DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Você gosta de carnaval de rua?????


Para você que gosta de carnaval de rua e acompanhou nossas dicas para aproveitá-lo sem prejudicar sua saúde. Vamos deixar aqui algumas possibilidades para que você se divirta hoje e amanhã nas ruas do Rio de janeiro.

Estamos te apresentando uma lista com um bloco de cada região do Rio e lembrando que também acontecem os ensaios das escolas de samba na Sapucaí é anotar e sair para se divertir.
Hoje no centro da cidade às 14 horas, na Rua do Lavradio tem o bloco "Sem Noção", já na Zona Sul a tradicional Banda de Ipanema se concentra na Rua Gomes Carneiro a partir de 18 horas. Na Zona Norte às 19 horas na rua Metrovick acontece o "Quilombo de Irajá" e para fechar na Zona Oeste também às 18 à rua Gastão Taveira, na Praça seca, desfila o bloco "Chocolate com Pimenta"
Amanhã, domingo, dia 5, o dia começa na Ataufo de Paiva às 11 horas, com o bloco "Me Esquece", seguindo para a Zona Oeste na Av. do Pepê, às 17 com o bloco "Bom Sujeito", daí para a Tijuca, onde às 20 horas acontece na Conde de Bonfim o "Império da Tijuca" ou para Madureira, onde no mesmo horário tem desfile da Portela.
Divirta-se!!!



PLENA ENERGIA

Mudança de Comportamento... (2)


Espero que você tenha pensado sobre a forma de encarar seu trabalho e sua vida profissional. Você trabalha com alegria, prazer e satisfação ou é mais um, a nem dar bom dia aos colegas com a desculpa de que pela manhã você está de mau humor e é melhor nem cumprimentá-lo? Vou continuar a transcrição do texto e mais uma vez acrescentar a minha reflexão, pedindo para que torne a pensar sobre o assunto.

Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as suas mães nem tinham sonhado ocupar.
Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude, em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que, na realidade, queria.
Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras que sempre tinham sido exclusivamente para homens, outras escolheram ter filhos, outras não, foram jornalistas, atletas, juízas, médicas, diplomatas ...
Mas cada uma fez o que quis: reconheçamos que não foi fácil e, no entanto, continuam a fazê-lo todos os dias.”
Paramos aqui novamente, porque essa questão da mulher sempre fez parte dos questionamentos dessa autora que vos fala. Penso que como o autor descreve temos realmente um papel de destaque, porém ainda considero que não utilizamos todo o nosso potencial mesmo tenho as décadas de experiência apontadas pelo autor, neste quesito ainda estamos ligadas ao nosso “complexo de cinderela” tão bem ilustrado em livro de mesmo nome da autora Colette Dowling. O que você pensa a respeito?

MARIA LÚCIA

Split e Splot 2


A partida recomeçou. Todos torciam muito para lado norte que era a maioria dos que estavam assistindo. Splot era o goleiro do time e estava muito apreensivo. A defesa do seu time cometia muitas falhas. Ele estava se esforçando ao máximo. O jogo continuava empatado até que faltando dez minutos para terminar a partida, o time do lado sul fez um gol. Não deu mais tempo para o lado norte se recuperar. A taça foi entregue ao capitão do lado sul.  Foi então que o peixe que tinha organizado a competição veio gritando e dizendo que o time do lado norte era um time de maricas, não sabia jogar nada, eram mesmo perdedores. Split e Splot foram tentar defender seu time. Disseram que eles tinham se esforçado muito, porém o outro grupo foi melhor. Então o peixe, zangado, virou-se para Split e  Splot e disse que a culpa era deles que não conseguiram defenderão time como deveriam. Que eles eram  burros, não sabiam nada. Eram  incompetentes e nunca iriam ganhar nada na vida. Splot ficou arrasado. Split, no entanto, tentou amenizar um pouco aquela situação desagradável convidando todos os colegas para tomar um refresco na sua casa.  O time todo foi. Splot ao chegar em casa foi direto para o quarto e ficou lá o restante do dia. Ele estava muito triste. Sentia-se um fracassado. Na segunda-feira nem foi  para escola. Estava com muita  vergonha de ser burro, incapaz de pegar uma bola. Continua amanhã.
MARIA LUIZA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Parada no Cinema


Pesquisamos para nossos seguidores mais jovens o que está estreando hoje nos cinemas, isso porque este é o último final de semana antes da volta às aulas e nada como voltar relaxado e pronto para um novo ano de estudos.
Os estúdios Disney estão relança o filme A Bela e a Fera, porém com a versão 3D, este dispensa um resumo, pois tem sua história bastante conhecida por todos.
Além do clássico ainda estréiam um terror Filha do Mal que traz a história de uma filha tentando compreender o que acontecerá com a mãe 20 anos antes quando esta teria assassinado  três pessoas de forma brutal.
Para os que gostam de acompanhar os filmes indicados ao Oscar, estreia o drama Histórias Cruzadas que possui quatro indicações retrata a história de vida de mulheres negras que criam as crianças brancas em uma cidade do Mississipi.
Você ainda pode contar com as estréias de À Beira do Abismo e o filme de aventura Viagem 2: A Ilha Misteriosa.
E se você curte cinema com certeza neste final de semana foi agraciado com estilos variados e poderá encerrar suas férias com um saco de pipocas e um copo de refrigerante no escurinho do cinema. Bom final de semana!

PLENA ENERGIA

Mudança de Comportamento...


Recebi por email um texto de autoria desconhecida que achei muito interessante trazer as nossas páginas. Transcreverei o texto e acrescentarei a minha reflexão e gostaria de convidá-lo a também pensar no assunto.

“'Sexalescentes'. Se estivermos atentos, podemos notar que está  aparecendo uma nova franja social: a das pessoas que andam à volta dos sessenta anos de idade, os sexalescentes: é a geração que rejeita a palavra "sexagenário", porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica - parecida com a que, em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.
Este novo grupo humano, que hoje ronda os sessenta, teve uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes que trabalham há muitos anos e que conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram durante décadas ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram, há muito, a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.
Talvez seja por isso que se sentem realizados... Alguns nem sonham em aposentar-se.
E os que já se aposentaram, gozam plenamente cada dia, sem medo do ócio ou da solidão, crescem por dentro, quer num, quer na outra.
Desfrutam a situação, porque, depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabem bem olhar para o mar, sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5.º andar...
Hoje paro a transcrição por aqui para chamar sua atenção para alguns fatos.
Maria Luiza em seus textos tem abordado bastante a questão da terceira idade e se você vem acompanhando o que ela tem escrito já deve estar sentindo-se como parte deste grupo. Ontem mesmo ela falava do casal jovem de 100 anos que festejava os 80 de casamento.
Mas além das questões da preservação do físico e mental é importante destacar neste novo olhar para o comportamento humano que é a forma de encarar a vida profissional, pense nisso e voltaremos ao assunto amanhã.

MARIA LÚCIA

Split e Splot

Uma História de Peixe 

Era uma vez uma família de peixes que morava no lado norte de lindo lago. Papai e mamãe peixe cuidavam muito bem dos seus dos filhos Split e Splot. Eram dois peixinhos muito bonitos e educados. Frequentavam a escola, tiravam boas notas e se divertiam muito. Eles gostavam de jogar futebol com os colegas que moravam perto deles. Os irmãos faziam parte do mesmo time. Um dia, um peixe, um pouco mais velho, propôs um torneio com times que moravam no lado sul do lago. Ficaram todos entusiasmados com a possiblidade de competir com outros times. Combinaram até de dar uma taça ao time vencedor. O convite foi feito e aceito pelo time do lado sul. Marcaram um fim de semana para realizar a partida para não atrapalhar o horário da escola. No dia marcado, todos estavam muito felizes. Cada time se sentia campeão. O jogo começou na hora combinada e vários vizinhos vieram assistir a brincadeira dos peixinhos. Bola pra cá, pra lá e o time do lago sul fez um gol. Split e Splot começaram a se esforçar mais ainda e conseguiram empatar a partida uns minutinhos antes do fim do primeiro tempo. Continua amanhã.

MARIA LUIZA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Rio Amazonas


O rio Amazonas foi descoberto, no dia de hoje, em 1542 por uma expedição que contava com 50 homens. Ele é responsável por cerca de um quinto do fluxo pluvial total do mundo. No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas. Mais de um terço de todas as espécieis do mundo vivem na Floresta Amazônica que é cortada pelo rio Amazonas. Além disso o Amazonas e seus afluentes são o habitat principal da ariranha. A importância deste rio para o mundo é enorme e ficou ainda maior após uma pesquisa feita pelos pesquisadores Valiya Hamza e Elizabeth Pimentel que concluíram que abaixo do rio Amazonas a cerca de 4.000 metros de profundidade corre o maior rio subterrâneo do mundo. Ele foi descoberto na análise feita de 241 poços de grande profundidade feitos pela Petrobrás nas décadas 70 / 80. Os dados obtidos a partir das perfurações permitiram a identificação de um grande movimento de águas subterrâneas. O rio subterrâneo corre de oeste para leste, iniciando na região de Acre, passando pelas bacias de Solimões, Amazonas e Marajó e alcançando as profundezas do mar, nas adjacências de Foz de Amazonas.

PLENA ENERGIA

Persistência e Paciência


No dia 01 de novembro de 2010, transcrevemos o texto de autoria desconhecida chamado, “A lição do bambu chinês”, se você não se lembra releia o texto e volte para essa reflexão de hoje.
O autor recomenda que na vida é necessário ter sempre dois hábitos: a persistência e a paciência para alcançar os sonhos e é sobre isso que gostaria que você refletisse no dia de hoje.
Lá no finalzinho do ano quando todos recomendam que sejam traçadas as metas e os planos para o novo ano parece tudo muito simples, mas a verdade é que na maioria das vezes não chegamos a concretizar o que foi planejado por conta dos obstáculos que vão surgindo durante a execução, é neste caso que entra a persistência. Estar tão certo do que se quer a ponto de não desistir tão facilmente é o ingrediente fundamental para que a execução seja concluída como esperado.
Porém não basta persistir, pois às vezes não depende apenas do que fazemos para sermos brindados com o êxito e por isso que se faz necessário armar-se de paciência para que os obstáculos sejam contornados um a um.
Como diz o autor do texto citado: “É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.”
Pense nisso e siga em frente!

MARIA LÚCIA

É possível

Ontem falamos sobre a importância da atividade física para prevenção de doenças degenerativas do envelhecimento e lembrei que vi num programa de TV a reportagem sobre um casal que completou 80 anos de casamento. Cada um tem exatamente 100 anos. A família fez uma grande festa. São 12 filhos, muitos netos, bisnetos,  trinetos. O  senhor trabalha na roça desde os dez anos. Todas as manhãs ele caminha com sua enxada pelo campo a fora e vai fazer o serviço. Sua alegria e disposição são comoventes. O casal entrou  na igreja cada um com sua bengala. Ele acompanhou a cerimônia lendo o folheto sem óculos. Na festa fez questão de discursar agradecendo a presença de todos.  É possível chegar aos 100 anos com lucidez e atividade. Teremos que fazer a nossa parte. Portanto mais uma vez eu digo vamos nos mexer o máximo que pudermos para também completarmos 100 anos em plena atividade.

MARIA LUIZA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

É Carnaval!!!!


Faltam 16 dias para a Folia do Momo. Embora oficialmente no calendário apenas o dia 21, terça-feira de Carnaval seja marcado como feriado, todos consideram a sexta-feira anterior como o dia de abertura, aliás é neste dia que tradicionalmente o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro entrega, na Sapucaí, a chave da cidade ao Rei Momo e juntos fazem a abertura da chamada folia.
O carnaval desde os seus primórdios sempre foi considerado um período de grandes festas, onde tudo é possível. Era o período que antecedia os 40 dias de abstinência e jejum das religiões cristãs num oferecimento de sacrifício em agradecimento ao sofrimento de Jesus. Nestes dias a carne era liberada e os bacanais também.
Trazido para a atualidade os festejos de carnaval perderam, para a maioria, o sentido religioso, porém ainda preservam o sentido profano de tudo ser permitido.
E é a partir dessa constatação que vale lembrar, são 6 dias que geram conseqüências para, no caso deste ano que é bissexto, os próximos 360. Por isso, apresentamos aqui uma listinha do que não vale a pena esquecer:
  1. No caso de sol, a pele deve estar protegida;
  2. No caso de querer aproveitar ao máximo, não se pode descuidar da alimentação que deverá ser leve, porém constante;
  3. No caso de relações sexuais, principalmente com desconhecidos, NUNCA deixar de usar a camisinha;
  4. No caso de calor excessivo, manter o corpo sempre hidratado, fazendo uso de líquidos não alcoólicos, ou seja, não esquecer de beber água e outros líquidos entre uma bebida e outra.
  5. E sempre preservar um período de descanso entre uma balada e outra, evitando o esgotamento total do organismo.

Anotou tudo? Então, divirta-se e lembre-se em 2013 tem mais!

PLENA ENERGIA

Liberdade de escolha


Na vida escolhemos sempre.
O que se faz ou se deixa de fazer é a livre escolha de cada um, porém muitos no intuito de não se responsabilizar pelas escolhas que fez ou faz teima em imputar a terceiros tal responsabilidade.
Em determinados momentos percebe-se como sendo dos pais o direcionamento de seus atos. A criança não tem noção de seu poder e por isso acata as ordens, sugestões e opiniões dos adultos e mais tarde muitas de suas vontades resvala neste costume de ser influenciado pelas figuras importantes de sua vida.
É possível até que não se adquira consciência do próprio desejo livre das influências, achando que é exclusivamente seu um pensamento a respeito de um determinado assunto, que na verdade, analisado profundamente se descobre ser um outro exercendo sua autoridade.
Existem pessoas que passam a vida inteira repetindo atitudes, falas e comportamentos que um outro um dia lhe ensinou. E, embora, não pareça, esse jeito de ser é escolha. É a decisão de não assumir-se como indivíduo. Afinal pertencer a massa é bastante cômodo.
Quantas pessoas antes de tomar uma decisão se aconselham com “A, B ou C” e quando algo sai diferente do esperado reagem dizendo que: “fiz porque fulano falou para eu fazer.” Numa tentativa de livrar-se da “culpa” pelo fracasso?
A educação que está sendo passada de geração a geração é a educação que pretende apontar dedos para o outro no intuito de manter-se incólume. É uma educação que se preocupa mais em castigar do que em premiar, por isso precisa que o sujeito tenha sempre a impressão de estar “devendo” e por conta dessa impressão queira sempre livrar-se da dívida.

MARIA LÚCIA

Boas notícias 3

O livro também informa que atividade física é fundamental para a manutenção da saúde do cérebro.  Sabemos que o exercício físico faz bem para qualquer pessoa e é recomendado para qualquer idade. As pesquisas voltadas para o envelhecimento também reforçam essa atividade para ajudar no combate a hipertensão e diabetes.  Os neurocientistas agora pesquisam que caminhar e correr estimula a criação de novos neurônios. E o melhor de tudo é que esses novos neurônios nascem na área responsável pela memória. Portanto, mexa-se. Não fique parado. Se você não faz nenhuma atividade física, procure seu médico hoje mesmo e faça os exames necessários para obter autorização para praticar os exercícios.  Seu futuro agradecerá.

MARIA LUIZA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia Mundial do Mágico


Mágico tem de ser o povo brasileiro para viver com o seu salário mínimo e ler no noticiário a corrupção, os desvios de verbas e ainda salários de desembargadores que têm como teto máximo R$ 24.000, poderem chegar a mais de R$ 600.000, por conta de adicionais e manter-se conformado.
Mágica tem de ser a dona de casa para conseguir alimentar sua prole com parcos “tostões”.
Mágico tem de ser o pai de família que precisa com menos de R$ 700, abrigar com um teto, alimentar, dar educação, manter na escola, ter como ir e vir para o trabalho, prover com roupas e agasalhos, ludibriar o desejo dos filhos diante da apelação consumista insistentemente veiculada na programação televisiva, manter-se e manter sua família no caminho reto, embora poderosos da política e de outros meios estejam sempre envolvidos em “armações” com “ganho fácil”.
Mágicos temos de ser cada um de nós que ainda temos esperança de uma situação melhor onde o ser humano enfim descubra que todos perdemos quando poucos ganham. 

PLENA ENERGIA

Temos sempre algo a aprender...


Lendo o noticiário a partir do site Globo.com, fui surpreendida com uma notícia inesperada. Dizia: “Garoto peruano carrega feto de irmão gêmeo na barriga”. A notícia relatava o caso de um menino de três anos que deveria ter um irmão gêmeo, que simplesmente havia “desaparecido” entre o diagnóstico de uma gravidez de gêmeos e o parto. O pai que esperava ter dois filhos não entendia como apenas um havia nascido e do outro não se encontrava nenhum sinal. Foram precisos 3 anos para após uma tomografia e uma ecografia o feto ser localizado na barriga do menino. Segundo os médicos que estão acompanhando o caso existe 1 possibilidade em 500 mil nascimentos de algo assim acontecer. Número ínfimo que, porém se realizou, o que faz com que aprendamos que jamais poderemos conhecer tudo sobre todas as coisas e que precisamos estar abertos para o desconhecido que pode nos surpreender.

MARIA LÚCIA

Boas notícias 2

O medo de ser acometido por uma doença neurológica degenerativa ronda o envelhecimento. Saber que  fazer investimento no aprimoramento intelectual não  parando de estudar, fazendo exercícios que estimulem a memória como palavras cruzadas, ler muito são formas de estimular nosso cérebro  a criar novas estruturas celulares e assim diminuir a probabilidade de  doenças como o Alzheimer é uma grade notícia. Os pesquisadores chamam de reserva cognitiva o que adquirimos com o estudo continuado através de cursos formais ou mesmo como autodidata.  Portanto,  mãos a obra, não pare nunca de estudar. Que tal um novo idioma? Quantas pessoas tinham o desejo de se formar num curso superior e por diversas razões não puderam concretizar o sonho? Chegou a hora de investir na concretização do sonho adiado. Primeiro porque é muito bom para nossa estima realizar um desejo, segundo porque sabemos pelas pesquisas que isso é plenamente possível além de ajudar a manter a saúde cerebral.


MARIA LUIZA

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia da Saudade e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


Interessante que o dia da saudade seja também o dia nacional das histórias em quadrinhos afinal nada melhor para estimular a memória e encher alguém de saudade do que as lembranças do tempo em que os gibis com suas histórias em quadrinhos eram companhias inseparáveis.
As histórias em quadrinhos surgiram no Brasil no século XIX. A revista “Tico Tico” de 1905, já no século XX é considerada a primeira revista em quadrinhos publicada no Brasil.
Atualmente nos cinemas está em cartaz “Tim-Tim” com suas aventuras que antes eram lidas e relidas nas revistinhas. 

PLENA ENERGIA

Fantasia Sexual


No tema anterior tratávamos da sexualidade durante a gravidez. Hoje falaremos sobre como tornar o relacionamento mais sensual.
O relacionamento sensual é regido pela paixão e isso não importa se você acabou de conhecer alguém ou se já fez bodas de ouro, pois paixão é o que move as pessoas. Uma pessoa apaixonada pelo que faz, sai para trabalhar com um sorriso no rosto, mesmo que esteja próximo de se aposentar. O seu relacionamento deve ser apaixonante enquanto ele existir. E embora não existam “receitas” ou “bulas” para que isso aconteça, pois como sempre destacamos há diferenças de um casal para outro, cada casal deve encontrar a sua forma de manter aceso o fogo da paixão.
E independente da forma, tornar um relacionamento apaixonante é fazer uso de jogos, de acessórios, de vídeos, em suma de criatividade para estimular o parceiro ou a si mesmo, com o intuito de tornar o momento sexual o mais prazeroso possível. O mais importante é acreditar na máxima de que tudo é possível na intimidade, desde que ambos permitam.
Alguém poderia perguntar: “Mas, o que são os jogos sensuais?”
E eu responderia, os jogos são as “brincadeiras”, a molecagem, no sentido lúdico que realizamos com o parceiro sexual.
Ele pode ser simples, como assumir um papel, como por exemplo, fingir que é um rei ou uma rainha da antiguidade e comer uvas no cacho; ou mais elaborado, como realizar uma fantasia que envolva preparação de ambientes, por exemplo, preparar o quarto com cheiros, sabores, cores e luzes de acordo com as tradições orientais e vestir-se de gueixa. Pode ainda fazer uso de “brinquedos eróticos”, tais como vibradores, pênis artificiais, anéis penianos, estimuladores de clitóris, filmes eróticos, etc.
Vale aqui uma lembrança: o que de fato estimula é a forma que você utiliza os vários instrumentos, seja o que for o que vai tornar a relação sensual é o como cada um se apresenta no momento sexual, não dá para estar no ato sexual como se estivesse cumprindo uma obrigação, de forma mecânica, como se preferisse fazer compras no shopping. Uma manga ou um sorvete chupados a dois podem apenas saciar o estômago ou podem levar ao prazer. É a maneira de encarar a manga como fruto ou como parte de um jogo erótico é que vai fazer a diferença.

MARIA LÚCIA

Boas notícias 1

Não faz muito tempo que a comunidade científica acreditava que os danos causados nos neurônios  eram irreversíveis. Com o avanço de novas  pesquisa e a tecnologia moderna  dos equipamentos de imagens,  já é possível afirmar que nossos neurônios podem passar por processos regenerativos e, mais recentemente que novos neurônios podem surgir quando alguma área é  afetada.  Barbara Strauch  informa, no seu livro “O melhor cérebro de sua vida” Editora Zahar,  que a plasticidade cerebral é uma realidade. Ela fez várias entrevistas com renomados neurocientistas e estudou vasta literatura sobre o assunto. O envelhecimento da humanidade  permite o avanço científico nessa especialidade. Um dado interessante que  ela nos informa é sobre a melhor idade do nosso cérebro para desenvolver o aprendizado ser entre quarenta e setenta anos. Isso, com certeza é uma ótima notícia. Melhor ainda saber que a capacidade de aprendizagem não tem limite de idade. Amanhã voltarei ao assunto.


MARIA LUIZA

domingo, 29 de janeiro de 2012

Domingo: último do mês

Lá se vai o primeiro mês do ano de 2012.
Que tal fazer o seu primeiro balanço anual?
Mas não é para ver as falhas não, é para decidir o que você precisa priorizar daqui para frente para atingir seus objetivos no final.
É para presenteá-lo pelos acertos já atingidos.
É para reformulá-lo nos aspectos que você ache que precisa de mudanças.
E, sobretudo, é para fazê-lo mais “leve” para que você tenha prazer em segui-lo.
E se agora você me perguntar?
“- Ah, então, devo sempre passar a mão em minha cabeça e esconder meus erros?”
Vou ter te responder:
“- Claro que não. Mas também não precisa ser o carrasco de si mesmo o tempo todo. Não é não?”
Se você se preocupar em acertar seu projeto para que possa realmente realizá-lo a tendência é que cada vez ele apresente menos falhas.
E então, convencido? Mãos à obra!

PLENA ENERGIA

O sexo no casal grávido 3

Assim como o primeiro trimestre, o último também causa muita ansiedade. Normalmente os casais querem saber se o sexo neste período pode causar a precipitação do parto.
Se falarmos de uma gravidez sem complicação o último trimestre, tal qual o primeiro não traz nenhum impeditivo para o casal continuar mantendo relações. As posições é que terão de se adequar de acordo com o que é mais confortável para a mulher. Porém, há de se ficar atento não a todo o terceiro trimestre, mas, e isso é muito importante, ao finalzinho da gravidez quando o bebê já se apresentar pronto para o nascimento, pois neste caso sim, se o homem ejacular dentro da vagina, a substância prostaglandina, presente no esperma poderá provocar contrações uterinas desencadeando o trabalho de parto.
Uma última questão a ser abordada neste tema é bastante relatada pelas mulheres em trabalhos que realizo no consultório.
A grande maioria das mulheres, que se permite continuar com vida sexual ativa durante a gravidez, afirma ter experimentado um sexo melhor do que o que tinha até então. E o fato é facilmente explicado, afinal as mudanças hormonais ocorridas com a gravidez aumentam o fluxo sanguíneo fazendo a vulva e a vagina inchar e ficarem hipersensíveis, o que pode gerar orgasmos intensos ou múltiplos em mulheres que antes não os tinham experimentado. Além dessas mudanças muitas delas dizem ter experimentado uma sensação de liberdade total durante a gravidez já que não havia necessidade de preocupar-se com anticoncepcionais, camisinha, TPM e por isso podiam entregar-se sem sustos e livremente a atividade sexual.

MARIA LÚCIA

Doação

Estamos comentando sobre assuntos difíceis e não posso deixar de lembrar a importância da doação de órgãos. A espera por coração, fígado, rins, pulmões é longa.  Essa demora é dolorosa para o paciente e seus familiares. Quem aguarda vive num clima de esperança por uma vida melhor ou o momento de partir. Quando não temos preconceito ou medo de falar sobre esse assunto a família fica sabendo da vontade de ser doador. Ao expressar a vontade de ser doador numa conversa franca e natural facilitamos para nossa família a difícil tarefa de autorizar  a doação.   Se isso não foi especificado previamente tudo fica mais difícil. Uma série de dúvidas surge. Apesar das equipes estarem preparadas para orientar as famílias dos possíveis doadores, sempre haverá  uns  favoráveis a doação  e outros discordando, ocasionando um clima desconfortável  num momento tão delicado. Estando tudo  determinado  quando estamos saudáveis e de bem com a vida, a decisão é fácil e sem traumas. Apenas estará sendo feita a vontade da pessoa que morreu. O que você pensa sobre isso? Você já manifestou a vontade de ser um doador de  órgãos?  Suas dúvidas já foram devidamente esclarecidas?

MARIA LUIZA