DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa


A data foi oficializada pelo presidente Lula através da Lei nº 11.635 como um incentivo ao respeito e à liberdade religiosa, em 2007. A data escolhida homenageia Gildásia dos Santos e Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda. Poderia ser outra qualquer, pois a cada dia devemos lembrar de respeitar as diferenças seja religiosa, de cor, sexual, cultural, etc.
Quando se percebe que na natureza cada um é apenas mais um, porém com a responsabilidade de participar do todo e que no Universo o ser é apenas um grãozinho diante de sua imensidão descobre-se que são as diferenças que constroem o equilíbrio necessário à manutenção da vida. É a interação dos diferentes que possibilita a plenitude.

PLENA ENERGIA

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Museu de Arte Moderna do RJ


Em 1949 no dia 20 de janeiro aconteceu a inauguração da primeira exposição no MAM.
Ao longo de sua história, o museu criou a sua cinemateca. E essa, em seus 50 anos de existência firmou-se como centro de referência da memória do cinema brasileiro e mundial, para o público e pesquisadores, do Brasil e do exterior. Este mês, a Cinemateca do MAM exibe as mostras "O Capital" e "Future Shorts 2011".
Além das exposições e de sua coleção de artes, o MAM ainda conta com atividades que tem por objetivo fazer a interação do homem com a arte. Uma dessas atividades é o núcleo experimental, que é um programa de visitas e “diálogo” do “museu” com o público de forma a aproximá-lo o mais possível. Fazem parte do seu entorno, além da cinemateca, uma biblioteca e uma casa de shows, a Vivo Rio e ainda, uma livraria, uma loja de produtos de desenho e pintura, um restaurante e um barzinho. O MAM funciona para visitação de terça a sexta de 12h às 18h e aos sábados, domingos e feriados de 12h às 19h.
Se você não conhece o MAM vale agendar uma visita. Que tal?

PLENA ENERGIA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Calendário: a origem dos nomes dos meses


Transcrito, literalmente do site wikipedia.

“Janeiro: Jano, deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
Fevereiro: Februus, deus etrusco da morte; Februarius (mensis), "Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 45 a. C.. Relacionado com a palavra "febre".
Março: Marte, deus romano da guerra.
Abril : É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.
Maio: Maia Maiestas, deusa romana.
Junho: Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter.
Julho: Júlio César, imperador romano. O mês era anteriormente chamado Quintilis, o quinto mês do calendário de Rómulo.
Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.
Setembro: septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.
Outubro: octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.
Novembro: novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.
Dezembro: decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.
PLENA ENERGIA


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Calendário: e a história continua ...


Após a decisão de dividir o calendário gregoriano em doze meses. Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro. E para evitar novos atrasos, foram criados os anos bissextos. Nem todos os anos seculares são bissextos. Para um ano secular ser bissexto tem de ser múltiplo de 400. Deste modo, evita-se a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos existente no calendário juliano.
A mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos. Primeiramente foi adotado por Portugal, Espanha, Itália e Polônia; e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus. Os países onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adotá-lo, caso da Alemanha (Baviera, Prússia e demais províncias) (1700) e Reino Unido (Inglaterra) (1751). A adoção deste calendário pela Suécia foi tão problemática que até gerou o dia 30 de fevereiro. A China aprova-o em 1912, a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1927.

PLENA ENERGIA

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Calendário



Pelo calendário gregoriano estamos no 17º dia do ano, mas existem outros calendários e, portanto, o que nos é apresentado de certa forma pode ser bem diferente para outros povos. Segundo o site wikipedia, o calendário gregoriano é utilizado na maior parte do mundo. Em todos os países ocidentais; mas países como Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, entre outros, não o aplicam.
Ele foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano. Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano porém somente após cinco anos de estudos, é que ele foi elaborado e foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.
O calendário gregoriano se distingue do juliano em vários aspectos, mas em sua implementação o mais importante foi a omissão de dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582) para que houvesse a correção da medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2425 dias solares.

Continua ....

PLENA ENERGIA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Origem


É interessante como as pessoas estudam a história. Nos anos escolares ensina-se as história do bairro, da cidade, do estado, do país, do continente, do mundo enfim. Na internet tem-se acesso a tantas informações históricas que facilmente com apenas uma pergunta é revelado os acontecimentos dos dias 16 de janeiro de anos e anos para trás, por incrível que possa parecer desde antes de 1550.
Mas e a história de cada um? Quem pergunta a origem do nome? Como foi o próprio parto, ou seja, se aconteceu no dia em que o organismo “quis” ou se houve uma indução ou uma cirurgia, que “fabricou” o real dia de origem? Quem faz pesquisa para descobrir a história do relacionamento dos pais e cria hipóteses para justificar o primeiro encontro? Antes até, o encontro de avós e bisavós, quem pergunta ou sabe como foi?
Estuda-se os encontros de Sócrates e seus discípulos, mas há pouco interesse no conhecimento da história pessoal. Nossa proposta de hoje é convidá-lo a buscar informações sobre sua história pessoal. Desejamos que tenhas sorte em sua “escavação”.


domingo, 15 de janeiro de 2012

Dia Mundial do Compositor - Composições Brasileiras do Século XX 4


A Pedra Do Gênesis (1988)

Raul Seixas

No fundo do oceano existe um baú que guarda o segredo almejado desde a aurora dos tempos por gênios, sábios, alquimistas e conquistadores. Eu conheci esse baú num estranho ritual revelado a poucos. Hoje eu posso enfim revelar que essa busca de séculos foi em vão.


A Pedra do Gênesis, a Pedra do Gênesis
Está bem aqui e agora, a Pedra do Gênesis
Você pode tocar

É a escada do seu velho sonho
Que vai dar sempre onde começou
É a chave do maior poder
Que não vale um chiclete
Que alguém mascou, mascou

A Pedra do Gênesis, a Pedra do Gênesis
Está bem aqui e agora, a Pedra do Gênesis
Você pode tocar

É a Pedra de cada dia
Que está no chão de qualquer lugar
Aonde o mendigo pisa
E o santo cospe, quando passa, nessa pedra

A Pedra do Gênesis, a Pedra do Gênesis
Está bem aqui e agora, a Pedra do Gênesis
Você pode tocar

É Deus traçando linhas tortas
É mais um que nasce e começa a morrer
Jogando jogo da velha, o jogo da guerra
Sem poder vencer, sem vencer

A Pedra do Gênesis, a Pedra do Gênesis
Está bem aqui e agora, a Pedra do Gênesis
Você pode tocar, a Pedra do Gênesis



PLENA ENERGIA