DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de setembro de 2010

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

Não podemos negar o conforto proporcionado por um meio de transporte qualquer, porém sabemos o quanto a frota brasileira é demasiadamente poluente. Hoje é sábado, nossa sugestão é que o dia seja aproveitado para longas caminhadas e que o carro tenha um dia de folga dentro da garagem. Mantenha a forma e preserve a natureza nestas 24 horas do dia nacional do trânsito.
PLENA ENERGIA

Terapia de Casal e Sexualidade 3

Quem é este SER chamado Sujeito?

Merleau-Ponty, considera que: “O corpo não é apenas um objeto a mais no mundo. É o sujeito de seu mundo, dá significação aos objetos nele contidos, ao mesmo tempo em que constrói seu próprio significado. O corpo não é a justaposição de órgãos, mas a total essência do homem. Suas estruturas relacionam-se entre si, de modo próprio, estabelecendo o espaço interno de cada um, delimitando o ser e o mundo.” O que nos leva a refletir sobre como estamos estabelecendo a nossa presença no mundo, como estamos nos possibilitando sermos sujeitos de nossa própria história.
Por isso o homem em sua essência tem que se relacionar com outra essência e não apenas com um corpo-objeto, por isso ao não estabelecer uma relação de fato o incômodo surja.
O ponto crucial desta reflexão é estar consciente que a maior parte dos pais e educadores não consegue transmitir às crianças e jovens a sexualidade como algo positivo, como um dom que as pessoas têm, capaz de contribuir para a busca da felicidade própria e do ser por quem se tem afeto, o que faz com que a vivência da sexualidade com o parceiro ainda seja considerada como uma das obrigações do casal.
Em suas relações você tem buscado a sua essência e a do outro ou apenas repetido padrões? Amanhã você poderá entender como chegamos até aqui...


MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI

Enfrentando as transformações

Para muitas pessoas aceitar as transformações orgânicas do envelhecimento não é fácil. Esse processo vem devagar, mas a percepção é abrupta. De repente, um olhar mais detalhado no espelho e as rugas que não existiam apareceram, gordurinhas indesejáveis, cabelos brancos, as taxas hormonais se modificam, uma sequência de transformações  surgindo. 
Para manter a saúde é necessário um acompanhamento médico rigoroso e constante. Você tem o hábito de fazer exames periódicos anualmente? Você vai ao médico pelo menos duas vezes ao ano? Se a resposta for sim será muito mais fácil envelhecer com saúde. As modificações não acontecem somente na parte orgânica. A vida profissional, social e emocional também se altera. 
Como você está encarando o seu envelhecimento?


MARIA LUIZA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Dia de cuidar de seus amores, da vida e de sua saúde.
Você tem prestado atenção nos sinais de seu coração?
Mantenha seu coração saudável, com duas atitudes essenciais: visite regularmente seus médicos e aproveite a vida: ame bastante.
Você abraçou quem você ama hoje?

PLENA ENERGIA

Você tem medo de envelhecer?

Muitas pessoas têm medo de envelhecer porque relacionam envelhecimento com morte e doenças.
Não percebem que morrer e adoecer pode ocorrer em qualquer etapa do ciclo vital. Como diz o velho ditado popular: “Para morrer basta estar vivo.” Para combater essa maneira de pensar é necessário mudar o pensamento sobre esta fase tão bonita da vida. 
Envelhecer é ter a oportunidade de aprimorar a existência, acompanhar o desenvolvimento da família e da sociedade, experimentar todas as fases da vida. Envelhecer com saúde é o ideal. As transformações que o  organismo sofre fazem parte de todo um processo de amadurecimento.
Quando você entrou na adolescência seu organismo sofreu uma série de mudanças. Na fase do envelhecimento também ocorrem  transformações físicas e emocionais.
Você já percebeu algumas dessas mudanças?


MARIA LUIZA

Terapia de Casal e Sexualidade 2

Liberação Sexual? O que significa?

Já se passaram décadas dos tempos em que se lutava arduamente pela liberação sexual, entretanto não é incomum que as pessoas tenham uma noção distorcida da sexualidade, deixando de vê-la como algo bom e belo. A sexualidade que se manifesta desde o início da vida, e acompanha o desenvolvimento geral do indivíduo, ainda é vista como algo a ser escondido e não falado, é uma questão quase sempre silenciada, por isso, o que continuamos observando, é a total falta de diálogo entre os parceiros no que diz respeito à individualidade de cada um dentro da relação. Presenciamos parceiros que embora mantenham relacionamentos de 10, 15 e até 20 anos, pouco se conhecem. Não há parceria ou reciprocidade. Na verdade, podemos dizer que dois estranhos que dividem apartamento, despesas e atenção aos filhos chegam ao consultório sem entender direito o que podem fazer naquele ambiente para melhorar a relação. Quando na verdade, deveriam estar se perguntando: “em algum momento existiu uma relação ou somente nos aproximávamos no momento da busca pelo sexo?”.
Você conhece a pessoa que divide a cama com você? ... Amanhã leremos o que o filósofo Merleau-Ponty pensava deste assunto

MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Faltam 99 dias para 2011. Hoje, a primavera começou!
Época de iniciar projetos e guardar boas lembranças.
Todos nós sonhamos ver a próxima primavera chegar!
A próxima que nos deixará momentos, momentos e mais momentos felizes, para que possamos passar o resto do ano, simplesmente, lembrando e sonhando com a época mais feliz de todas.

PLENA ENERGIA

Terapia de Casal e Sexualidade

Problema? Que problema? 

É muito comum um cliente chegar ao consultório para fazer terapia individual e durante a entrevista inicial o quadro desenhar uma terapia de casal. O cliente, normalmente mulher, que se apresenta ao consultório está convencido que algo vai mal e introjeta em si, a “culpa” pela situação, por isso acredita que conseguindo “melhorar”, “tudo” estará resolvido.
Quando o cliente se queixa de um incômodo qualquer, cabe ao terapeuta ajudá-lo a perceber que, às vezes, traz para si responsabilidades que não são somente dele. Com isso mascara o real problema e “cultiva” um outro que suporta com mais facilidade. Porém, com essa atitude adia a resolução do problema real e sem perceber acaba por agravá-lo.
Pense se este pode ser o seu caso... Amanhã voltaremos ao assunto


MARIA LÚCIA

Envelhecer com Saúde: Um Sonho Possível




A Organização Mundial de Saúde nos diz que o mundo está envelhecendo. Não precisamos de dados científicos para perceber esta realidade. Aqui mesmo, no Brasil, observamos cada vez mais pessoas com 70 ou 80 anos a nossa volta atuando, trabalhando e mostrando que o envelhecimento é só mais uma etapa do ciclo vital. Todo ser vivo tem um ciclo vital: nasce, cresce, desenvolve-se, gera outros seres ou não, amadurece, envelhece e morre. Nem todo ser realiza o ciclo completo. 
Consideramos que envelhecer é muito bom, assim teremos a oportunidade de cumprir todo nosso ciclo vital. O morrer é apenas a última etapa deste ciclo.
Durante a sua existência quantas vezes você pensou na sua vida  como um ciclo a percorrer?

MARIA LUIZA