DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de outubro de 2011

Dia internacional de atenção à gagueira

Segundo Gabriela Cabral da Equipe Brasil Escola, a gagueira ou disfemia é um distúrbio ou transtorno de linguagem que faz com que a pessoa repita sílabas e faça pausas durante a pronúncia de uma palavra. Tal transtorno além de dificultar a comunicação da pessoa faz com essa se sinta diferente das outras, diminuindo seus diálogos dentro e fora de casa.
Neste dia a Associação Brasileira de Gagueira pede para que as pessoas saiam à rua usando uma fita verde em apoio à pessoa com disfemia. O Plena Energia apoia essa luta. Se você sair de casa hoje, use uma fita verde em seu braço ou carro.

PLENA ENERGIA

Sonhos


Ontem pedíamos para que você se deixasse sonhar acordado.
Mas, por que é tão importante sonhar?
Quando sonhamos ou imaginamos algo as áreas cerebrais, que seriam ativadas para a realização desta ação, são acionadas parcialmente, o que desenvolve a capacidade cognitiva que normalmente deixamos adormecida por conta de medo ou descrença em nós mesmos.
O sonho que ocorre durante o sono acontece em um momento em que as pessoas não estão expostas a experiências sensoriais e por isso o cérebro pode organizar as memórias. No sono “escolhemos” o que pode ser esquecido e qual conteúdo precisa ser armazenado.
Quando paramos, um instante nossos afazeres diários e deixamos nossa mente livre para sonhar, criamos um ambiente mental propício a nos levar a realizações.

MARIA LÚCIA

Dança Sênior 1

A Dança Sênior foi criada na Alemanha, em 1971, pela coreografa e psicopedagoga Ilse Tutt com o objetivo de proporcionar uma atividade especial para as pessoas idosas, oferecendo qualidade de vida através da dança. Em 1978 chegou ao Brasil tendo seu primeiro grupo na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro dirigido por Christel Weber.  O Conselho Nacional fica em Pirabeiraba, Santa Catarina, tendo atualmente  várias regionais distribuídas pelo Brasil. As coreografias são adaptadas as necessidades das pessoas idosas e tem têm como base danças folclóricas de diversos países e agora também do Brasil. Ao executá-las os idosos estimulam a circulação, respiração, trabalham a musculatura,  exercitam a memória sempre num clima de descontração e muita alegria. A Dança Sênior pode ser praticada em pé com os idosos independentes ou sentada destinada aos mais  idosos e  com algumas limitações. A participação em roda  gera  maior socialização. O lema da Dança Sênior é “mais vida aos anos”. Amanhã voltarei ao assunto.


MARIA LUIZA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Poder do Sorriso


Hoje queremos reproduzir um texto de Jean Vieujan, publicado no calendário comercializado pelas Editoras Paulinas, pois seu tema está ligado ao que nós do blog Plena Energia acreditamos.
“O sorriso é um dos presentes mais lindos que Deus deu à humanidade. Sobre o sorriso os chineses têm uma bela mensagem:
O homem que não sabe sorrir não deve abrir uma loja.Um sorriso não custa nada, mas cria muita coisa.Dura um só momento, mas sua lembrança poderá perdurar a vida toda.Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo.Mas não tem utilidade, enquanto não é dado.E, por isso, se no teu caminho encontrares um homem por demais cansado para dar um sorriso, deixa-lhe o teu. Pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais sorriso para oferecer”

Você já deu um belo sorriso hoje?

PLENA ENERGIA



Memória

Falamos de recordações avivadas pelo velho baú e arquivos do computador. Agora pensamos no cérebro que contem todas as informações e na nossa memória.
Se descuidarmos do baú ou se o computador tiver algum problema poderemos perder as fotos retrospectivas de nossa vida. Mesmo que isso aconteça ainda poderemos resgatar os fatos das fotos através da nossa memória. Cuidamos do nosso baú e mais ainda do computador. E da memória? Será que damos a mesma atenção e cuidado?
A preocupação com a memória só começa quando as falhas surgem. Devemos cuidar sempre da nossa saúde total e a memória pode e deve ser exercitada a cada dia. Sabemos hoje que a capacidade de aprendizagem pode ser permanente, independente da idade. Com a idade mais avançada o processo pode ser mais lento  sem alterar a qualidade. Você exercita sua memória? 

MARIA LUIZA

Melhorando seu autoconhecimento


Quando alguém está em busca de se autoconhecer precisa necessariamente permitir-se penetrar em suas profundezas sem medo do que possa encontrar, pois seja o que for, é uma parte indivisível de si mesmo.
Algumas linhas psicológicas chamam esta busca de mergulho, outras de viagem, porém todas concordam que esse passeio pelas próprias entranhas é o único caminho para quem quer estar o mais próximo possível do próprio eu.
O processo terapêutico atua com este objetivo, ou seja, ajudar o cliente a consentir este “passeio”.  Como a busca pelo desconhecido assusta, é necessário que a pessoa esteja firme em seu propósito de encontrar-se consigo mesma para que permaneça na caminhada pelo tempo que for preciso para atingir seu objetivo.
Como sugestão para o dia de hoje, queremos convidá-lo a, parar o que estiver fazendo em um momento do dia escolhido por você. Pensar em algo que você esteja querendo realizar ainda este ano e... Após descobrir o que é, fechar os olhos e viajar para dentro de si mesmo, construindo a experiência em seu íntimo. Construa utilizando muitos detalhes, como se ela fosse real para o momento. Após um tempo nessa viagem, pegue papel e caneta ou lápis e descreva-a ou desenhe a experiência vivida.
Bom Passeio!

MARIA LÚCIA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Prevenção é a palavra chave de combate à osteoporose. Doença degenerativa de nossos ossos, a osteoporose, chega a fazer alarde, se instala e de repente, um osso quebrado por um pequenino tropeço.

Os especialistas dizem que para prevenir devemos nos exercitar, caminhar, enriquecer nossa alimentação com cálcio. Atitudes simples que evitam grandes problemas.

Então, use e abuse da prevenção!!

PLENA ENERGIA

Estratégias utilizadas na resolução de problemas 2


Diferente dos problemas objetivos do cotidiano nos quais conhecemos os fatores que podem nos ajudar a resolvê-los, nos problemas subjetivos ou existenciais a maior parte dos seus elementos é desconhecida por nós. Isso torna o sofrimento mais demorado e enigmático. Além disso, são passíveis de múltiplas soluções, já que suas possíveis respostas não são certas ou erradas.
Nos problemas subjetivos o que está em jogo é o como se posicionar e fazer escolhas que mais se aproximem do seu objetivo maior. Por isso, o primeiro passo é clarificar a sua meta de vida e as alternativas envolvidas diante do problema do momento.
Partindo desse conhecimento é possível então, focar a atenção para a alternativa que levará a solução do problema. Somente a partir da conscientização do que se busca é possível iniciar o movimento que transformará a passividade em ação.

MARIA LÚCIA

O arquivo

Fim de semana. Tarde chuvosa. Ótima oportunidade para rever arquivos. Escolho o de fotos. Tudo colorido, bem preservado parece que o tempo nem passou. A tela vai trocando e uma festa aparece, noutra vários amigos, pessoas que deixaram saudade. A cada clique uma foto sucedendo a outra. Será que a emoção ao rever essas imagens são as mesmas quando podemos usar vários sentidos? Parece mais impessoal esse suceder de fotos.
Penso: e se tivesse acontecido algum problema no computador e todas essas fotos tivessem sido deletadas?
Reflexão de quem ainda não aprendeu a lidar com a máquina e prefere usar o velho baú para guardar saudade.

MARIA LUIZA


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lembranças

Ontem e hoje pedimos a você para buscar lembranças em sua memória. Pedacinhos de vida arquivados, mas que podem ser utilizados no momento que você decidir.
Amanhã, dia 20, será o dia do arquivista e queremos homenageá-lo por exercer essa “árdua” tarefa de não nos deixar esquecer nossa história.

O baú

Fim de semana. Tarde chuvosa. Ótima oportunidade para colocar os armários em ordem, arrumar gavetas. Foi assim que encontrei uma caixa de madeira. Dentro dela muitas  fotografias. De todos os tamanhos, amareladas, algumas quase desbotadas indicavam que o tempo passa.  Momento de reviver fatos esquecidos, datas comemorativas, rir das roupas estranhas, lembrar  de amigos que o tempo afastou e saudade dos que nos precederam na jornada da morte. Essas fotos têm cor, cheiro, podem ser tocadas, impressionam os olhos. Usamos vários sentidos para extravasar sentimentos que a memória traz a tona.

Num momento de reflexão me pergunto: e no futuro, quando só existirem fotos armazenadas nos computadores?


MARIA LUIZA

Estratégias utilizadas na resolução de problemas

A literatura descreve problema como uma dificuldade com a qual o indivíduo se depara na busca de seus objetivos de vida. Há muitos meios de resolver problemas. Qual você utiliza com maior freqüência? 1. Você “ataca” para não ser atacado? 2. Você espera o ataque? 3. Você entra em pânico e fica paralisado? 4. Você foge do problema buscando alternativas pouco saudáveis? 5. Você busca a sua solução? Quando você utiliza o primeiro meio citado está agindo com um comportamento paranóico, que faz com que o perigo seja visto até onde é inexistente. Já o segundo descreve uma atitude submissa que pode gerar a depressão. O terceiro que acaba por imobilizar o sujeito faz com que o problema continue sem resolução, assim também a quarta forma que produz “bengalas”, que causam a sensação do problema não mais existir o que não é verdade. Por isso, só nos resta o quinto meio citado e é dele que falaremos no texto de amanhã.

MARIA LÚCIA

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OI GENTE, VOLTAMOS...

QUEREMOS LEMBRÁ-LO QUE O BLOG PLENA ENERGIA TAMBÉM É RÁDIO, POR ISSO VOCÊ PODERÁ OUVIR BELAS MÚSICAS ENQUANTO LÊ NOSSOS TEXTOS. E NÃO ESQUEÇA, ESTAMOS AGUARDANDO SEUS COMENTÁRIOS. INTERAJA CONOSCO! DÊ SUGESTÕES, FAÇA CRÍTICAS, OPINE, ESCOLHA O ASSUNTO A SER TRATADO NO BLOG, RESPONDA NOSSAS ENQUETES E NÃO ESQUEÇA... ELE É FEITO PARA VOCÊ, POR ISSO APROVEITE-O.

PLENA ENERGIA

Recomeçar

Estamos retomando as atividades no blog. Pensamos nas várias ocasiões da vida onde  tivemos  que enfrentar um recomeço  e  nas emoções que vagueiam  por  nossa mente em momentos  assim.   Sensação de fracasso; pausa necessária para reavaliação de objetivos; a procura de novos rumos na jornada;  correção de erros não previstos; desânimo; tantas questões  a pensar.   Um fator novo que  surgiu  deve ser analisado - o imprevisível. A chuva em quantidade excessiva mudou o rumo de muitas vidas que  direta ou indiretamente sofrerem  com a tragédia. Depois vieram os problemas de saúde para nós duas. Agora com a dor da tragédia amenizada e os problemas de saúde  resolvidos,  estamos  recomeçando nosso encontro diário. Você também já deve ter recomeçado  em algum momento. Como foi para você passar    por essa experiência? Para mim essa interrupção do blog serviu para “recarregar as baterias” como dizemos popularmente.   Aguardamos sua opinião sobre esse tema. 

MARIA LUIZA

Use sua memória

Ao longo desses nove meses em que estivemos “fora do ar” muitas situações problemáticas surgiram em nossas vidas e as fomos solucionando a medida que surgiam, por termos refletido sobre formas para melhor solucioná-las. Pensamos muito sobre estratégias utilizadas na resolução de problemas e é sobre este assunto que falamos em nosso retorno. Por hoje, queremos que você relembre alguns problemas pelos quais passou nestes 10 meses do ano e tente lembrar que estratégias utilizou para saná-los.


MARIA LÚCIA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Heróis

Médicos, terapeutas, professores, pais pelo inconsciente coletivo são infalíveis, imortais, nunca ficam doentes, não entram em crise, ou seja, são os heróis. Daí o indivíduo cresce e muda os conceitos, mas continua no íntimo achando que médicos não adoecem, terapeutas não entram em crise existencial, professores nada desconhecem e pais, pobre dos pais, estes continuam infalíves, imortais e sempre sãos.

Um belo dia se deparam com a verdade, mas ainda muito intimamente, o sujeito continua sem poder acreditar que humanos são humanos não importa a função que exerçam em sua humanidade.

Você, que acompanhava o blog plena energia no ano passado, deve estar se perguntando, aonde essa introdução vai levar... Explicamos.

Após quase um ano de inatividade em nosso blog estamos de volta. E por que paramos todos estes meses? Simples, ambas as terapeutas que escrevem para o blog tiveram sérios problemas de saúde física e estavam em tratamento. Embora a mente fervilhasse querendo manter o blog no ar, o mais acertado foi pararmos este tempo, pois não estávamos gozando de pleno vigor.

Nosso objetivo inicial não foi alterado, queremos um blog ativo que tenha muita interação de nossos seguidores, seja por mensagem postada ou por email. Gostaríamos que a cada dia pudêssemos receber a sua participação através dos comentários, nos dando sugestões, opinando, tirando dúvidas, em suma, interagindo em nossa busca de atualizá-lo sobre questões que facilitarão o seu PLENO VIVER.

Finalizando, estivemos ausentes, mas esperamos não esquecidos, não queríamos estar aqui pela metade. Nessa volta, desejamos novamente ser presença constante em seu dia a dia.

Para complementar transcrevemos uma mensagem muito bonita de quem a autoria desconhecemos.



Acredite em você


Não importa do que é o mundo.
O importante: são os seus sonhos...
Não importa o que você é.
O importante é o que você quer ser...
Não importa onde você está.
O importante é para onde você quer ir...
Não importa o porquê.
O importante é o querer...
Não importa suas mágoas.
O importante, mesmo, são suas alegrias...
Não importa o que você passou.
O passado guarde na sua lembrança...
Não veja; apenas olhe...
Não escuta; apenas ouça...
Não toque; sinta...
O mundo é um espelho; não seja apenas um reflexo.
Só acreditando no futuro você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos...
Afinal, o que importa?
Você importa...


PLENA ENERGIA