DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IMPREVISTOS ACONTECEM

  QUEREMOS PEDIR DESCULPAS AOS NOSSOS SEGUIDORES. PROVISORIAMENTE NOSSO BLOG ESTARÁ FUNCIONANDO DE FORMA NÃO SISTEMÁTICA, POIS O COMPUTADOR PRINCIPAL USADO POR NOSSO MANTENEDOR, QUEIMOU E ESTAMOS TENDO DE USAR COMPUTADOR DE TERCEIRO. NA MEDIDA DO POSSÍVEL MANTEREMOS A ATUALIZAÇÃO DIÁRIA, MAS DE ANTEMÃO PEDIMOS A COMPREENSÃO DE VOCÊS CASO OCORRAM FALHAS.

PLENA ENERGIA

Psicoterapia

   Muitos clientes chegam ao nosso consultório, mesmo na atualidade e após relatarem a situação que os levou a nos procurar, perguntam: “Mas você acha que eu preciso de terapia, eu sou maluco?”
   Devido a uma idéia errônea do passado, até hoje as pessoas confundem Psicologia e Psiquiatria, aliás, confundem também com Psicanálise, por isso, vamos esclarecer a diferença e esperar que este conceito passe a ser mais difundido.
   Nos cursos de ministro sobre Psicologia, sempre no primeiro contato com meus alunos demonstro essa diferença. Psiquiatria é uma especialidade da Medicina e trata dos distúrbios e disfunções mentais, levando em conta as falhas físicas, orgânicas que as geraram. A Psicologia é uma ciência também ligada a saúde, porém não é uma especialidade médica, para exerce-la é preciso que o profissional faça a graduação em     Psicologia e não em Medicina. Já a Psicanálise é uma das linhas da Psicologia, que também pode ser exercida por médicos, basta para isso que o profissional já formado faça uma formação nesta área.
   Porém a Psicologia ainda é exercida por outras correntes, como é o caso do Humanismo-Existencial, linha na qual atuo e também obriga o profissional a especializar-se em um curso de formação.
   A Psicologia, seja qual linha de atuação o profissional trabalhe, trata de aspectos emocionais, que poderão ou não gerar distúrbios físicos, como relatado pelos estudos em psicossomática, porém seu objeto de estudo não é o físico, é o emocional.
   Espero, ter esclarecido a diferença e ajudado você a perceber que as pessoas não procuram terapia e vão a psicólogos por estarem “malucas”.

MARIA LÚCIA

FALTA POUCO E LOGO SERÁ NATAL!

   NESTE NATAL FAÇA DIFERENTE, COLOQUE-SE NA PRIMEIRA POSIÇÃO DA SUA LISTA DE PRESENTES E ESCOLHA COM IMENSO CARINHO O SEU PRÓPRIO PRESENTE. E NADA DE SENTIR-SE CULPADO, POIS VOCÊ MERECE!

PLENA ENERGIA

Aceitando o envelhecer 4

   Outro tema muito negligenciado de um modo geral quando falamos de envelhecimento e que gera certa confusão com essa fase da existência é a morte. Muitos ainda associam o envelhecer com morrer. Não é bem assim. Como diz o ditado popular: “para morrer basta estar vivo”. Podemos morrer com qualquer idade até mesmo antes de nascer (quando o feto morre no ventre materno). Associar morte com envelhecer   dificulta o debate. No envelhecer  a morte é apenas a última etapa do ciclo vital de todo ser vivo.
   Sei que é muito difícil pensar assim. Quase todos evitam falar sobre a morte. É quase um tabu. Na minha infância era natural  morrer em casa. Hoje, raramente isso ocorre. A morte se passa dentro dos hospitais sendo a família avisada por telefone que seu ente querido morreu.
   Você conversa naturalmente sobre o morrer ou evita esse tipo de assunto? Já tinha pensado sobre  o morrer como algo natural e final de todo ser vivo?

MARIA LUIZA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

  JÁ FALAMOS DA IMPORTÂNCIA DE VOCÊ RESERVAR UM TEMPO NO SEU DIA A DIA PARA UMA BOA LEITURA.
   HOJE VAMOS ESCREVER UM TRECHO DE UM LIVRO ENCANTADOR:
“- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...”

O Pequeno príncipe de Atoine de Saint-Exupéry
PLENA ENERGIA

Aceitando o envelhecer 3

  Algumas pessoas com o decorrer do envelhecimento apresentam problemas  de saúde  obrigando-as a fazer uso de objetos para facilitar sua locomoção como: bengalas, andadores ou mesmo cadeira de rodas.
  Um grupo aceita como uma oportunidade de manter-se ativo, atuante e ter mais liberdade de locomoção. Enquanto outro  sente-se envergonhado por utilizar  tais utensílios e se recolhem ao lar, sem quer participar da vida social ou até mesmo familiar. Você estaria em que grupo se necessitasse de algo para sua locomoção? Com certeza nunca tinha pensado sobre tal assunto.
  Que tal fazer uma revisão, agora, do que é o envelhecer para você e como enfrentaria situações de dependência física momentânea ou definitiva?

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos 5

   Falamos de algumas das barreiras existentes na comunicação entre duas ou mais pessoas, e poderíamos acrescentar algumas outras, mas para o objetivo aqui proposto nos parece que já ficou bastante claro o que queremos abordar, ou seja, por mais que alguém imagine estar sendo absolutamente claro com as palavras proferidas, para que aja uma boa comunicação é necessário checarmos se estamos sendo entendidos da forma que desejamos.
   Não adianta você dizer a um adolescente, por exemplo, que ele precisa parar de bater papo na net e ir estudar para a prova do dia seguinte usando como argumento o seu futuro, pois nesta fase é o imediatismo que prevalece. Por isso você conseguirá melhores resultados argumentando que caso ele tenha boas notas durante o ano, entrará mais cedo de férias e estará “livre” (é este termo mesmo que deve ser usado, pois é tudo que ele quer) da escola, professores, coordenadores e principalmente poderá dormir até mais tarde.
    Pense nisso na próxima vez que tiver que conversar com seus filhos e seus resultados serão diferentes. 

MARIA LÚCIA

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DIA DA LIBERDADE E DIA DO MÚSICO

   QUE INTERESSANTE ESSA JUNÇÃO... A LIBERDADE DE CRIAÇÃO DE UM MÚSICO NOS PRESENTEIA COM CRIAÇÕES BRILHANTES, OBRAS DE ARTE CANTADAS, PORÉM NOS LEVA DE ENCONTRO A UM SEM-NÚMERO DE ABERRAÇÕES QUE MELHOR SERIA PODER PASSAR SEM TÊ-LAS DE OUVIR.
  POR ISSO É TÃO IMPORTANTE TER LIBERDADE... LIBERDADE DE DESLIGAR UM RÁDIO, UMA TV PARA NÃO OUVIR O QUE NÃO QUISERMOS.
  PRECISAMOS TER CORAGEM DE SERMOS LIVRES E DEIXARMOS OS DEMAIS O SEREM, SEM CRÍTICAS OU AUTOCRÍTICAS. APENAS COM A CERTEZA QUE É A DIVERSIDADE QUE FAZ A BELEZA DA CONVIVÊNCIA.  

PLENA ENERGIA

Aceitando o envelhecer 2

   Ontem ficou a pergunta: As modificações fisionômicas das cirurgias plásticas poderão alterar o processo do envelhecimento? O que você respondeu? O que pensa sobre isso?
    As opiniões são variadas com certeza. Manter uma boa aparência é fundamental para qualquer pessoa. Isso não implica necessariamente em alterar o processo físico do envelhecer.  Você pode deixar que as marcas do tempo sejam mostradas no seu corpo contanto que esse corpo seja saudável, concorda? O prazer de envelhecer deve estar no fato de poder acrescentar a cada dia novas oportunidades de crescimento como ser humano. Envolver-se em causas sociais é uma excelente oportunidade de  aprimoramento. Continuar trabalhando em projetos voluntários rejuvenesce com certeza. Ser útil ao próximo é uma das formas de conquistar o melhor combustível para uma vida saudável: a alegria.

MARIA LUIZA

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos 4

  É, de fato a comunicação ou a falta dela é a causa de muitos dos desajustes nos relacionamentos.
Somos tão egocentristas que, muitas vezes, rebatemos o que o outro diz sem ao menos prestar atenção se ele pode ter alguma razão.
  Mas o fator mais relevante de ruído nas comunicações é sem dúvida a percepção que temos do interlocutor. Como faz diferença a mesma fala vinda de alguém que nos é caro ou de um desafeto. Poderíamos até afirmar que tanto o egocentrismo como a percepção que temos do outro estão bastante ligadas a questão da competição, ou seja, quem é o melhor, quem “ganhou” no diálogo.
  Voltando ao relacionamento pais e filhos, podemos imaginar como será o diálogo de uma mãe que está tentando convencer o filho que é melhor ele não ir aquela festa bem no meio da semana de provas e o filho imbuído em conseguir a permissão para ir a tal festa. Que “diálogo de surdos” se realizará, não é verdade?

MARIA LÚCIA

domingo, 21 de novembro de 2010

ESTÁ CHEGANDO O NATAL!

   A CADA NATAL FICAMOS PENSANDO EM NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS E CONHECIDOS; PENSAMOS EM QUAL SERÁ O MELHOR PRESENTE PARA CADA UM DELES, ESQUECEMO-NOS, PORÉM DA PESSOA MAIS IMPORTANTE DE NOSSAS VIDAS: NÓS MESMOS. PENSE NISSO!

PLENA ENERGIA

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos 3

   E então? Tentou? Conseguiu? Achou difícil?
  Os teóricos da comunicação descobriram em pesquisas que em um diálogo é comum o receptor, ou seja, quem deveria estar recebendo a mensagem, ficar dialogando internamente buscando “defesas” para as suas crenças, na tentativa de “derrubar” a verdade da pessoa que está falando, por isso ele recebe a mensagem truncada, com parte do que o outro falou e parte do que ele mesmo está falando interiormente.
   Além deste diálogo duplo, há de se destacar também, que a nossa atenção fica focada nas palavras que são ditas e que vão de encontro ao que já acreditamos em relação ao tema, por isso, parte do que é dito é filtrado e “jogado” fora sem provocar nenhum dos nossos sentidos.
   Ora, se nem ao menos chegamos a perceber parte do que nos é falado, o mais comum, principalmente no diálogo que travamos com uma “autoridade”, seja o chefe, o pai ou a mãe, é realmente não escutarmos o que nos é dito. Por isso, surgem os conflitos. 

MARIA LÚCIA

Aceitando o envelhecer 1

  Já comentamos que o preconceito sobre o idoso pode ser gerado pelo próprio idoso que  permite ser desrespeitado tanto pela família quanto pela sociedade. Hoje gostaria de refletir de que forma as pessoas estão enfrentando o envelhecimento.
  Estamos vivendo mais é fato. Como aceitamos esse envelhecer é o problema. Se você percebeu o envelhecimento como uma  fase a mais da sua vida e  vai desfrutá-la da melhor forma possível, utilizando as experiências já vividas para enfrentar os novos desafios, parabéns. É um bom sinal.
   As modificações físicas que estamos enfrentando não devem motivar sentimentos de fragilidade ou impotência e, sim de vivência e sabedoria. Nem todos conseguem sentir desta maneira. Acabam fazendo uso das propostas rejuvenescedoras das indústrias cosméticas ou da própria ciência médica, em cirurgias plásticas, tentando esconder a idade que realmente têm. As modificações fisionômicas realmente poderão alterar o processo do envelhecimento? Continuaremos amanhã.

MARIA LUIZA