DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de novembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DO XADREZ

JOGO QUE EXIGE CONCENTRAÇÃO E ESTRATÉGIA NOS AJUDA A ACALMAR O PENSAMENTO EM RELAÇÃO ÀS LUTAS DO DIA A DIA.
COMO VOCÊ COSTUMA DISTRAIR-SE PARA “ESQUECER” UM POUCO O QUE ESTÁ LHE AFLIGINDO? 

Hora de avaliar

   Estamos chegando ao final de mais um ano e já está na hora de avaliar tudo o que foi feito no decorrer desses onze meses. Será que você realizou tudo que planejou no ano anterior? Com certeza não. Então, pense no que não fez e analise os erros por ventura cometidos para o insucesso. Verifique se era isso mesmo que almejava, ou que importância você dava para esse sonho não realizado. Olhe também para tudo o que conseguiu fazer e observe o que foi mais fácil, se poderia ter sido feito de outra maneira. Valorize seu sucesso e como foi bom ter planejado um sonho.
   Programe-se para o próximo ano e coloque metas que realmente possa atingir. Muitas pessoas se frustram por programar metas impossíveis de alcançar. Um passo de cada vez é o melhor meio de chegar onde você deseja.       Avalie o ano que agora termina e determine como conseguir realizar o que realmente é importante para você no próximo ano. Boa sorte.


MARIA LUIZA

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos 2

   Você hoje abriu o nosso blog interessado em reconhecer outras barreiras que impedem sua comunicação com algumas pessoas, dando a impressão que você não é escutado. Porém, antes de prosseguirmos, queremos lançar um desafio...
  Durante todo o dia de hoje, preste atenção as palavras que são ditas pelo seu interlocutor... não pense em nada quando ele estiver falando, não faça juízos e não pense sobre qual será a sua fala no minuto que ele parar de falar.
  Apenas escute e veja o que acontece... Se for possível, poste seu comentário nos contando o que aconteceu.
  Amanhã continuaremos tratando deste assunto, mas não deixe de tentar realizar o desafio para que você possa vivenciar o que estamos falando.

MARIA LÚCIA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos

    A teoria das comunicações tem demonstrado que em qualquer tentativa de comunicação estão presentes barreiras que impedem que elas aconteçam como desejado.
Essas barreiras não são claras para os interlocutores, por isso na maioria das vezes, quem fala acredita que esteja sendo totalmente compreendido ou então que o agente receptor, ou seja, quem escuta, irá interferir para sanar dúvidas.
   Ora se quem fala acredita estar sendo compreendido e quem escuta que está compreendendo, então aparentemente a comunicação está sendo eficaz.
      A questão é que essas barreiras são sutis e não aparecem de forma explícita.
     Um exemplo de barreira é a opinião prévia do receptor sobre o assunto tratado. Opinião que vai levá-lo a ouvir o que lhe interessa, mesmo que seja o contrário do que esteja sendo dito.
     Amanhã falaremos de outras barreiras que impedem a comunicação, mas você já pode começar a fazer um paralelo deste assunto com o anteriormente tratado sobre o relacionamento com seus filhos... 

MARIA LÚCIA

Fé e ação

   Fé no âmbito religioso é a primeira virtude teologal.
   Acredito que ter somente fé não é necessário para executar uma mudança ou manter a vida plena de acordo com o que se acredita ser felicidade. Há um proceder, uma ação para concretização do desejo imbuído na fé. Uma anedota muito conhecida pode ilustrar o que quero dizer. Um homem muito religioso desde pequeno sonhava ganhar na loteria. Diariamente ele rezava pedindo a Deus que o fizesse ganhar. Terminou a faculdade, casou, construiu uma família com vários filhos. Era um cidadão trabalhador que não se esquecia de pedir para ganhar na loteria. O tempo passou e já velho sem nunca ter conseguido ganhar, um dia ele morreu. Chegou a hora de prestar contas a Deus. No encontro com Deus foi bem recebido, era um homem bom e honesto.
   Criou coragem e perguntou: Todo dia eu rezava pedindo ao Senhor para ganhar na loteria. Sempre tive muita fé. E       Deus respondeu: Eu sei meu filho, ouvia suas preces e  quis atender ao seu pedido várias vezes, mas você nunca jogou.
   Fica difícil conseguir seu objetivo sem agir para que aconteça. A fé deve sempre estar acompanhada da ação.

MARIA LUIZA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MORTE DE ALEIJADINHO (1814)

  ALEIJADINHO FOI UM GRANDE ESCULTOR BRASILEIRO. ERA FILHO DE UMA ESCRAVA E UM MESTRE DE OBRAS PORTUGUÊS E OLHANDO O PAI QUE TAMBÉM TRABALHAVA COM ENTALHE PASSOU A ESCULPIR AINDA NA INFÂNCIA. O TRABALHO DO ARTISTA É FORMADO POR 66 IMAGENS RELIGIOSAS ESCULPIDAS EM MADEIRA E 12 EM PEDRA-SABÃO E SUA OBRA RETRATA A FASE BARROCA BRASILEIRA.

PLENA ENERGIA

Toque e ação

  Anualmente vemos na mídia a campanha do auto-exame de mama. Ele é fundamental para detectar precocemente qualquer problema na saúde das mamas. É um exame simples de ser realizado. Ao notar alterações procure seu médico para complementar com outros exames  e fazer o diagnóstico correto.
   Poderá ser apenas uma modificação benigna sem maiores conseqüências e, ser for algo que inspire maiores cuidados você terá a oportunidade de cuidar evitando dissabores futuros. Gostaria de dividir com vocês uma história que ouvi e poderá servir de exemplo para muitas pessoas.
Uma mulher fez o auto-exame das suas mamas e encontrou um nódulo. Ficou com medo de ir ao médico e saber que poderia ser um câncer. O tempo foi passando e o problema evoluindo. Dois anos depois quando já estava ocasionado grande desconforto procurou ajuda médica. Resultado: era realmente um câncer e em virtude do tempo decorrido ela precisou de uma cirurgia completa para retirada da mama e passou por um longo tratamento quimio e radioterápico.
    Se tivesse procurado logo o atendimento médico, com o avanço das técnicas cirúrgicas nessa especialidade, o resultado cirúrgico poderia ser diferente e os tratamentos menos dolorosos além de diminuir o risco de metástase. Portanto, toque-se e sem medo procure ajuda,  rapidamente, se notar qualquer alteração nas suas mamas.

MARIA LUIZA

Relacionamento Pais e Filhos 6

  Alguns pais de clientes entram no consultório dizendo que sempre estão abertos ao diálogo com os filhos e mesmo assim os conflitos não diminuem. Precisamos pensar que somos (todos, dentro de um relacionamento) seres em constante mutação, por isso a conversa de hoje pode não surtir nenhum efeito para o amanhã, como já frisamos.
   Então o que fazer?
   Uma criança que sempre foi estudiosa, um dia acordará e dirá que estudar, escola, professor, livro, etc, não o ajudam em nada e por mais que você elogie as boas notas do passado não o fará mudar de ideia. Pois na verdade não é a escola e tudo a ela relacionado que estão incomodando, por isso, antes de qualquer conversa é necessário estabelecer qual o assunto que realmente está causando o conflito e não apenas o que está sendo verbalizado.
   Difícil, não?
  Por conta disso, a partir de amanhã trataremos de comunicação interpessoal e resolução de conflitos, ficou interessado? Então não deixe de visitar-nos amanhã... 

MARIA LÚCIA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DIA DA CRIATIVIDADE

  PARA SAIR DA ROTINA E FAZER O NOVO É NECESSÁRIO CRIATIVIDADE. VOCÊ JÁ PENSOU EM COMO AMENIZAR AS TAREFAS ENFADONHAS DO DIA A DIA DEIXANDO-AS AGRADÁVEIS?
  TORNE MUSICAIS AS TAREFAS DOMÉSTICAS E DANCE COM A VASSOURA POR EXEMPLO, OU TRANSFORME-A EM UM BELO MICROFONE.
 TORNE RELAXANTE O TRÂNSITO E APROVEITE O ENGARRAFAMENTO DIÁRIO PARA CONCENTRAR-SE EM PENSAMENTOS POSITIVOS.
  TORNE UM PRESENTE O SEU DIA DE TRABALHO, PROGRAMANDO PARA NO SEU TÉRMINO TOMAR UM GOSTOSO SORVETE, COMER UM CHOCOLATE, ASSISTIR AQUELE FILME QUE VEM SENDO ADIADO, OU OUTRA COISA QUALQUER.
  TORNE O MOMENTO SEXUAL MÁGICO PRATICANDO AQUELA FANTASIA QUE VOCÊ VINHA ESCONDENDO ATÉ DE VOCÊ MESMA.

PLENA ENERGIA

Preconceito e o idoso 3

Como você está aceitando o seu envelhecimento? Como um processo natural ou como um fardo? 
Reavalie suas considerações e veja se você também não traz em si um pouco de preconceito sobre essa fase tão bonita da existência. Armazenamos informações ao longo da nossa vida e nem sempre temos consciência  de que certos procedimentos foram  adquiridos  e nos influenciam de maneira sorrateira. Uma visão distorcida dos fatos adquirida quando criança preponderam  em nossas  atitudes. Se você faz parte do grupo que tem dificuldade de enfrentar o envelhecimento com algo natural e prazeroso reflita. Pense em que momento  começou sentir esse desconforto.
Quem é o velho das suas relações que o levou a ter essa percepção do envelhecer? Quantas vezes você já se referiu a algum idoso com ironia ou desdém? Muita atenção. Para conseguir combater a “praga” do preconceito é mister começar por você mesmo e sua família. Só assim conseguiremos atingir  a população em geral.

MARIA LUIZA

Relacionamento Pais e Filhos 5

   Voltando ao relacionamento entre pais e filhos e ao crescimento inerente a qualquer ser e não apenas a seu filho.
   A fase dos 10 / 11 aos16 ou 17 anos é a fase em que sua paciência, psicologia, valores para a educação e perseverança são testadas ao limite. Mas não apenas com os adultos, a criança também vai ao seu limite na dúvida, na inconstância, na vontade de individualização. Por isso os conflitos são extremos.
  É a fase do tudo ou nada. Para os pais ou eles conseguem determinar quais serão os limites ou perderão as “rédeas” para sempre. Para os filhos ou eles conseguem descobrir o que são sem os seus pais ou serão pessoas indecisas, dependentes e inseguras.
   Mas como resolver estes conflitos inevitáveis e tão extremados?
  Com diálogo franco e aberto fora dos momentos críticos. Antes que o mesmo aconteça ou depois que a “raiva” de ambos os lados tenha passado, pois somente assim um acordo é possível com filhos desta idade, senão será autoritarismo e neste caso não há espaço para um relacionamento.

MARIA LÚCIA

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA DO NÃO FUMAR E DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

 DOIS TEMAS BASTANTE INTERESSANTES E NÃO EXCLUDENTES POR ISSO OS MANTIVEMOS JUNTOS.
   A TOLERÂNCIA PODE SER VISTA EM DIVERSOS ASPECTOS E UM DELES E O DE TOLERAR FICAR LONGE DO CIGARRO, NO CASO DE HOJE, OU DE NOSSOS INÚMEROS “VÍCIOS”. UM OUTRO ASPECTO É O LIGADO AO RESPEITO A VONTADE DO OUTRO, POR ISSO SEJAMOS TOLERANTES PARA PRESERVAR A NOSSA SAÚDE E MELHORAR AS NOSSAS RELAÇÕES.
   COMECE HOJE A NÃO FUMAR E A SER MAIS TOLERANTE COM O OUTRO E UM BOM DIA MAIS SAUDÁVEL!

PLENA ENERGIA 
    Olá, você deve ter estranhado que não postei texto ontem, dia 15 de novembro.
    Mas se você vem acompanhando o nosso blog, já deve saber o que guia a linha de pensamento das autoras, pois é, ontem foi um dia muito especial, a data marcante da minha existência há 49 anos e eu a celebro por todo o mês, porém especialmente celebrei estes dias com grupos de pessoas diferentes. Tenho me reunido com amigos desde sexta e por isso, acabei não dando continuidade ao nosso assunto: relacionamento entre pais e filhos.
   Amanhã novamente o assunto volta para a pauta, mas hoje espero que você reflita a partir da minha atitude e se você ainda não faz, transforme o seu aniversário numa data a ser muito festejada, afinal, não existe presente maior para o mundo do que a sua presença nele.
    Um abraço de PLENA ENERGIA e até amanhã

MARIA LÚCIA 

Preconceito e o idoso 2

Algumas vezes o preconceito contra o idoso começa dentro de casa.
O desrespeito que ocorre no ambiente familiar poderá afetar ao idoso e, às vezes, por estar em situação de dependência, ele fica calado e não toma qualquer atitude. Agir contra um filho ou neto é sempre muito difícil. O idoso deve evitar a troca de papéis mesmo estando numa situação de dependência física. Pai é pai, mãe é mãe e filho e netos são filhos e netos.
A necessidade de ajuda não diminui o valor de ninguém. Algumas pessoas sentem-se envergonhadas quando necessitam utilizar objetos para auxiliar na ambulação facilitando o preconceito pelo seu próprio sentimento de inferioridade. Idoso só o seu posicionamento seguro e consciente poderá mudar a visão destorcida perante a sociedade do que é envelhecer. Fique atento e se for necessário procure ajuda.

MARIA LUIZA

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O PEDREIRO 4

DEPOIS, COM SURPRESA, NÓS DESCOBRIMOS QUE PRECISAMOS VIVER NA CASA EM QUE NÓS CONSTRUÍMOS.
SE PUDÉSSEMOS FAZER TUDO DE NOVO, FARÍAMOS TUDO DIFERENTE.
MAS NÃO PODEMOS VOLTAR ATRÁS.
VOCÊ É O PEDREIRO. TODO DIA VOCÊ MARTELA PREGOS, AJUSTA TÁBUAS E CONSTRÓI PAREDES. ALGUÉM JÁ DISSE QUE:
"A VIDA É UM PROJETO QUE VOCÊ MESMO CONSTRÓI"
SUAS ATITUDES E ESCOLHAS DE HOJE ESTÃO CONSTRUINDO A CASA "EM QUE VAI MORAR AMANHÃ."
PORTANTO, VOCÊ DEVE CONSTRUÍ - LA COM SABEDORIA

AUTOR DESCONHECIDO
PLENA ENERGIA

Preconceito e o idoso 1

   Lemos no Dicionário do Aurélio:
Preconceito, s. m. Conceito antecipado; opinião formada sem reflexão; superstição; prejuízo.
  Foram criadas várias leis que punem diversos tipos de preconceitos. Não quero abordar o tema sobre quem é preconceituoso e sim, por quem sofre com o problema.
   A dor ser rejeitado, excluído, fazer parte de grupos minoritários pode ser amenizada  se você pensar  na definição da palavra. Se qualquer pessoa tem uma opinião sem analisar o que diz ou pensa, isso não pode ter valor primordial para você. Se você  é idoso, com certeza, já passou por alguma situação em que foi discriminado. Nesse momento é importante ter a consciência de quem você é para você mesmo, para sua família e para a sociedade.
  Ter sempre a auto-estima valorizada é fundamental para superar ocasiões em que será necessário manter a calma e se impor. Se você está de bem consigo mesmo, o que  pensam sobre você não irá afetá-lo. Aceitando suas limitações e reconhecendo seu valor poderá superar as dificuldades que surgirem.

MARIA LUIZA

domingo, 14 de novembro de 2010

O PEDREIRO 3

O MESMO ACONTECE CONOSCO. NÓS CONSTRUÍMOS NOSSA VIDA, UM DIA DE CADA VEZ E, MUITAS VEZES, FAZENDO O MENOS QUE O MELHOR POSSÍVEL NA SUA CONSTRUÇÃO.
DEPOIS, COM SURPRESA, NÓS DESCOBRIMOS QUE PRECISAMOS VIVER NA CASA QUE NÓS CONSTRUÍMOS.
SE PUDÉSSEMOS FAZER TUDO DE NOVO, FARÍAMOS TUDO DIFERENTE!
MAS NÃO PODEMOS VOLTAR ATRÁS.

PLENA ENERGIA

Relacionamento Pais e Filhos 4

    Seu filho cresceu e passou a freqüentar outros grupos, não sofre mais apenas as influências do grupo parental e aí?
   Este é um ponto delicado para muitos pais, pois a criança começa a comparar o que faz com o que outras crianças fazem e descobre que algumas coisas que não são permitidas no seu dia a dia, são naturais para alguns de seus pares. Começam os por quês e as confrontações. Como lidar com essa nova fase?
   Na medida do possível é bom que se responda e se esclareça os por quês de preferência em sua totalidade. Deixar claro em qualquer relacionamento quais são os limites aceitáveis para cada um, cria um clima de confiança e evita as contradições ocasionadas pela mudança de humor das pessoas envolvidas.
   Se estiver claro, por exemplo, que para comer o doce, é necessário antes comer a comida de sal, não haverá espaço para a mudança de atitude, apenas porque hoje papai foi promovido e voltou para casa totalmente permissivo. É claro, que as regras podem e devem ser mutáveis, porém a mudança precisa claramente ser apontada não como uma possibilidade por conta do bom humor de alguém, mas decidida pela conclusão de que aquele limite pode ser mudado devido ao desenvolvimento da relação como um todo.
   Não é porque você definiu que seu filho de 2 anos deve estar na cama pronto para dormir às 21 horas, que você irá exigir o mesmo dele aos 10 ou aos 16 anos. 

MARIA LÚCIA

Depressão na terceira idade

   Um acompanhamento psicoterápico no tratamento da depressão visa proporcionar um conforto emocional para o idoso aumentando a auto-estima e diminuindo a ansiedade.
   Várias técnicas podem ser usadas no atendimento da pessoa idosa. Psicoterapia breve, terapia cognitiva e terapia de grupo são as mais utilizadas. A escolha depende da formação do psicólogo e da demanda do cliente. A idade não é um fator limitante para o processo terapêutico e sim a vontade do paciente em aderir ao tratamento e rever as questões que estão interferindo na geração dos problemas. Geralmente, o idoso é portador de uma ou mais doenças de ordem física e não somente doenças emocionais.
   Alguns têm doenças crônicas e até mesmo degenerativas precisando de um suporte emocional para aceitar e lidar com as dificuldades impostas nestes casos. Importante ter em mente que quanto mais rápido o idoso procurar ajuda médica e psicológica melhor  serão os resultados.

MARIA LUIZA