DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 2 de outubro de 2010


Idoso, velho, antigo, ultrapassado... Nada disso faz sentido para o avanço da idade quando estamos usufruindo o passar dos anos com alegria. Rótulos não se enquadram, quando sabemos aproveitar cada momento da nossa existência. Que cada um possa refletir sobre a importância social e política que as pessoas com mais idade conseguiram no mundo. Comemore com muita saúde e alegria o seu dia. A frase do poeta mário quintana que traduz em versos o que penso, seria:
"o segredo não é correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." 



PLENA ENERGIA

O cérebro gosta de ser desafiado

Estimular o cérebro com novos desafios é uma das maneiras saudáveis de se manter a memória sempre ativa. Ler e fazer palavras cruzadas também são exercícios que ajudam a estimular as funções cognitivas. Hoje já existem vários cursos de idiomas, informática, que abrem turmas só para terceira idade.
O Rio de Janeiro vai precisar de pessoas com conhecimento em diversos idiomas, pois em breve será palco de eventos internacionais de grande porte: Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016).
Que tal começara a preparação imediatamente?
Boa sorte, seu cérebro agradece.

MARIA LUIZA

Psicoterapia Existencial

O Existencialismo, enquanto filosofia e movimento, surge quebrando os paradigmas das manifestações artísticas, literárias, filosóficas, psicológicas, ou seja, na ciência e na cultura como um todo.
A Psicologia Existencial inicia em um momento histórico de insatisfação com os resultados obtidos através da Psicanálise. Concebe o ser humano de forma diversa a concepção psicanalítica.
Ela pretende realizar a investigação do indivíduo buscando que o mesmo sobressaia e revele, livremente, o que nele há de individual, particular, único e concreto. O objetivo é ajudar o cliente a se comprometer consigo mesmo, responsabilizando-se por sua própria existência e suas escolhas, descobrindo quem de fato é e construindo-se para poder tornar-se aquilo que de fato deseja ser.
Como isso acontece na prática será o assunto de amanhã... até lá!

MARIA LÚCIA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RESULTADO DA PESQUISA




Na nossa enquete 100% das pessoas responderam que acreditam que pessoas na 3ª idade podem descobrir novos amores.
Um de nossos leitores perguntou se essas respostas não seria apenas por ser o "politicamente correto" e maria luiza respondeu que acreditar todos podem e disse que para que essa possibilidade se tornasse real as pessoas teriam que enfrentar O ENVELHECIMENTO COMO UMA ETAPA DA VIDA.
É claro que existe ainda um certo preconceito e hoje sendo o dia internacional do idoso é dia de nós lutarmos contra essa atitude.
Devemos lutar também contra todos os outros preconceitos que existem para outros tipos de relacionamentos.

PLENA ENERGIA

Terapia: a hora do autoconhecimento 4

Como você se vê?

A ideia que as pessoas, em geral, fazem de terapia, as leva a não aproveitar a oportunidade de enriquecimento interior que podem obter com ela.
É comum irmos a médicos e a dentista quando percebemos algo errado com nossa saúde física, porém o mesmo não acontece quando é a nossa emoção que não está em equilíbrio.
Por sua formação, o psicólogo, atua com o intuito de ajudar seu cliente a compreender melhor seus sentimentos, a conviver melhor com a sua condição humana, cheia de qualidades e defeitos, a perceber-se como o único responsável por sua existência. Por isso, fazer terapia é dar-se a oportunidade de ter uma vida mais plena, mais intensa. Quando se tem claro o que se é e o que se deseja é mais fácil ir de encontro aos desejos.   

MARIA LÚCIA

Se conselho fosse bom ...

Uma dica para começar a mudar seus hábitos alimentares: deixar de comprar o que é prejudicial a saúde. Se você não comprar, não terá como consumir, certo? Quando vier a vontade não estará disponível para comer. Em vez de ficar beliscando enquanto assiste TV, que tal fazer algum trabalho manual? Se não tem esse tipo de habilidade está na hora de aprender? Sabia que não há limite de idade para qualquer aprendizado? Você pode iniciar o que quiser, basta apenas boa vontade e prazer em alçar novos vôos rumos a um mundo novo.
Pense e reflita sobre o que você gostaria de ter estudado e não estudou.
Você é uma pessoa que gosta de enfrentar desafios?

MARIA LUIZA

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DIA DA BÍBLIA


Não importa a religião que professamos, não há como negar que a bíblia é um livro que merece ser lido, talvez não como a maioria das “seitas” recomenda, mas com o prazer de se conhecer uma obra literária.
Se você nunca leu, este é o nosso convite de hoje.


PLENA ENERGIA

Mudanças de hábitos

Você deve ter visto uma série de reportagens na TV sobre a importância de uma boa alimentação. Claro que você sabe o que é saudável para manter o seu organismo com saúde. Também conhece tudo que deve evitar por ser prejudicial para a manutenção de um corpo saudável. Agora lembre o que você ingeriu hoje no seu café da manhã, no seu almoço, lanche, etc...
Será que sua alimentação foi de acordo com tudo que você sabe, conhece, aprendeu, ouviu do seu médico, nos programas de TV, de rádio?
Mudar seus hábitos diários tanto em relação a boa alimentação quanto a atividade física é realmente muito difícil, mas vale a pena tentar.
Você tem tido força de vontade suficiente para modificar o que é necessário?

MARIA  LUIZA

Terapia: a hora do autoconhecimento 3

Como você se vê? 


O autoconceito psicológico desenvolve-se posteriormente, mas emerge aproximadamente do mesmo modo que o autoconceito físico. Uma criança observa seu próprio comportamento e as reações das outras pessoas para com ele. Sua opinião sobre si mesma se desenvolverá de acordo com o grau de admiração ou censura que seu comportamento vir a provocar nas pessoas que a rodeiam. Tanto a censura como a admiração, em proporções exageradas, darão a criança um autoconceito irreal, inclinando-a a se tornar tão vulnerável ou ressentida que isso poderá afetar o seu desenvolvimento.
Essa autoimagem afetará o seu comportamento durante toda a vida, influenciando o grau de êxito em todos os tipos de relacionamento. Os choques em nosso autoconceito são bastante comuns e inevitáveis.
O autoconhecimento acontece quando você busca a sua essência. Você já fez terapia para se autoconhecer? Amanhã você poderá conhecer um pouco mais como ocorre o processo terapêutico...

MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Na data de hoje em 1908 morria Machado de Assis

Com um trecho da poesia “Bons Amigos” queremos homenagear o maior escritor carioca e gerar uma reflexão sobre amizade:



Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.amigo a gente sente!benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.amigo a gente entende!benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.porque amigo sofre e chora.amigo não tem hora pra consolar!
Machado de Assis

PLENA ENERGIA

Terapia: a hora do autoconhecimento 2

Como você se vê?

Desde o início da infância desenvolve-se a ideia do que se acredita ser – aparência física, habilidade, aptidões, popularidade e assim por diante. O autoconceito de um bebê surge gradativamente. Seus primeiros movimentos constituem esforços para explorar e manipular partes de seu próprio corpo. Lentamente, vai descobrindo a existência separada das pessoas e objetos que a cercam. Por volta de um ano ou um ano  e meio, a criança já será capaz de reconhecer seu reflexo num espelho: terá aprendido a olhar a si mesma.
E o autoconceito psicológico como surge? Descubra a resposta amanhã... 


MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI

Interação e participação

A atividade social é sempre importante na vida de todo ser humano e em qualquer etapa do ciclo vital. Não é muito comum aqui no Brasil o engajamento em programas de voluntariado. Porém, é uma opção maravilhosa para quem se engaja num projeto desse porte. Outra sugestão é participar de grupos para terceira idade.  Em cada bairro, em cada associação religiosa, recreativa, etc. há inúmeras opções desses grupos.
Organizam festas,  passeios,  atividades culturais. Enfim, tudo de bom para manter a saúde física, mental e emocional.
Você já se associou a alguma dessas atividades?

MARIA LUIZA

terça-feira, 28 de setembro de 2010


A lei n.º 3.270, lei dos sexagenários ou lei saraiva-cotejipe, foi promulgada a 28 de setembro de 1885 e garantia liberdade aos escravos com mais de 65 anos de idade. Após 125 anos, ainda estamos nos debatendo por conta da falta de oportunidade igual para todos independente de idade, sexo, raça ou religião.
Até quando o ser humano precisará achar-se supremo; superior a seus semelhantes?

PLENA ENERGIA

A síndrome do ninho vazio

As modificações físicas e sociais talvez sejam mais fáceis de perceber e resolver do que as emocionais. Os filhos crescem, se formam , vão trabalhar, namoram e casam. A casa fica vazia. Seu ninho tão aconchegante ficou vazio. Você olha para um lado para o outro e vem um sentimento de solidão.
Ao invés disso, o sentimento deveria ser de dever cumprido. O ninho não vai ficar vazio por que você está nele.  Agora sua vida passará a ter um valor que você não percebia. A partir desse  momento você é livre para você fazer o que quiser e gostar. 
Sabe aquele curso que ficou para trás porque não dava tempo nem dinheiro? O encontro tantas vezes adiado com  as amigas? O filme, a peça de teatro, o passeio adiados? 
CHEGOU A HORA. Voltar a estudar é uma ótima maneira de afastar a tristeza da sua vida. 
Que tal ir agora mesmo buscar informações sobre o que você gosta de fazer?


MARIA  LUIZA

Terapia: a hora do autoconhecimento

 Como você se vê?

Todos nós desenvolvemos, desde a infância, uma idéia de que acreditamos ser; mas nem sempre essa impressão, geralmente favorável, corresponde à realidade.
Para iniciar este assunto, vou convidá-lo a anotar as opiniões que seus amigos têm a seu respeito e depois compará-las, verá que cada uma delas parece falar de uma pessoa diferente. Será que seu pai e sua mãe têm a mesma impressão de você? Até a ideia que você faz de si próprio é diferente daquilo que a maioria das pessoas pensa a seu respeito. As opiniões de terceiros sobre você têm importância relativa, mas a ideia que você faz de si mesmo – o autoconhecimento ou autoimagem – é muito importante. Muita coisa em sua vida depende de você estar em bons termos com essa imagem, que começa a se desenhar na infância, desenvolvendo-se na juventude até se estabelecer na idade adulta.
Que imagem você tem percebido em você? ... Amanhã voltaremos ao assunto

MARIA LÚCIA

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Idoso, velho, antigo, ultrapassado... Nada disso faz sentido para o avanço da idade quando estamos usufruindo o passar dos anos com alegria. Rótulos não se enquadram, quando sabemos aproveitar cada momento da nossa existência. Que cada um possa refletir sobre a importância social e política que as pessoas com mais idade conseguiram no mundo. Comemore com muita saúde e alegria o seu dia. A frase do poeta mário quintana que traduz em versos o que penso, seria:
"o segredo não é correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." 
PLENA ENERGIA

Fazendo Escolhas

Você já parou para pensar em seus sonhos? Já traçou suas metas de vida? Sabe o que realmente quer para você mesmo? E como atingi-las?
Se você já pensou em tudo isso, agora, falta o principal, AGIR. Para isto, você precisa assumir a responsabilidade por suas escolhas. Mas, o que é escolher?
Escolher é estabelecer prioridades, para poder selecionar apenas uma dentre inúmeras opções e correr o risco de arrepender-se, é também tomar para si a rédea da sua existência, vivendo as suas possibilidades e não as possibilidades estabelecidas por terceiros. Porém, para que o indivíduo possa de fato escolher precisará primeiro escolher-se.
Como alguém pode escolher-se? É necessário passar por um processo de autoconhecimento para trazer à luz seus pensamentos e sentimentos, ampliando assim seu contato consigo mesmo. Com o conhecimento de si, pode-se estabelecer o que realmente importa em nossa existência e a partir daí, criar o critério de escolha que nos torna prioridade.  

MARIA LÚCIA

Aposentado sim, inativo não

A aposentadoria afasta as pessoas do seu ambiente social de trabalho e assim, sem querer, surge um sentimento de isolamento e falta do que fazer (principalmente para o homem). O ideal seria, entre dois e cinco anos antes, começar um programa de adaptação para essa fase.
Algumas empresas já estão inseridas nesses projetos. Você pode pensar no que gosta de fazer nas horas vagas e ver se isso além de hobby, pode transformar-se em atividade lucrativa depois de parar a atividade principal. Aposentadoria não é parar de trabalhar e sim uma nova etapa da vida sem os compromissos que o trabalho formal acarreta.
Você já tinha pensado na sua APOSENTADORIA?

MARIA LUIZA

domingo, 26 de setembro de 2010


A música fala que “amanhã é 23”, no nosso caso, hoje são 26 e como diz a canção faltam poucos dias para o final do nono mês do ano. E logo, logo será dezembro, natal, presentes, ano novo... Hoje é um bom dia para pensar e escrever o que você pretende realizar nos próximos anos. Quais são suas metas, onde você quer estar em 2015? Pegue papel e caneta, escreva o que você sonha e como pretende realizar. Mãos à obra, você constrói o seu futuro!  



PLENA ENERGIA

Saúde total

A Organização Mundial de Saúde na sua definição diz que a saúde não é apenas física. Há todo um olhar sobre a parte social, emocional e espiritual do ser. 
Para um envelhecimento saudável todos esses fatores devem ser considerados. O lazer e as atividades sociais são importantes para a manutenção do convívio entre os amigos e os parentes. Vários fatores que influenciam o dia a dia do idoso: as dificuldades financeiras (baixa do padrão de vida pela aposentadoria), manter-se em atividade, filhos que casam, estudam ou trabalham em outra cidade, a percepção do envelhecimento como algo ruim, levam muitas pessoas a entrar num processo depressivo.
Temos várias pesquisas hoje falando também da importância do fator - religiosidade - para manutenção da saúde dos idosos. 
Quando você pensa na sua saúde consegue englobar todos esses fatores?
MARIA LUIZA

Terapia de Casal e Sexualidade 4

Repetindo a história ou fazendo diferente?

A repressão sexual é tão antiga quanto a vida humana, por isso onde existe sexualidade, há preconceito; as atitudes de repressão sexual traduzem  tentativas  de se criarem normas para enquadrar, controlar, direcionar os impulsos sexuais; o preconceito, em suas diversas expressões, demonstra a insuficiência deste recurso e denuncia a falência da barreira criada para manter afastada da consciência aquilo que ameaça de dentro e que abala os valores estéticos e morais. Na relação de um casal essa questão não é encarada de outra forma, por isso gera o silêncio e a atitude perante uma insatisfação é cada um buscar com amigos como ocorria ma adolescência, as respostas para as dúvidas surgidas. A procura por um especialista no assunto ainda não é considerada.
Diante desta situação cabe ao terapeuta levar a pessoa que procurou a terapia individual a perceber que se a queixa envolve uma relação que precisa ser mexida, trabalhada e resolvida. Que mesmo que cada um dos parceiros busque uma terapia individual para se autoconhecer a situação estabelecida pelo casal em sua relação também precisa ser trabalhada para que a satisfação de ambos se estabeleça. 

MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI