DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

    APROVEITE O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO E ALIMENTE A SUA ALMA. O CORPO NÓS NOS ACOSTUMAMOS DESTE TENRA IDADE A ALIMENTÁ-LO E MESMO QUE O ALIMENTEMOS DE FORMA INCORRETA SEMPRE DEDICAMOS ALGUMA ATENÇÃO A ELE, PORÉM NOSSA ALMA FICA ESQUECIDA, JÁ QUE NINGUÉM NOS DIZ QUE TAMBÉM ELA PRECISA DE ALIMENTO. APROVEITE A DATA DE HOJE PARA DAR E RECEBER CARINHO.

PLENA ENERGIA

A Mulher na História: a história da mulher? 3

   Como temos visto nos últimos dias, historicamente as mudanças vieram acontecendo gradativamente e as relações que aconteciam de forma cooperativa, foram aos poucos sendo transformadas em relações de poder. Não havia vítimas ou cúmplices, o que havia de fato era gente explorando gente e não importava o sexo. Com o passar do tempo nem homens, nem mulheres percebiam o quanto a humanidade como um todo perdia neste processo de degradação de parte do grupo. A naturalização destas mudanças fez com que não mais pensássemos nelas, afinal, eram naturais. Se é natural a ocupação do espaço doméstico pela mulher, ninguém discute isso, porém quando paramos para pensar, percebemos que estamos naturalizando um fato histórico, que não era fato natural, nós é que o tornamos. O mais grave é que de tanto o homem ouvir que é superior ele acabou achando-se superior, o mesmo acontecendo comas mulheres, só que em relação ao fato de serem inferiores.
     Amanhã um pouco mais deste instigante assunto.... 

Energize-se com DO-IN – 5

    Não devemos praticar o DO-IN imediatamente após o banho quente, refeições pesadas, exercícios extenuantes; após ingestão de analgésicos ou qualquer droga química; qualquer problema de natureza crônica envolvendo distúrbios cardíacos sérios ou doenças degenerativas; áreas onde haja contusões, feridas, fraturas, tumores, escoriações cicatrizes, inflamações e inchaços; durante a gravidez.
    Durante a massagem, se perceber algum ponto dolorido, devemos  fazer uma leve massagem circular com a ponta do dedo polegar. É bom deixar claro que se esse sintoma voltar  com freqüência é um aviso de que algo não está muito bem com você sendo aconselhável procurar seu médico.

MARIA LUIZA

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor

  EMBORA SEJA SENSO COMUM QUE UMA NAÇÃO PRECISA DE PROFESSORES QUE TRANSFORMEM UM SER EM UM CIDADÃO, OS GOVERNANTES AINDA NÃO ENTENDERAM A NECESSIDADE DE VALORIZAR ESTE PROFISSIONAL DANDO-LHES CONDIÇÕES PARA TER MAIOR COMPETÊNCIA EM SUAS SALAS DE AULA. PARABÉNS A VOCÊ, PROFESSOR, QUE CONTRA TODOS OS REVESES CONTINUA A SUA LUTA NA FORMAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!

PLENA ENERGIA

Energize-se com DO-IN -4

   Para criar o hábito da massagem DO-IN  creio que o melhor é começar na infância, mas nunca é tarde para incorporar essa saudável prática na nossa vida cotidiana.
   Quem já passou por essa experiência pode perceber, em pouco tempo, melhoras em alguns problemas de saúde e com certeza um grande bem estar geral. Para aplicação do DO-IN devemos manter alguns cuidados especiais: - mãos limpas e aquecidas; - local limpo, aquecido e arejado; - música suave ao fundo (opcional); - não interromper a massagem para atender telefone ou dar recados, reserve esse tempo par você. Apesar do grande bem-estar que todos sentem após a prática  do DO-IN, existem algumas circunstâncias nas quais não se deve praticá-lo.
   Amanhã  falaremos sobre as principais contra indicações.

MARIA LUIZA

A Mulher na História: a história da mulher? 2

  Continuando a reflexão sobre a mulher e a história, destaca-se o pensamento de Rose Marie Muraro que aponta que nos grupos proto-humanos, nos mamíferos em geral e nos ungulados, como os primatas, a reunião em grupo se fazia de forma matricêntrica e matrilocal. Ainda, segundo ela, estudiosos em geral, hoje reconhecem que o grupo mãe/filho é a unidade nuclear universal das espécies mamíferas e que as sociedades primatas são matrifocais quase que por definição.
   É importante destacar, neste ponto, que apenas no início do século XX a mulher começa a tomar consciência de que o seu trabalho vale tanto quanto o do homem. E somente em torno dos anos 60, ela volta a tomar as rédeas de sua vida e reivindicar o seu espaço na história. Descobre que homens e mulheres igualmente são capazes de construir e escrever a história, cada página escrita deve contar com a participação de ambos e descrever como cada um possibilitou se chegar onde estamos. A interpretação masculina que era a única existente, começa a sofrer certa pressão de outras verdades e deixa de ser considerada a única verdade possível. A Humanidade foi descrita e explicada por apenas uma metade da espécie humana, com isso, nosso conhecimento e compreensão de vida foram traduzidos por apenas um lado do prisma e não ficou completa.
    E você como tem contribuído na história da humanidade?

MARIA LÚCIA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Livro

     Eu sou responsável pela minha vida!
    Se eu a viver, deixando que seja uma página em branco, ela será sempre essa página em branco e não terá nada para contar.
     Se eu a viver, escrevendo em cada página, os meus feitos e descobertas, a transformarei em um grande livro, que poderá ser lido e apreciado.
    Minhas construções, “desconstruções” e reconstruções, serão então contadas, serão únicas, exclusivas e individualizadas, escreverão um livro especial: o livro da minha vida!

PLENA ENERGIA,

A Mulher na História: a história da mulher?

    Você já reparou que os maiores e mais famosos compêndios sobre a história da humanidade foram escritos por homens? A mulher começou a contar a “sua versão” sobre o assunto muito recentemente e como base de pesquisa o que ela tinha eram estes escritos masculinos. Por isso sempre faço o seguinte questionamento: “Se foram os homens que escreveram a história, nós mulheres podemos confiar que houve neutralidade e que o mundo Pré-Histórico e a Antiguidade, dentre outros períodos em que a mulher não era considerada digna de ser retratada pela história, foram descritos realmente como os episódios aconteceram?”
    Pois bem, os historiadores nos contam que desde o início da história, conhecida ou inferida pelos achados arqueológicos, se deduz que as figuras da mãe com seu filho estavam no centro dos grupos. As estruturas eram matricêntricas e matrilocais, pois os “bandos” seguiam sua linhagem feminina. A dominância era feminina, sem que houvesse necessidade de dominação, por isso o matriarcado,acreditam eles, em oposição ao que hoje conhecemos como patriarcado, não deve ter existido, já que não há resíduos de sociedades primitivas governadas por mulheres de forma autoritária, de cima para baixo, onde as “mulheres-chefe” determinariam o comportamento e o modo de pensar dos outros membros do grupo,não ocorria a escravização, e as relações eram protetoras e fluídas.
     Rose Marie Muraro é uma estudiosa deste assunto e amanhã leremos o que ela pensa a respeito ...

MARIA LÚCIA

Energize-se com DO-IN – 3



   O DO-IN procura manter sempre a circulação da energia vital através da manipulação dos principais pontos dos circuitos dos meridianos evitando que a doença se instale. Por isso é uma massagem com objetivos preventivos sendo também um bom método de autoconhecimento.
  O DO-IN pode auxiliar nos casos de emergência ou alguma indisposição passageira pressionando os pontos indicados para cada caso, utilizando a pressão e o tipo de estimulação dos pontos adequados a cada problema. 
  • Tonificação é  usada nos casos de deficiência de energia  pressionando  ponto repetidamente em intervalos de um segundo com duração de um a três minutos.
  • Sedação é usada nos casos de excesso de energia pressionando profunda e continuamente o ponto indicado durante um a três minutos.
  • Harmonização é usada pressionando levemente os pontos ou massageando-os com a ponta do dedo polegar com movimentos circulares.

MARIA LUIZA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta

   DOIS PROFISSIONAIS E UM OBJETIVO COMUM - REABILITAR AQUELES QUE PRECISAM - PARA TORNAR-LHES A VIDA O MAIS INDEPENDENTE POSSÍVEL AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA.
   PARABÉNS A VOCÊ PROFISSIONAL DA SAÚDE QUE SABE QUE O SER HUMANO É CAPAZ DE SUPERAR-SE A CADA DIA!

PLENA ENERGIA

Aumenta a desigualdade entre gêneros

   Pesquisa não apresenta nenhuma novidade para as mulheres brasileiras, afinal todas sofremos na pele a discriminação que o nosso país como um todo ainda teima em fazer com cada uma de nós.
    Trabalhamos e o nosso salário não atinge o mesmo nível do salário masculino, traduzindo em números nosso ganho equivale à 60% do que eles recebem.
   Chegamos em casa encontramos filhos à atender, louça na pia, roupa a ser lavada e passada, dentre outras "tarefas", e para nada disso existe remuneração.
    Nossos quadros políticos ainda privilegia os homens, assim também as salas de diretoria e gerência.
   Este quadro acabou refletindo a queda de quatro posições no ranking que aponta a posição dos países no quesito igualdade entre os sexos, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.

MARIA LÚCIA

Energize-se com DO-IN -2

    A Medicina Oriental tradicional vê o ser humano de forma holística, isto é, como um todo: corpo,  mente e espírito em interação com a natureza e não só uma parte do corpo que adoece.
    Segundo a filosofia oriental que norteia os princípios dessas práticas, tudo que existe no universo possui uma energia vital KI composta de duas forças denominadas Yin e Yang. No nosso organismo essa energia flui através dos meridianos que correspondem a órgãos e funções do nosso corpo. Cada meridiano tem vários pontos que correspondem a funções específicas. Quando essa energia não flui em alguns pontos desses circuitos, por ficar obstruída ou dispersa, a doença começa a se desenvolver. O desequilíbrio energético é que dá origem as doenças.
    A prática  da massagem DO-IN manipula os  pontos dos principais meridianos.

MARIA LUIZA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da cirurgia infantil, criança, raça, mar, N.S. Aparecida

    DE TODAS OS TEMAS HOMENAGEADOS NO DIA DE HOJE, O QUE QUEREMOS DESTACAR É A RAÇA. ONTEM FALÁVAMOS DE RESPEITO, HOJE QUEREMOS ACRESCENTAR A ESSA ATITUDE UMA OUTRA FRATERNIDADE QUERENDO OU NÃO ACEITANDO OU NÃO, FAZEMOS PARTE DE UMA ÚNICA E FANTÁSTICA ESPÉCIE A HUMANA. E ESTE ESTREITO LAÇO PRECISA SER SUFICIENTE PARA QUE SAIBAMOS QUE SENDO O BRASILEIRO MISCIGENADO COMO É DISCRIMINAÇÃO RACIAL NÃO CABE EM NOSSAS VIDAS.

PLENA ENERGIA

Energize-se com DO-IN -1

     Você já ouviu falar de DO-IN?
    DO-IN é uma técnica de auto-massagem oriental utilizada para  manter a saúde, diminuir dores e amenizar o estresse do dia-a-dia. De fácil manipulação,  você pode usufruir dos benefícios desta técnica milenar. No Japão é uma tradição passada de geração em geração. Na China é aprendida nas escolas visando aumentar o desempenho escolar. DO-IN significa o caminho de casa. Casa é o corpo, morada do espírito e do Ki, a energia da vida. Vou tentar explicar sucintamente uma teoria bem complexa.
    A Medicina Oriental Tradicional baseia-se que as doenças surgem do desequilíbrio energético.  O excesso ou a falta da energia vital ao longo do tempo danifica os órgãos ou sistemas afetados surgindo as doenças. A manutenção dessa energia se dá por uma respiração correta, boa alimentação e prática regular de atividades como DO-IN.


MARIA LUIZA

Você se deixa conhecer?

   Você chora na frente de outras pessoas? Finge que é de ferro ou deixa que os outros percebam sua fragilidade humana?
   É o seu verdadeiro eu que está existindo ou você tem se protegido do mundo com uma capa protetora, vivendo personagens que não são você?
   Você tem escondido suas fraquezas com medo de não agradar ou você tem procurado primeiro agradar-se procurando conviver com suas “fraquezas”?
   Você pede auxílio quando precisa, percebendo que existe diferença entre ser auxiliado em sua existência e deixar o outro existir por você ou finge para você mesmo que não necessita de ninguém, porém morre de dó de si mesmo por perceber-se tão só?
   Como você respondeu a cada uma destas perguntas? Em que elas te ajudaram?
   Reflita!!!!

MARIA LÚCIA

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia do Deficiente Físico

 O NOME PELO QUAL SE TRATA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MUDOU, PORÉM ENQUANTO AS ATITUDES NÃO FOREM MUDADAS DE NADA ADIANTARÁ ESSA “HIPÓCRITA” PREOCUPAÇÃO DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA. NA VERDADE O SER HUMANO ESTÁ TÃO “DEFICIENTE” QUE ACHA QUE NOMES SÃO IMPORTANTES QUANDO NA VERDADE É O RESPEITO QUE DEVERIA IMPORTAR.
  COMO VOCÊ TEM TRATADO O SEU SEMELHANTE SEJA ELE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU NÃO?
  VOCÊ TEM EXIGIDO UMA LEGISLAÇÃO QUE REALMENTE NOS TORNE A TODOS IGUAIS PERANTE A LEI OU NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA?

Temas Existenciais trabalhados na terapia


     A terapia existencial pretende colocar o cliente de frente com temas presentes na vida de todos nós. Pois considera que quando os mesmos são trazidos para a consciência facilita uma existência realmente plena.
    Os principais temas existenciais são: a morte, a solidão, a angústia, a liberdade, a responsabilidade e a autenticidade.
     A morte ajuda o entendimento da finitude humana e que a vida precisa ser vivida no aqui e agora. A morte em vida acontece quando alguém deixa de realizar projetos, adiando-os para o futuro.
    A solidão é vista como uma condição do ser e precisa ser encarada para que o amor incondicional por si mesmo aconteça e possibilite o amor ao outro.
    A angústia existencial é encarada como combustível para a realização, um impulso para a vida.
   O entendimento de que temos a liberdade de escolher o que queremos, leva a responsabilidade de assumi-las, sem transferir para outros a conduta de nossa vida.
   Viver autenticamente é o resultado final pela tomada de consciência de que somos os únicos responsáveis por nossa existência.  

MARIA LÚCIA

DO-IN

     Você já ouviu falar de DO-IN?
     DO-IN é uma técnica de auto-massagem oriental utilizada para  manter a saúde e amenizar o estresse do dia-a-dia. De fácil manipulação, em menos de uma hora, você pode usufruir dos benefícios desta técnica milenar. No Japão é uma tradição passada de geração em geração. Na China é aprendida nas escolas visando aumentar o desempenho escolar. DO-IN significa o caminho de casa. Casa é o corpo, morada do espírito e do Ki, a energia da vida. Vou tentar explicar sucintamente uma teoria bem complexa.
    A Medicina Oriental Tradicional baseia-se que as doenças surgem do desequilíbrio energético.  O excesso ou a falta da energia vital ao longo do tempo danifica os órgãos ou sistemas afetados surgindo as doenças. A manutenção dessa energia se dá por uma respiração correta, boa alimentação e prática regular de atividades como DO-IN.
     E amanhã você confere um pouco mais sobre esta técnica e sobre como utiliza-la
MARIA LUIZA

domingo, 10 de outubro de 2010

Comparação

   Com certeza, visitando uma amiga, você encontrou o sofá da sala coberto com uma capa. Talvez  na sua casa também seja assim. Se alguma criança quiser brincar de pular no sofá será impedida, para não estragar as molas ou espuma do interior do móvel. Com o fogão procede da  mesma maneira, limpando e retirando toda gordura para não danificar as peças e entupir  os orifícios  do gás.
   A preocupação em preservar os objetos tem a finalidade de dar maior durabilidade. Mesmo sem ver as molas e espuma sabe que não devem sofrer danos. 
   Agora  comparando os objetos  com o corpo. Como você protege sua pele? Tem o hábito de usar protetor solar, beber água o suficiente para hidratar-se? Cuida da sua alimentação evitando produtos gordurosos que entopem veias e artérias? Evita esforços desnecessários? Ao pegar objetos pesados procura sempre a posição correta? Tem o hábito de respirar corretamente? Achou engraçada a comparação? Você cuida mais de você ou dos objetos a sua volta?

MARIA LUIZA

Estilo 2

    Ontem falávamos sobre a diferença entre estilo e moda. Hoje começamos perguntando a você: “O que faz com que algumas pessoas pareçam sempre sobressair a todas as demais que estão a sua volta?” E respondemos: Talvez o fato, de sua presença ser marcante, mas por que? Acompanhe o nosso raciocínio...
   O que é o quadro “transformação” dos programas de TV além de um quadro que valoriza as qualidades de cada uma das pessoas, criando um estilo diferente do que vinha sendo usado até então. O profissional que trabalha na produção deste “novo ser”, estudou e aprendeu a perceber aquilo que para quem não lida no mundo da moda não vê com facilidade.
   O estudo feito dentro do mundo da moda é importante também para o nosso dia a dia, pois em um jantar, um casamento, um churrasco ao ar livre, ou qualquer outro evento temos que nos apresentar de forma que o nosso visual seja agradável. Uma roupa ou uma maquiagem pode ficar muito “chic” em um momento e totalmente inadequada em outro.
  Quando nos estudamos e aprendemos a criar um estilo próprio, passamos a nos destacar nos ambientes, pois “aparecemos”. Quando não temos estilo próprio somos engolidos pela massa e não somos percebidos.
   Social ou profissionalmente é o diferente que se destaca, mas não um diferente qualquer, para se destacar é imprescindível encarar a vida com a altivez daqueles que sabem o que querem, por que estão onde estão e aonde querem chegar.
   Se você quer se destacar profissional e pessoalmente, crie o seu estilo e deixe a sua marca por onde você passar!

MARIA LÚCIA