Infantil.
Durante todo o ano e ainda nos três anteriores enquanto fazia o curso normal ouvia meus professores falando da semana de adaptação para as criancinhas pequenas.
Em janeiro de 81 já em meu primeiro emprego em uma creche, percebia que elas tinham muita razão, afinal mães, pais e avós chegavam aos colégios com uma “necessidade” enorme que seus filhinhos tão pequenininhos esperneassem pedindo para não ficar ali naquele lugar “horrível” onde encontrariam outras crianças e poderiam de fato ser crianças.
Claro que muitas crianças choravam e não queriam ficar, pois é natural que não consigam entender no primeiro dia que “mamãe (papai ou vovó) está me deixando aqui, mas mais tarde virá me buscar”, mas o que presenciei de responsáveis indo e voltando na esperança que o seu “bebê” em uma última olhada descobrisse que estava sentindo uma falta enorme daquela mão conhecida e desabasse a chorar, foi muito mais do que o número de crianças que realmente precisaram de ajuda para ingressar no colégio.
Este ano não foi diferente, as ruas da cidade estavam repletas de mães, na maioria dos casos, acompanhadas de pais ou de avós levando seus filhos pequenos para suas escolas em seu primeiro dia de aula. As crianças iam felizes puxando suas mochilinhas multicoloridas e os adultos que cruzarem por mim, sem exceção falavam de como estavam “torcendo” para que “fulano” não tivesse problemas para ficar na nova escola.
Como sempre torci para que no final do período de adaptação os pais já pudessem confiar que seus filhos também conseguem ser felizes quando não os têm por perto e que embora os amem muito são indivíduos e terão vidas independentes das de seus pais.


MARIA LÚCIA

Split e Splot 5

Um dia, apareceu na oficina um antigo colega de escola, trazendo seu carro para consertar. Nem acreditou quando reconheceu  Splot e percebeu que ele era um simples funcionário. Comeram a conversar e o antigo colega percebendo o desânimo de Splot lembrou o quanto ele era estudioso e inteligente. Splot disse que sua família também pensava assim porque eram seus parentes. Eles até queriam que fizesse um tratamento. Nunca quis, pois sei que não vai mudar nada. O colega insistiu que ele deveria tentar o tratamento. Splot ficou pensativo. Ao se despedir, o colega prometeu voltar em breve para saber  se ele já estava se  cuidando. Esse encontro ocasional fez Splot começar a repensar sua vida. Percebeu então que algo realmente poderia estar errado com ele e resolveu procurar ajuda profissional.

MARIA LUIZA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ano Político


Este ano em outubro iremos eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para o seu município. Isso quer dizer, que estará em suas mãos decidir quem são as pessoas que você considera aptas a escrever e votar as leis que estarão diretamente ligadas ao seu cotidiano e ainda quem serão os administradores do Município que você reside.
Certa vez um amigo fez a seguinte analogia que considerei bastante adequada.
Você é o dono de uma empresa. Dela você tira o seu sustento e de sua família. A partir da renda de sua empresa você e seus familiares podem usufruir dos hospitais, escolas, faculdades, do transporte que te garante o direito de ir e vir, a segurança de vocês, também depende dessa renda, etc. Ou seja, todas as coisas que você realiza na vida estão ligadas a forma como sua empresa é administrada.
E aí meu amigo perguntava:
1. Você deixaria alguém escolher o administrador de sua empresa em seu lugar?
2. Você deixaria que uma pessoa despreparada administrasse a empresa?
3. Você escolheria alguém e simplesmente não tomaria mais conhecimento do que ele estaria fazendo?
Pense nisso quando for fazer suas escolhas em outubro, pois se seu Município “falir” com certeza não será nada bom para você e seus familiares.

PLENA ENERGIA

Mudança de Comportamento... 4


Para terminar a transcrição.

“Os maiores partilham a devoção pela juventude e as suas formas superlativas, quase insolentes de beleza; mas não se sentem em retirada. Competem de outra forma, cultivam o seu próprio estilo... Os homens não invejam a aparência das jovens estrelas do desporto, ou dos que ostentam um Armani, nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de uma modelo. Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice, de uma frase inteligente ou de um sorriso iluminado pela experiência.
Hoje, as pessoas na década dos sessenta estreiam uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos, e agora já não o são. Hoje têm boa saúde, física e mental, recordam a juventude, mas sem nostalgias, porque a juventude ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios...
Talvez por alguma secreta razão, que só sabem e saberão os que chegam aos 60 no século XXI”

Tenho em minha vida um sexalescentes que este ano fará 87 anos, sou orgulhosa por tê-lo como pai e poder assistir essa mudança ilustrada pelo autor. Meu sexalescente de 86 anos acorda a cada dia com a disposição de exercitar-se, ler seus emails, respondê-los e quando acha conveniente encaminhá-los para a sua lista de contatos, ir às compras, participar de seus cursos e de outros eventos nos quais toma parte, incluindo aí, ser cantor de serestas, dançar, dar atenção a namorada, aos filhos, noras, netos, sobrinhos, amigos, tratando a todos com carinho e aceitação. Fato também é que acorda cantando e a cada palavra pronunciada por um de nós segue o pedaço de uma canção, por conta disso, fica mais fácil identificar o dia que não acorda tão bem. Se não sair do quarto cantando podemos ficar alertas, sinal de uma pressão alta ou de algum incômodo. Fora isso dá rasteira em qualquer um dos netos em termos de disposição.

 MARIA LÚCIA

Split e Splot 4

Splot deixou de participar das brincadeiras, ficava quieto, sentado  só olhando. O tempo foi passando e ficaram adolescentes. Split que não era tão inteligente quanto o irmão começou a tirar notas melhores e nunca repetiu um ano escolar. Splot chegou a repetir um  ano e foi ficando atrasado. Ele continuava se percebendo como um perdedor. Chegou a época de fazer o vestibular. Split como estava um ano mais adiantado foi o primeiro a tentar. Não conseguiu vaga para o que tinha escolhido e então resolver começar a trabalhar e estudar a noite para no fim do ano tentar novamente. Na segunda tentativa Split conseguiu passar e começou sua faculdade. Splot nem tentou. Dizia que era burro, não iria conseguir  e portanto nem iria perder seu tempo fazendo uma  prova para ser reprovado.  Foi trabalhar com ajudante numa oficina. Split saiu-se muito bem tanto no trabalho como na faculdade. Ao poucos ia conseguindo ser promovido e sabia que quando terminasse a faculdade, na certa, teria um trabalho melhor ainda. Sua namorada o incentivava. Ela também tralhava e estudava. Os dois foram fazendo planos para o futuro. Splot seguiu sua vida de ajudante sem planejar um futuro melhor. Continuava sentindo-se um incapaz, um perdedor.

MARIA LUIZA

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tempos Modernos


No dia de hoje em 1936 foi lançado o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin. O que chama mais atenção é que o filme a princípio era de ficção, pois muito do que nele é apresentado não existia de fato na época de sua produção. E embora também representasse o drama e a comédia pela forma como o tema era desenvolvido, não se pode negar o vieis crítico às mudanças que estavam acontecendo na economia e na sociedade.

O filme conta a história de um operário que na fábrica onde trabalhava tinha como função apertar parafusos. Mostra que a constante repetição da atividade faz com que o mesmo desenvolva problemas de stress e estafa que o fazem perder a razão. O que o leva a um hospício. No decorrer do filme novas situações ligadas ao momento atual vão ocorrendo na vida do operário até que ele conhece uma moça e passam a morar juntos brigando contra o que representa os "tempos modernos".
Chapin produz com seu filme uma brilhante e bastante inteligente crítica satírica às tecnicas modernas utilizadas pela sociedade industrial que permitem que a mão de obra de operários vá aos poucos sendo substituídas por máquinas, levando-os ao desemprego e a marginalidade.



PLENA ENERGIA

Mudança de Comportamento... (3)


Continuando a transcrição e a reflexão.

Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.
Por exemplo, não são pessoas que estejam paradas no tempo: a geração dos "sessenta", homens e mulheres, lida com o computador como se o tivesse feito toda a vida. Escrevem aos filhos que estão longe (e veem-se), e até se esquecem do velho telefone para contactar os amigos - mandam e-mails com suas notícias, ideias e vivências.
De uma maneira geral, estão satisfeitos com o seu estado civil e, quando não estão, não se conformam e procuram mudá-lo. Raramente se desfazem em prantos sentimentais.
Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhecem e pesam todos os riscos. Ninguém se põe a chorar quando perde: apenas reflete, toma nota, e parte para outra ...”
E aqui cabe nos perguntar: “Quantas pessoas de 20 ou 30 anos nos dizem que não conseguem ou que não acreditam serem capazes de mudar algo já que sempre o fizeram de uma determinada maneira?” Ou seja, se acostumaram. “Quantos adolescentes ou adultos jovens encontramos que se consideram incapazes de um determinado aprendizado, seja uma língua ou uma técnica de venda ou outra coisa qualquer?” “Quantas pessoas de 48, 50 ou 54 anos ainda consideram que a aposentadoria é sinônimo de ‘ficar em casa de pijamão’?”
Quem queremos ser em nosso futuro? Velhos adoentados, cheios de mazelas cuja família briga para se livrar ou pessoas vividas, porém sadias, cheia de novas ideias e cuja família o tem como orgulho a exemplificar?

MARIA LÚCIA

Split e Splot 3

Split continuou sua rotina dentro da maior harmonia. Foi para escola, brincou com os colegas no recreio e fez tudo que tinha para fazer. Ao perceber como o irmão estava abalado com a derrota foi conversar com ele. Disse que ainda teriam muitos outros jogos vida a fora e que um dia eles poderiam ser campeões. Splot retrucou dizendo que era burro e incompetente e jamais seria um vencedor. Por mais que Split incentivasse, o irmão não parecia estar muito propenso a se sentir melhor. Ele continuou sua vida de cabeça baixa, sem querer participar das brincadeiras com bola ou qualquer outra. Split tentou mostrar que o irmão não era o único culpado da derrota do time. Todo time era responsável pela derrota. Que um dia se ganha e no outro se perde. A vida é assim. Não podemos desistir na primeira derrota. Vamos treinar novamente e poderemos vencer corrigindo as falhas anteriores. Splot ouviu tudo e disse: “Você não ouviu o que ele disse? Eu sou burro e nunca vou ganhar nada na vida.”

MARIA LUIZA