DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de novembro de 2010

Mulher: cultura e educação 4

   Sobre este assunto pedimos para que você pensasse sobre sua atitude ao casar, lembra?
   “Ao casar, você assumiu de pronto que a casa era sua e se apossou dos afazeres domésticos ou dividiu a responsabilidade de manter a casa do casal um ambiente agradável para dois? E isso inclui também, deixar o outro livre para em alguns momentos deixar a toalha em cima da cama ou a louça na pia até o dia seguinte, por exemplo. Ou você é daquelas que reclama de tudo, pois a SUA casa precisa estar sempre arrumada?”
   Assim como o volante do carro ou o controle da televisão não são propriedades do “marido”, a casa não é propriedade da “esposa”, portanto saber dividir é o primeiro passo para uma convivência saudável. Por isso conversar sobre a utilização e a conservação das coisas materiais que advém da união de duas pessoas é a forma mais sensata de não sobrecarregar ninguém e evitar brigas desnecessárias que eventualmente acontecerão por conta da educação diferenciada utilizada pela família de origem.
   Na sua infância alguma vez você soltou pipa? Subiu em árvores? Brincou de carrinho? E seu irmão, brincou com bonecas?
   Um pouco mais adiante. Relembre o seu momento de escolha profissional? Você faz o que realmente gostaria de fazer ou escolheu  uma profissão que é mais adequada para uma "menina"?



MARIA LÚCIA

ROTINA

    E POR FALAR EM ROTINA... COMO VOCÊ TEM PROGRAMADO O SEU DIA A DIA PARA NÃO ENTRAR NO AUTOMATISMO QUE A ROTINA NOS LEVA?
     VOCÊ TEM LEMBRADO DE RESERVAR UM TEMPO PARA FICAR COM VOCÊ MESMO? TEM DEIXADO ESPAÇO PARA NÃO FAZER ABSOLUTAMENTE NADA ALÉM DE SENTAR EM UM SOFÁ OU EM UMA POLTRONA E FICAR QUIETINHO OUVINDO O SEU INTERIOR? TEM DEIXADO ESPAÇO PARA CURTIR AS PESSOAS A SUA VOLTA?
      COMECE HOJE A SAIR DA ROTINA E SINTA OS BENEFÍCIOS DESTE SIMPLES GESTO...  

PLENA ENERGIA

Audição

   Ruído incomoda uma grande parte da população e, quando ultrapassa o limite do saudável, temos leis que nos protegem do excesso de barulho.
   Percebemos então a importância dos sons que chegam até nosso órgão de audição. Feche os olhos e perceba os sons que chegam até você.
  • Uma porta que fecha
  • O canto de um pássaro
  • A voz de alguém
  • Uma música.

   Você estava ouvindo tudo isso antes, mas nem percebia porque não concentrou sua atenção na sua audição. Procure diferenciar os ruídos que escuta. Tampe os ouvidos, fique sem ouvir por um tempo e perceba as dificuldades de uma deficiência auditiva. Com certeza você vai valorizar muito mais o seu órgão da audição.
   Sons em alto volume prejudicam de forma irreversível seu órgão da audição. É comum o uso de fones de ouvido por parte de crianças e adolescentes. Instrua seus filhos, netos a diminuírem o volume e preservar uma boa audição. Procure um otorrino e faça um exame anual. Previna-se e viva melhor.    

MARIA LUIZA

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIA DO CINEMA BRASILEIRO E DIA NACIONAL DA CULTURA

   QUE TAL UM CINEMINHA HOJE PARA VARIAR? SE NÃO FOR CINEMA, PODE SER TEATRO OU UMA EXPOSIÇÃO, O IMPORTANTE É VOCÊ APROVEITAR O DIA DE HOJE PARA FAZER ALGO DIFERENTE DE SUA ROTINA DIÁRIA. BOM PASSEIO!!!

PLENA ENERGIA

Olfato

   Um odor desagradável gera uma série de reações. Tampamos o nariz, fazemos careta, procuramos sair rapidamente do local. Quando é um cheiro bom as sensações e reações são completamente diferentes.
   Não percebemos no dia-a-dia o quanto nosso olfato é estimulado pela quantidade de fragrâncias diversificadas que estimulam esse nosso  sentido. Já pensou em não sentir nenhum aroma? Programe-se para observar os  variados odores que chegam até você. Conscientize-se da infinidade de sensações produzidas no decorrer de pouco tempo percebendo os cheiros que nos cercam. Entre em contato com a natureza e identifique o perfume das flores. Você pode estimular seu olfato e ainda curtir um dia bem diferente. Qualquer alteração percebida por você no seu olfato deve ter todas as dúvidas esclarecidas pelo seu otorrino.

MARIA LUIZA

Mulher: cultura e educação 3

   Embora tenha havido muita mudança e algumas, inclusive, bastante relevantes para a sociedade atual, muito ainda precisa ser feito.
   Como toda mudança, antes é necessário saber para onde se quer ir; aonde realmente se quer chegar. Neste caso específico, temos que tomar consciência que o caminho trilhado está nos levando ao mesmo ponto, estamos andando em círculos. É preciso mudar a rota desde o início. Ora, se a mulher, toma historicamente, para si a responsabilidade da educação, cabe a ela mudar a educação. Reclamar do marido que não se levanta do sofá e educar seus filhos homens a receber tudo nas mãos, é “fabricar” maridos que não se levantarão do sofá. Pedir ajuda ao marido ou ao filho e dividir as tarefas apenas entre as mulheres é reafirmar a sociedade machista.

MARIA LÚCIA

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DIA DO INVENTOR

   VOCÊ SABIA QUE VOCÊ É O ÚNICO QUE PODE INVENTAR A SI MESMO? VOCÊ É RESPONSÁVEL POR QUEM ESTÁ SENDO HOJE E POR QUEM SERÁ AMANHÃ, POR ISSO MÃOS À OBRA REINVENTE-SE A CADA DIA E TRANSFORME-SE NO MELHOR DE SI MESMO.

PLENA ENERGIA

Mulher: cultura e educação 2

    Percebe-se que a questão da discriminação, qualquer que seja ela, passa pelo vieis: cultura / educacão.
  É fácil, por exemplo, verificar um negro discriminando outro e ficando indignado quando os demais o discriminam, ora no mínimo é uma reação contraditória. E com a mulher ocorre a mesma coisa, ela quer ser respeitada, mas não se respeita e nem respeita as suas iguais. É fácil escutar uma mulher no trânsito repetindo, que o motorista que fez uma barbeiragem a sua frente “só podia ser mulher”, como se fosse natural que todos os homens fossem exímios motoristas e as mulheres não.
   No trabalho é a mesma coisa, sabe-se que a mulher dá conta de jornada dupla e até tripla de trabalho, porém quando se tem de escolher entre um homem e uma mulher para ocupar um cargo importante, geralmente o homem é escolhido, por ser considerado mais capacitado, o que nem sempre é verdadeiro.
   Você já se percebeu valorizando mais um homem que uma mulher em seu trabalho?

MARIA LÚCIA

Paladar

     Atualmente todos se queixam de falta de tempo. Que vinte e quatro horas não são suficientes para realizar todos os compromissos. Muitas pessoas utilizam lanchonetes para fazer refeições  por que é mais rápido. Geralmente, este hábito da modernidade traz malefício para saúde. E o prazer de se alimentar?
   Com certeza, já aconteceu com você comer um doce que remete a sua infância, os bons momentos de uma viagem, uma festa inesquecível.  Memória gustativa. Não é bom quando isso acontece?
   Podemos dedicar alguns minutos de um dia na semana para estimular nosso paladar. Experimentar comidas diferentes das usuais. Comer devagar saboreando os diversos  alimentos. Não temperar saladas e perceber o sabor natural dos legumes e verduras. Não adoçar frutas e saboreá-las ao natural. Reconhecer os diversos tipos sabores tentando perceber que tempero foi usado para o preparo de um prato especial.
   Você sabe qual o real sabor da cenoura, do jiló, da batata e de tantos outros alimentos sem qualquer tipo de aditivo? Nunca experimentou? Que tal começar agora e estimular o seu cérebro fornecendo informações totalmente novas.

MARIA LUIZA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

   ONTEM FOI FERIADO PELO DIA DE FINADOS, POR TODOS OS LUGARES SE VIA GENTE COM FLORES A CAMINHO DE CEMITÉRIOS, SERIA UMA TENTATIVA DE SENTIR-SE PERTO DE ALGUM ENTE QUERIDO QUE SE FOI? SERIA UMA TENTATIVA DE PERDÃO POR UM “EU TE AMO” NÃO DITO? NÃO IMPORTA O QUE LEVA INÚMERAS PESSOAS A UM CEMITÉRIO NO DIA DE FINADOS OU EM OUTRO DIA QUALQUER, O QUE IMPORTA É TER EM MENTE QUE PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AO OUTRO ENQUANTO ELE ESTÁ AO NOSSO LADO. PENSE NISSO E VALORIZE SEUS RELACIONAMENTOS!

PLENA ENERGIA

Os cinco sentidos

   Percebemos tudo que existe com nossos cinco sentidos: paladar, olfato, audição, visão e tato. Cada um possui uma complexa rede biológica que transfere todas as informações para o cérebro. Você já tinha pensado sobre isso? Que valor você dá a cada um deles? Como estimula seus sentidos para que eles possam trabalhar cada vez mais a seu favor? Você cuida deles?
    Diariamente comemos, sentimos cheiro, ouvimos diversificados sons, vemos tudo que nos cerca e tocamos diversos materiais. Vamos pensar um pouco sobre nossos sentidos nos próximos dias. Por hoje comece observando cada um deles nos seu dia-a-dia.

MARIA LUIZA

Mulher: cultura e educação

    Acredito que você já tenha pensado bastante sobre as questões que ficaram no “ar”.
  A primeira delas era a comparação da sua educação com os seus pares masculinos e ainda sobre os ensinamentos que recebeu em relação as questões masculinas e femininas.
   O fato é que a mulher, e estamos no século XXI, ainda é discriminada, tratada como objeto, como coisa, continua a ser desrespeitada e desvalorizada. Além, dela mesma continuar a se desrespeitar enquanto pessoa.
  Essas questões surgem no momento da confirmação que uma mulher virá ao mundo, e agora nem há necessidade de esperar a hora do parto. A partir daí ela começa a ser tratada como “pessoinha” incapaz de assumir sua vida futura sem o auxílio de um “protetor” que a irá salvaguardar de todos os perigos. A mulher cresce se transforma numa excelente profissional, porém acredita que é incapaz de viver sem um suporte.
   Continue pensando sobre este assunto e em como você tem contribuído para que não haja mudança efetiva na condição da mulher...


MARIA LÚCIA

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A LIÇÃO DO BAMBU CHINÊS

DEPOIS DE PLANTADA A SEMENTE DESTE INCRÍVEL ARBUSTO, NÃO SE VÊ NADA.
DURANTE 5 ANOS, TODO O CRESCIMENTO É SUBTERRÂNEO, INVISÍVEL A OLHO NÚ.
MAS, UMA MACIÇA ESTRUTURA DA RAIZ, QUE SE ESTENDE VERTICAL E HORIZONTALMENTE PELA TERRA ESTÁ CONSTRUÍDA.
UM ESCRITOR AMERICANO ESCREVEU:
"MUITAS COISAS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SÃO IGUAIS AO BAMBU CHINÊS":
VOCÊ TRABALHA, INVESTE TEMPO, ESFORÇO, FAZ TUDO O QUE PODE NUTRIR SEU CRESCIMENTO, E, AS VEZES NÃO VÊ NADA POR SEMANAS, MESES, OU ANOS.
MAS, SE TIVER PACIÊNCIA PARA CONTINUAR TRABALHANDO, PERSISTINDO E MUDANDO, O SEU 5º ANO CHEGARÁ, E, COM ELE, VIRÃO UM CRESCIMENTO E MUDANÇAS QUE VOCÊ JAMAIS ESPERAVA...
O BAMBU CHINÊS NOS ENSINA QUE NÃO DEVEMOS FACILMENTE DESISTIR DE NOSSOS PROJETOS, DE NOSSOS SONHOS... ESPECIALMENTE NO NOSSO TRABALHO (QUE É SEMPRE UM GRANDE PROJETO EM NOSSAS VIDAS), E QUE DEVEMOS LEMBRAR DO BAMBU CHINÊS, PARA NÃO DESISTIRMOS FACILMENTE DIANTE DAS DIFICULDADES QUE SURGIRÃO.
TENHA SEMPRE DOIS HÁBITOS: PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA, POIS VOCÊ MERECE ALCANÇAR TODOS OS SONHOS!!!
É PRECISO MUITA FIBRA PARA CHEGAR ÀS ALTURAS E, AO MESMO TEMPO, MUITA FLEXIBILIDADE PARA SE CURVAR AO CHÃO

PLENA ENERGIA

domingo, 31 de outubro de 2010

DIA DA DONA DE CASA

    INFORMAMOS QUE AMANHÃ ESTAREMOS EM MANUTENÇÃO E POR ISSO O PLENA ENERGIA PODE SAIR DO AR MOMENTANEAMENTE
    PORQUE SERÁ QUE RESOLVERAM FESTEJAR O DIA DA DONA DE CASA EXATAMENTE NO DIA DAS BRUXAS? ESPERO QUE NÃO TENHAM FEITO NENHUMA RELAÇÃO, POIS A DONA DE CASA SÓ VIRÁ BRUXA QUANDO A SUA DEDICAÇÃO E TRABALHO NÃO SÃO RECONHECIDOS OU VALORIZADOS. PARABÉNS A TODAS AS PESSOAS, HOMENS E MULHERES QUE SE DEDICAM A TRANSFORMAR O LUGAR ONDE MORAM EM UM VERDADEIRO LAR.

PLENA ENERGIA

Doenças Psicossomáticas 2

   As primeiras doenças percebidas como psicossomáticas foram: a úlcera, a asma, a hipertensão arterial, a enxaqueca e a artrite reumatóide. Porém, atualmente, já se aceita que a maioria das doenças é originada desta forma.
   No nosso cotidiano, com as preocupações, o estado de tensão, a rivalidade gerada pelo clima cada dia mais competitivo entre as pessoas, uma pessoa que não consiga lidar de forma saudável a essa exposição, acaba por ficar predisposta as doenças já citadas e ainda, ao hipertiroidismo, a artrite, a síncopes, ao diabetes e mesmo as doenças cardiovasculares.
   Mas a somatização não leva apenas a instalação de doenças crônicas. Estamos somatizando quando suamos frio antes de uma entrevista de emprego ou apresentação de um trabalho. A dor de barriga antes da prova ou no dia da formatura, também é exemplo de somatização.
Para reconhecer um doente psicossomático é necessário estar atento a forma como a pessoa se relaciona com o mundo e como expressa, se é que expressa, e transmite suas emoções, somente assim se pode verificar o componente emocional gerador de um estado físico adoecido.

MARIA LÚCIA

Alimento total

    Já falamos sobre a importância de uma alimentação saudável, você lembra?
   Hoje quero  fomentar uma nutrição global. Precisamos  manter o funcionamento do organismo. Os  alimentos geram energia para manutenção do nosso corpo e  mente. A respiração também é fonte energética de oxigênio.    Você faz exercícios respiratórios com freqüência?
   Manter uma respiração saudável é fundamental  para o pulmão e também para o sistema circulatório, sistema nervoso e funções cerebrais. Uma atividade fácil de ser praticada é usufruir de um ambiente arborizado e respirar o ar puro. Para isso não há necessidade de nenhum  exercício específico. Devemos também dar atenção para a  alimentação da nossa  essência, nosso processo  espiritual. Reservar alguns momentos para meditação, oração e  encontro consigo mesmo fornece energia para sua essência.
    Alimentando de forma global nosso ser estaremos aptos a enfrentar os desafios do viver no planeta Terra.

MARIA LUIZA