DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de março de 2012

Carmem, a ópera


Hoje fazem exatamente 137 da estréia da Ópera “Carmem” composta por Georges Bizet. Na época o público francês freqüentador de óperas assistia a histórias inocentes e com pouco “vigor”, o contrário do que Bizet trazia com Carmem, uma cigana desprovida de qualquer moral, sem a menor sombra de remorso ou piedade, que a cada novo ato do espetáculo, enfeitiçava e levava os homens à perdição. Trazia ainda, no lugar do final feliz tão conhecido e seguro nos teatros de então, um assassinato em cena. Carmem é morta pelo amante, a punhaladas.
Pelo mesmo caminho ia a música, tão perturbadora quanto o enredo, que fez com que a maior parte, da imprensa da época, a considerasse um espetáculo repugnante e obsceno.
A originalidade de Carmen acabaria triunfando sobre os preconceitos e valores da época. Mas Bizet não viveria a tempo de assistir a seu próprio triunfo. Exatamente três meses após a polêmica estréia, recolhido a Bougival, uma pequena cidade do interior da França, ele morreria de um ataque do coração.

PLENA ENERGIA

Psicoterapia e o encontro com a felicidade 2

Um engano comum que acontece é a pessoa procurar o processo terapêutico na intenção de modificar o outro (um filho, o marido, um chefe, etc...).  Você  precisa descobrir  que ninguém pode fazer terapia para o outro. Não é falando do outro que podemos fazer com ele faça as  transformações que você gostaria que ele fizesse.  Quando você realiza  as mudanças no seu próprio comportamento é comum a mudança das pessoas  do seu núcleo. Uma simples questão de ação e reação. Se o cliente começa a agir diferente a resposta do outro também será modificada. Falando dos desafetos o cliente percebe onde esta sendo intransigente,  prepotente e autoritário em relação à pessoa que ama. A tendência é idealizar as pessoas  que fazem parte do convívio familiar ou até mesmo do círculo de amizade.  Decepcionam-se com as pessoas queridas não por serem como são e sim por não serem como foram idealizadas gerando mágoa desnecessária, sofrimento em vão. É necessário perceber que as pessoas  são o que são e não o que foi  imaginado para elas. Continua amanhã.

MARIA LUIZA

sexta-feira, 2 de março de 2012

O dia 2 de março e o futebol


Ao fazer pesquisa para descobrir fatos interessantes que tenham acontecido no dia de hoje, fiquei impressionada ao descobrir o número de futebolista que nasceram neste dia apenas no século XX, entre 1911 e 1990, nada mais nada menos que 53 e com certeza este número é maior já que nem a internet dá conta de tudo sobre tudo.
Destes 12 foram brasileiros. Chama nossa atenção também o fato de que alguns anos específicos o número de futebolistas nascidos ter sido considerável. Para citar alguns exemplos, no ano de 1972 foram seis; dez anos depois, em 1982 foram cinco; o mesmo acontecendo em 1985.
Se existe alguma ligação entre nascer no dia de hoje e gostar de jogar futebol não sabemos, mas que daqui há 20 anos eu vou tentar descobrir em que profissões trabalham os recém nascidos de hoje, pode ter certeza, afinal, como diz a propaganda, não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas.

PLENA ENERGIA

Um pouco da história da sexualidade brasileira 2


Documentos do tempo da Inquisição relatam que no mato, onde o sexo era consumado homem e mulher não tiravam a roupa, ele abaixava as calças e ela levantava saias e anáguas.
Textos históricos afirmam que o jesuíta Manuel de Nóbrega em 1549 escreveu ao Rei pedindo mulheres brancas, mesmo que prostitutas portuguesas fossem mandadas ao Brasil para casar com os portugueses para “acalmá-los”.
Em um livro escrito em 1627, pelo frei Vicente do Salvador, ele justifica a troca de nome do país de Terra de Santa Cruz para Brasil como sendo obra do “diabo”, que segundo ele, “empenhou-se em remover o nome cristão da terra e trabalhou para que em seu lugar vingasse o nome de “um pau de cor abrasada e vermelha” (no caso, o pau-brasil), mas adequado ao que pretendia para o país”.
O fato é que este ar libertário era acompanhado de sentimento de culpa associado à religião. A conseqüência é que muitos tabus foram sendo criados e por mais que os brasileiros tenham este “jeitão” de “experts” quando o assunto é sexo, o assunto ainda é tratado às escondidas e garotos e garotas acabam “aprendendo” com o colega da escola um ano mais velho que de fato nada tem a ensinar além de suas próprias dúvidas reveladas a outros colegas também um pouco mais velhos.

MARIA LÚCIA

Psicoterapia e o encontro com a felicidade


Todo processo psicoterapêutico geralmente tem como  objetivo , por parte do terapeuta, diminuir o sofrimento do cliente e mostrar alternativas para que esse desconforto possa ser atenuado. Nenhum psicólogo muda ninguém. Nenhuma pessoa muda outra pessoa. É a própria pessoa que sente  a necessidade de mudar,  se assim ela quiser, e dentro do processo terapêutico consegue  apoio emocional para as transformações necessárias.

Para que isso ocorra é necessário que a pessoa queira se conhecer melhor e aceitar perceber que os erros e acertos da sua vida foram decorrentes de uma série de fatores. Nem o cliente nem seus familiares são culpados. Rever perdas, traumas, mágoas, questões familiares é muito dolorido, não fisicamente e sim emocionalmente. Na busca do equilíbrio emocional vale a pena pagar esse preço. Amanhã  volto ao tema.


MARIA LUIZA

quinta-feira, 1 de março de 2012

Surge a “Cidade Maravilhosa”


Em 1565, na data de hoje, Estácio de Sá, funda a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro como um ponto estratégico para combater os franceses que aqui haviam se instalado.
Mem de Sá que era Governador-Geral do Brasil delegou a seu sobrinho, Estácio de Sá, a responsabilidade de afastar os franceses e estabelecer o domínio português na região. A expedição de Estácio desembarcou na estreita faixa de terra situada entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, e lá construíram trincheiras para a defesa, as primeiras casas e as paredes da primeira igreja, consagrada ao santo padroeiro da cidade.
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E porque quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.
O Rio de Janeiro após a expulsão definitiva dos franceses foi transformada em sede de governo da Colônia. E manteve-se nessa condição também durante o Império e boa parte da República. Só na década de 1960, a capital do Brasil foi transferida para Brasília. Nem por isso a Cidade Maravilhosa deixou de ser um símbolo brasileiro, principalmente no plano internacional.

PLENA ENERGIA

Um pouco da história da sexualidade brasileira


Em 1500 quando os portugueses aqui chegaram encontraram segundo Vaz de Caminha em sua primeira carta: “Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma”. Em trechos de textos de conhecidos historiadores encontramos diversos exemplos de como os portugueses que aqui chegavam “usavam” o povo aqui encontrado, no caso dos indígenas ou o que por eles foi trazido, os africanos para satisfazer os seus ímpetos sexuais não apaziguados pelas mulheres portuguesas que com eles vieram. Era comum o relato de relações sexuais ocorridas atrás de moitas.
A partir do que foi dito podemos afirmar que desde o descobrimento, o Brasil carrega o estigma de ser um paraíso sexual.
Continua amanhã ...

MARIA LÚCIA

Para pensar


Li esse texto que vou transcrever a seguir na  folhinha das edições Paulinas do dia 12 de dezembro de 2011. Gostei  da maneira como a autora, Maria Inez do Espírito Santo, tratou de um assunto que envolve tantos valores. Espero que gostem também.
Cuidar de Cuidados
“Se quisermos ter bons cidadãos, que zelem pelas ruas da cidade, pelos espaços públicos e valorizem o patrimônio que é comum a todos, precisamos ensinar nossos filhos a cuidarem de si mesmos e de seus pertences, a participarem dos cuidados da casa, da escola. Precisamos, mais que isso, dar exemplo. É comum ouvirmos declarações indignadas de pessoas sobre o mau estado das calçadas, das estradas, dos hospitais, dos parques...Mas, se observarmos melhor, veremos que muitas vezes são as mesmas pessoas que nem se lembram dos cuidados de preservação de seu vestuário, de sua higiene pessoal, com o tipo de alimentos que consomem, com os animais, com as plantas, com a água e com o ar. “Cuide do jardim e a as borboletas virão!”, diz a sabedoria.” 


MARIA LUIZA 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agora somente em 2016


Dia 29 de fevereiro, exclusivo dos anos bissextos, é cercado de misticismo.
Como todas as vezes que um dia 29 de fevereiro está para acontecer logo aparecem previsões nefastas como essas retiradas de um site na internet: Sorte ou mau presságio? A cada quatro anos, o mês de fevereiro tem 29 dias. Os mais supersticiosos consideram a data pouco comum e acreditam que, por isso, os anos bissextos não trazem boas vibrações. E o cosmo confirma. Em 2012, o dia, que só ocorre de quatro em quatro calendários, pode reservar acontecimentos nada agradáveis. A numerologia prevê que a próxima quarta-feira estará propícia à ocorrência de acidentes naturais e tragédias.”
Resolvemos pesquisar e como esperávamos encontramos apenas um único terremoto ocorrido nesta data no ano de 1960. Afinal como um dia que ocorre apenas de 4 em 4 anos poderia ter mais eventos que qualquer um dos outros 365 que ocorrem todos os anos?
Para combater misticismo e “achismo” basta parar, pensar e tirar suas próprias conclusões. De resto é acreditar que as 24 horas do dia de hoje pode ser o que desejarmos que seja. Que tal para começar, colocar um belo sorriso no rosto e no trajeto de casa ao seu compromisso cumprimentar as pessoas que normalmente você passa sem olhar?

PLENA ENERGIA

Quando este tipo de notícia deixará de ser manchete??? 3


Existe desde meados da década de 70, no Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, um trabalho médico e psicológico com transexuais. A partir da Resolução do CFM o trabalho ganhou a colaboração de urologistas e cirurgiões plásticos.
Outros trabalhos foram acontecendo ao longo dos anos 80 e 90, mas a primeira cirurgia gratuita só aconteceu após a Resolução de 1997, no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, no dia 8 de abril de 1998. 
Na atualidade muitos trabalhos similares têm sido desenvolvidos Brasil a fora, porém o grande problema ainda continua, pois a pessoa operada ainda esbarra com dificuldades legais e jurídicas para a mudança de documentos.

MARIA LÚCIA

Curiosidade


Fazendo arrumação dos armários no período de carnaval, descobri um caderno de receitas da minha falecida mãe no qual ela colava receitas recortadas do jornal.  Na última página em vez de receita encontrei uma lista que penso ser interessante pela maneira como foi redigido e reproduzo agora para vocês.  

“Aniversário de Casamento”

“Além das solenes e oficiais celebrações das bodas de ouro, de prata e de diamante, os esposos podem festejar, cada ano, o feliz aniversário de casamento, trocando presentes de acordo com o que o aniversário significa:
  • 1 ano: papel
  • 2 anos : algodão
  • 3 anos : couro
  • 4 anos : seda
  • 5 anos : madeira
  • 6 anos : ferro
  • 7 anos : lã
  • 8 anos : bronze
  • 9 anos : barro
  • 10 anos : cobre
  • 15 anos : cristal
  • 20 anos : porcelana
  • 25 anos :  prata
  • 30 anos : pérola
  • 35 anos : coral
  • 40 anos : safira
  • 45 anos : esmeralda
  • 50 anos : ouro
  • 55 anos : ametista
  • 60 anos : rubi
  • 65 anos : turquesa
  • 70 anos : platina
  • 75 anos : diamante
Era muito raro um casal completar 75 anos de casamento. Atualmente, como estamos vivendo mais, várias pessoas estão completando 100 anos com saúde e assim poderiam completar 80 ou mais anos de união  matrimonial. Que nome poderíamos dar as bodas de 80, 85 e 90 anos? O único problema é que agora muitas pessoas não conseguem manter um casamento por tanto tempo. Mas isso é assunto para outros carnavais.

MARIA LUIZA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que faz uma pessoa viver mais de 100 anos??


Em 28 de fevereiro de 1880 nascia em Varsóvia uma mulher que depois no Brasil adotou o nome de Maria Olívia da Silva. Aos 12 anos casou-se pela primeira vez tendo uma filha. Depois aos 28 anos casou-se novamente e teve outros 9 filhos legítimos. Além dos 10, adotou mais 4, sendo que ao morrer em 2010, com 130 anos, apenas 3 do total de 14 eram vivos ainda.
Embora não haja documento oficial comprovando a data exata de seu nascimento, seu registro civil brasileiro emitido em 1970 traz como data de nascimento o dia 28 de fevereiro de 1880.
Desde criança trabalhou na roça, ajudando a plantar feijão, capinar grama e a colher algodão e café.
Ao falar sobre sua longevidade afirmava que a causa da mesma estava na alimentação que adotava, baseada em feijão e banana.
Ao morrer estava pesando cerca de 30 quilos, possuía 50% de visão e 20% de audição, mas apresentava problemas renais, cardíacos e pulmonares.
Mas... voltando a pergunta do título - O que faz uma pessoa viver mais de 100 anos?? – você saberia responder?

PLENA ENERGIA

Quando este tipo de notícia deixará de ser manchete??? 2


Como dissemos a transexualidade não está necessariamente ligada ao homossexualismo. Porém como este também é alvo de discriminação por parte da sociedade em geral.
No Brasil, atual, com a aprovação da Resolução de nº 1482 de 97 do Conselho Federal de Medicina, passou a serem autorizadas, de acordo com determinados critérios, a realização de cirurgias de transgenitalização. Este fato fez com que os transexuais passassem a ter sua condição e suas questões veiculadas na mídia, tornando-as mais visíveis para a sociedade.    
No ano de 2002, nova Resolução do CFM, com o nº 1652 de 2002 amplia a Resolução de 97, trazendo novos avanços para a questão da transexualidade.
Essa nova Resolução determina:
  1. autoriza a cirurgia de transgenitalização do tipo neocolpovulvoplastia e/ou procedimentos complementares sobre gônadas e caracteres sexuais secundários como tratamento dos casos de transexualismo;
  2. autoriza, ainda a título experimental, a realização de cirurgia do tipo neofaloplastia e/ou procedimentos complementares sobre gônadas e caracteres sexuais secundários como tratamento dos casos de transexualismo;
  3. mantém as definições de transexualismo;
  4. mantém a seleção dos pacientes;
  5. as cirurgias para adequação do fenótipo feminino para masculino só poderão ser praticadas em hospitais universitários ou hospitais públicos adequados para a pesquisa;
  6. as cirurgias para adequação do fenótipo masculino para feminino poderão ser praticadas em hospitais públicos ou privados, independente da atividade de pesquisa.
MARIA LÚCIA

Arrumação


Aproveitei o carnaval para arrumar meus armários e colocar meus documentos em ordem. Encontrei a cópia de um  texto de autor desconhecido que li para meu grupo de Dança Sênior em 2009. Acredito que vale a pena transcrever para vocês.

“A borboleta e a flor”
Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste, pois não entendeu por que o seu pedido veio errado. Daí pensou: “Também, com tantas pessoas para atender...” E resolveu não questionar. Passado algum tempo,  homem foi verificar o seu pedido que deixara esquecido. Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto nascera a mais bela das flores e a horrível lagarta transformara-se numa belíssima borboleta. Deus  sempre age certo: O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado. Você pediu  a Deus uma coisa e recebeu outra, confie. Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa no momento certo. Nem sempre o que você deseja é o que você precisa. Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar. O espinho de hoje será a flor de amanhã.


MARIA LUIZA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012




Que em 27 de fevereiro de...

1964 - o governo italiano pedia ajuda publicamente para salvar a torre inclinada – a Torre de Pisa - que ameaçava desabar. Várias tentativas foram feitas, mas apenas em 1999 um plano para impedir o colapso foi bem-sucedido?

1990 – após ficar 27 anos preso, Nelson Mandela chegou a Zâmbia, em sua primeira viagem internacional e em ...

2012 – O mesmo Nelson Mandela, agora, ex-presidente sul-africano e com 93 anos, obteve alta, e hoje, já está novamente em casa, após ter sido hospitalizado e passar por uma laparoscopia?

1996 – os primeiros games da série Nintendo – Pokémon são lançados no Japão?


PLENA ENERGIA

Grupo de convivência

É mais fácil para as mulheres participarem dos grupos de convivência. Elas freqüentam as atividades religiosas com mais assiduidade, participam de academias de atividade física e assim vão formando e participando de vários grupos. Para o homem é sempre difícil aderir a esses grupos. Alguns vão com suas companheiras e terminam ficando.  Outros não querem participar porque acham que não é para eles, são assuntos femininos, preferem ficar em casa vendo TV. Muitas são as justificativas. Os poucos que participam, porém sabem os benefícios das atividades. No grupo de Dança Sênior Alegria de Viver tem a participação de dois homens. Muito pouco comparado ao número de mulheres (aproximadamente cinqüenta). Acredito que muitos não aderem aos grupos por preconceito. Sugerimos então que participem para ver como irão se sentir e observar qual pode ser a contribuição deles para o grupo. Com certeza irão mudar sua maneira de ver os idosos em grupos de convivência.

MARIA LUIZA 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quando este tipo de notícia deixará de ser manchete??? (1)


Companhia aérea tailandesa terá equipe com aeromoças transexuais.” Esse tipo de notícia só vira manchete por conta de preconceitos e discriminações, ou será que algum dia veremos manchetes do tipo: “Homem de 25 anos, da raça branca e recém saído da universidade de Administração de Empresas assume a gerência da empresa de sua família.”
Será que para virar manchete é preciso ser considerado estapafúrdio, estranho ou pouco comum?
Quando estaremos prontos para aceitar coisas diferentes daquelas que nós mesmos acreditamos ou vivenciamos e ficaremos livres para conhecê-las e usufruirmos das benesses da diversidade?
Para entender um pouco o transexual é necessário conhecer sua definição. No linguajar da sexologia o transexual é a pessoa que deseja viver, e claro ser aceita, como um ser de sexo diferente do que apresenta fisicamente ao nascer. Bem diferente do homossexualismo que está ligado a questão da atração erótica por pessoas do mesmo sexo que o seu.
Para a Organização Mundial de Saúde, a transexualidade é um tipo de transtorno de identidade de gênero, já que tanto homens como mulheres transexuais apresentam sensação de desconforto ou impropriedade, ou seja, sensação de não pertencimento, ao seu sexo anatômico.

MARIA LÚCIA