DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 5 de novembro de 2011

Dia do Técnico Agrícola

Este profissional com o seu trabalho nos ajuda a preservar nossa saúde, já que seu trabalho é orientar o produtor rural para que evite utilizar produtos tóxicos em suas produções e criações com o intuito de nos oferecer alimentos mais saudáveis.

Parabéns!

PLENA ENERGIA

E. T.

Outro dia me senti um verdadeiro E.T. andando pela s ruas de nossa cidade. Logo a minha frente, um senhora segurando  uma criança pela mão, e na outra um celular, dava ordens, falava como deveria ser feito isso, aquilo. Um pouco atrás uma jovem, também falando ao celular brigava com o namorado. Na direção contrária, vinha um homem de terno e gravata conversando com o gerente do banco, com aparência preocupada. Do outro lado da rua as pessoas também usavam seu telefone móvel, mas não dava para ouvir sobre o que falavam. A intimidade das pessoas fica fragilizada quando tantas pessoas participam de suas vidas mesmo sem querer.
Será que tudo é tão urgente assim? Será que essa pressa de resolver tudo, em qualquer lugar é saudável? Você também tem esse comportamento com frequência?

MARIA LUIZA   

Outras formas de tratar o DSH


2. Nova Terapia Sexual
Esse tipo de tratamento é uma combinação de tarefas sexuais com interpretações focais dos fatores de desligamento sexual. O Psiquiatra Sexual prescreve as tarefas a serem realizadas pelo casal, e qualquer dificuldade em executá-las é discutida posteriormente em sessão psicoterápica. Tenta-se averiguar os conflitos emocionais que estão escondidos sob os comportamentos de represália que o paciente faz ao tratamento. Por exemplo, fazer uma refeição pesada antes do encontro sexual para evitar a intimidade na mesma noite. Essa técnica terapêutica é bem sucedida em casos onde há conflitos emocionais leves a moderados.

3. Psicoterapia de Orientação Analítica
Indicada para casos em que há conflitos emocionais mais graves, como abuso sexual na infância, por exemplo. Consiste em sessões psicoterápicas nas quais o paciente é convidado a falar tudo que lhe vem à mente. O Terapeuta Sexual, através de interpretação, confrontação e clareamento, vai ajudar o paciente a compreender a ligação entre seus problemas mais profundos com a inibição sexual. Ao fazer a conexão, espera-se o alívio do sintoma sexual. 

MARIA LÚCIA 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dia Nacional da Cultura

Amanhã será comemorado o dia Nacional da Cultura e não poderíamos deixar de transcrever aqui uma poesia que nos ilumine na espera do amanhã.
Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

                                                     Carlos Drummond de Andrade

Envelhecer 2


Atingir 100 anos de idade está deixando de ser fato extraordinário. Porém de que adianta acumular muitos anos sem qualidade de vida? Precisamos cuidar da nossa saúde para que o envelhecimento seja motivo de alegria. Mudar hábitos adquiridos na infância é muito difícil. A ingestão de açúcar em excesso, como  tem acontecido nos dias de hoje, pode colaborar para aumentar  o peso corporal, alterar taxas de glicemia e colesterol. Controlar a vontade de comer doces com tanta propaganda a mostrar delícias ao alcance de nossas mãos precisa de muita força de vontade e consciência que se manter saudável vale mais do que uns minutos de paladar adocicado. Reduza o consumo de açúcar e viva mais e melhor.

MARIA LUIZA

E tem solução?


O Desejo Sexual Hipoativo (DSH) é uma das disfunções mais difíceis de se tratar, pois comumente acomete o indivíduo por longos anos, dado que as pessoas resistem muito em procurar ajuda. Por vezes, é o parceiro que induz ou convence seu par a marcar consulta com o terapeuta sexual.
Uma avaliação é feita para descartar causas orgânicas. Caso estejam presentes, deve-se orientar o paciente para um especialista de acordo com o problema específico. Descartando-se as causas orgânicas, inicia-se algum tipo de tratamento psicoterápico.
Tipos de tratamento psicoterápico 

1. Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Baseia-se na teoria de comportamentos aprendidos. Em outras palavras, a pessoa que aprendeu a desligar seu desejo, reaprende a ligá-lo através de orientação especializada e de tarefas sexuais evolutivas. Dois pesquisadores americanos (Masters e Johnson) estimulavam seus pacientes a redescobrir o namoro. Propunham tarefas sexuais que deveriam ser realizadas na intimidade do casal. Eram chamadas de Focos Sensoriais. Variavam desde carícias feitas no corpo um do outro, sem tocar nos genitais, à masturbação conjunta ou coito propriamente dito (transa). Essa modalidade de terapia tem um sucesso limitado nos casos de DSH, pois atinge apenas níveis superficiais dos conflitos emocionais ou conjugais.
Veja outras formas de tratar amanhã.

MARIA LÚCIA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dia do Cabeleireiro, do Barbeiro e Afins

A estes profissionais que com suas dedicadas mãos e tesouras ajudam a manter a autoestima e beleza das pessoas em geral, os nossos parabéns. Afinal com sua habilidade eles contribuem para o viver pleno e mais feliz.

PLENA ENERGIA

Envelhecer


Você tem medo de envelhecer? Possivelmente está associando envelhecer com morrer. Vamos pensar diferente? A morte pode acontecer em qualquer período da nossa existência.
Há seres  que morrem antes de nascer (morrem dentro do útero).  Observando a morte como a última etapa do ciclo vital,  vamos querer viver muito e bem.
 Todo ser vivo tem um ciclo vital. Nasce, cresce, desenvolve, gera outros seres (ou não), amadurece, envelhece e morre. Portanto, o morrer é apenas a última etapa do ciclo vital.
Planejar uma existência longa e saudável é a cada dia mais viável. A evolução científica e as condições sanitárias colaboram para vivermos mais e melhor. Você concorda?   


MARIA LUIZA

Por que o desejo diminui?


Doenças psiquiátricas, como a depressão, podem também suprimir a motivação por sexo.
As causas psicológicas mais profundas são:
situações traumáticas de abuso sexual
comportamento sedutor por parte dos pais
dificuldade em unir amor com sexo na mesma pessoa (esposa X prostituta)
raivas entre o casal
competição temida com o pai ou mãe, entre outros.
E como solucionar o DSH? Leia amanhã.

MARIA LÚCIA

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Enfrentando a dor da saudade


O momento de luto é sempre muito doloroso na vida de todos. Precisamos passar pela dor do luto para mais tarde conseguir transformar a saudade doída em saudade boa. Cada um , de acordo com suas crenças religiosas, deve tentar encontrar o caminho que melhor amenize a tristeza e a dor da morte de ente querido, de um amigo ou ídolo. Quando alguém morre, além da perda, também enfrentamos a realidade da finitude. É como se alguém dissesse: ” você  irá morrer um dia.” Hoje, dia dedicado aos mortos, é também um momento de reflexão sobre a nossa vida. Como estamos vivendo? E se hoje fosse o último dia? Será que estamos preparados para essa realidade que, inegavelmente, um dia chegará? Agradecer aos que partiram a convivência que pudemos desfrutar, lembrar dos bons momentos, ofertar nossas preces poderá aliviar o peso desse dia.

PLENA ENERGIA

DSH, o que essas três letras podem fazer com o seu casamento?

DSH é o mesmo que desejo sexual hipoativo, ou seja, inibido e é uma disfunção sexual bastante freqüente nos consultórios de terapia sexual. Caracteriza-se por uma diminuição ou ausência completa de fantasias eróticas e de desejo de ter atividade sexual.
A pessoa que sofre deste mal geralmente tem dificuldades no envolvimento com parceiros e estes se queixam de falta de intimidade ou reciprocidade.
A freqüência sexual fica muito diminuída, salvo situações nas quais a pessoa consegue fingir prazer mesmo quando desmotivada. Em algum momento, cedo ou tarde, o parceiro se dá conta, trazendo à tona conflitos conjugais.
Amanhã você saberá porque o desejo diminui... Aguarde

MARIA LÚCIA

Não, não e não

Para muitas pessoas é muito difícil dizer não. Sente-se incomodados ao negar algo, mesmo que para isso elas se sacrifiquem ou façam o que não gostariam de fazer. Ao aceitarem sem ressalvas tudo o que o outro quer perdem a oportunidade de manifestar seus  desejos e lutar por suas  ideias. O medo de ser rejeitado ou menos amado pode ser um fator desencadeante para essa atitude. Sempre é muito difícil mudar um padrão de comportamento com envolvimento emocional sem ajuda profissional, mas não é impossível. Se você tem dificuldade de dizer não, que tal começar a dizer essa palavra em voz alta só para treinar.

MARIA LUIZA

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Você sabia que em 1 de novembro ...


  • de 1979, o presidente João Batista Figueiredo oficializa a Lei da Anistia. Os exilados começam a voltar ao Brasil. Até então, quase 800 parlamentares tiveram seus mandatos cassados e 15 mil brasileiros foram exilados ou expulsos do País?
  • de 1922, morreu, no Rio de Janeiro, o escritor brasileiro Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma?

E ainda que...
  • de 1997, o presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina?
PLENA ENERGIA

Ganhar X Perder

Observando as competições dos Jogos Pan-Americanos pensamos como é tênue a linha divisória entre derrota e vitória. Quando estávamos  esperando uma medalha de ouro, em questão de segundos,  um passo em falso, um deslize, uma queda, e o ouro vai embora. Nossos atletas choram. Mas no dia seguinte estão de cabeça erguida, a certeza do dever cumprido, e prontos para recomeçar os treinos árduos e penosos. Mais quatro anos e lá estarão eles competindo, tentando novamente o ouro tão sonhado. Isso é estar motivado. Acreditar no que faz.  Ir sempre em frente não importando as pedras grandes ou pequenas que surgem no caminho. E você? Também luta dessa maneira ou desanima na primeira derrota?


MARIA LUIZA

O que é anorgasmia, você sabe?


A anorgasmia é a inibição do orgasmo feminino.
Ela pode ser primária se a mulher nunca atingiu o orgasmo; secundária quando por algum motivo ela se inibe; total quando nenhum estímulo é capaz de fazer a mulher chegar ao orgasmo ou situacional quando acontece em determinadas situações.
Pode ter relação com fatores biológicos e psicológicos como falta de intimidade com o próprio corpo e com o parceiro, tabus, fatores religiosos, falta de informação, insegurança, medo de engravidar, traumas sexuais, baixa autoestima, estresse, ansiedade, alterações neurológicas, lesões na medula ou no sistema nervoso periférico, álcool, drogas e outros.
O tratamento para a anorgasmia varia de acordo com cada caso, mas basicamente é feito através da psicoterapia que cria condições para que a pessoa se conheça mais, aumente sua autoestima e segurança, facilitando a comunicação entre o casal.
MARIA LÚCIA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Início da semana de prevenção contra doenças do coração

Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta” Mário Quintana

Cuidar do coração evitando doenças é viver o que se tem para viver, é aproveitar a vida em sua plenitude e cada segundo como se fosse o último. É deslumbrar chamas altas e belas, atrasando o momento das cinzas.

PLENA ENERGIA

Envelhecer 2

Atingir 100 anos de idade está deixando de ser fato extraordinário. Porém de que adianta acumular muitos anos sem qualidade de vida? Precisamos cuidar da nossa saúde para que o envelhecimento seja motivo de alegria. Mudar hábitos adquiridos na infância é muito difícil. A ingestão de açúcar em excesso, como  tem acontecido nos dias de hoje, pode colaborar para aumentar  o peso corporal, alterar taxas de glicemia e colesterol. Controlar a vontade de comer doces com tanta propaganda a mostrar delícias ao alcance de nossas mãos precisa de muita força de vontade e consciência que se manter saudável vale mais do que uns minutos de paladar adocicado. Reduza o consumo de açúcar e viva mais e melhor.

MARIA LUIZA

Pílula Anticoncepcional; fique atenta!!!


A pílula anticoncepcional faz parte da vida das mulheres há mais de sessenta anos. Mais do que uma forma de prevenir a gravidez, a pílula surgiu nos Estados Unidos como um símbolo de liberdade sexual e até hoje conserva esse valor.

Aqui no Brasil, pelo menos uma em cada quatro mulheres usa a pílula pra evitar a gravidez.
Mas quantas mulheres tomam este medicamento sem saber dos perigos reais que ele oferece? Pouca gente sabe que ela não é indicada para todas as mulheres. Existem pessoas mais sensíveis aos efeitos colaterais que ela pode provocar. Os mais comuns são náuseas, dores de estômago e problemas renais. Os mais sérios: AVC, mais conhecido como derrame, além de doenças renais e tromboses.
Para prevenir o melhor é não fazer uso de medicamento sem a recomendação de um médico.


MARIA LÚCIA


domingo, 30 de outubro de 2011

Está chegando!


Em dois dias, faltarão dois meses para acabar este ano. Você foi convidado por nós no ano passado para escrever suas metas para o ano de 2011, se nosso pedido foi atendido, pegue suas anotações e comece a avaliar o que deu certo e o que não correu como o planejado. Analise o motivo que levaram aos acertos e descubra o que ocorreu de errado. Este passo é importantíssimo para o momento em que você for pensar nas suas metas para 2012.

Mas se você não atendeu nosso pedido, tente agora avaliar se suas conquistas, ao longo desses 10 meses do ano, estavam de acordo com o que você esperava. Pense em  algo que você queria ter realizado e não realizou e descubra o que o impediu.

Comece já a preparar-se para o ano que está por vir. Mãos à obra!

PLENA ENERGIA

Apelidos????


Você usa apelidos para se dirigir a seus amigos e às vezes, na maioria, aos seus inimigos.
Os apelidos servem para, de forma carinhosa, você valorizar algo de especial em um ente querido, mas também serve para valorizar uma característica que não gostamos ou queremos chamar atenção para desmerecer alguém, por isso quando chamamos alguém utilizando diminutivos ou uma palavra carinhosa, estamos trocando afeto.
No corpo humano, cada mínima parte possui um nome próprio. Ensina-se as crianças a naturalmente aprenderem o nome de cada “coisa” que a cerca. Somos capazes de ensiná-las que cada pedaço de rocha que dá acabamento as calçadas é conhecido por “pa-ra-le-le-pí-pe-do”, mas as achamos “incompetentes” para aprenderem que meninos possuem pênis e testículos e meninas vulva, preferindo ensiná-las que meninos possuem bolas ou sacos e pi-pius ou paus e meninas borboletas, baratinhas, que mais tarde evoluem para xoxotinhas.
Não só é importante conhecer os nomes corretos das partes do corpo como entender como funcionam, pois somente assim pode-se evitar confusões como as relatadas em consultórios, tais como: “- mas são três buracos? Achava que eram somente dois...”

MARIA LÚCIA

Envelhecer


Você tem medo de envelhecer? Possivelmente está associando envelhecer com morrer. Vamos pensar diferente? A morte pode acontecer em qualquer período da nossa existência.

Há seres  que morrem antes de nascer (morrem dentro do útero). Observando a morte como a última etapa do ciclo vital,  vamos querer viver muito e bem.


Todo ser vivo tem um ciclo vital. Nasce, cresce, desenvolve, gera outros seres (ou não), amadurece, envelhece e morre. Portanto, o morrer é apenas a última etapa do ciclo vital.



Planejar uma existência longa e saudável é a cada dia mais viável. A evolução científica e as condições sanitárias colaboram para vivermos mais e melhor. Você concorda?   

MARIA LUIZA