DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de março de 2012

Surge a “Cidade Maravilhosa”


Em 1565, na data de hoje, Estácio de Sá, funda a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro como um ponto estratégico para combater os franceses que aqui haviam se instalado.
Mem de Sá que era Governador-Geral do Brasil delegou a seu sobrinho, Estácio de Sá, a responsabilidade de afastar os franceses e estabelecer o domínio português na região. A expedição de Estácio desembarcou na estreita faixa de terra situada entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, e lá construíram trincheiras para a defesa, as primeiras casas e as paredes da primeira igreja, consagrada ao santo padroeiro da cidade.
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E porque quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.
O Rio de Janeiro após a expulsão definitiva dos franceses foi transformada em sede de governo da Colônia. E manteve-se nessa condição também durante o Império e boa parte da República. Só na década de 1960, a capital do Brasil foi transferida para Brasília. Nem por isso a Cidade Maravilhosa deixou de ser um símbolo brasileiro, principalmente no plano internacional.

PLENA ENERGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário