DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de setembro de 2010

Terapia de Casal e Sexualidade 3

Quem é este SER chamado Sujeito?

Merleau-Ponty, considera que: “O corpo não é apenas um objeto a mais no mundo. É o sujeito de seu mundo, dá significação aos objetos nele contidos, ao mesmo tempo em que constrói seu próprio significado. O corpo não é a justaposição de órgãos, mas a total essência do homem. Suas estruturas relacionam-se entre si, de modo próprio, estabelecendo o espaço interno de cada um, delimitando o ser e o mundo.” O que nos leva a refletir sobre como estamos estabelecendo a nossa presença no mundo, como estamos nos possibilitando sermos sujeitos de nossa própria história.
Por isso o homem em sua essência tem que se relacionar com outra essência e não apenas com um corpo-objeto, por isso ao não estabelecer uma relação de fato o incômodo surja.
O ponto crucial desta reflexão é estar consciente que a maior parte dos pais e educadores não consegue transmitir às crianças e jovens a sexualidade como algo positivo, como um dom que as pessoas têm, capaz de contribuir para a busca da felicidade própria e do ser por quem se tem afeto, o que faz com que a vivência da sexualidade com o parceiro ainda seja considerada como uma das obrigações do casal.
Em suas relações você tem buscado a sua essência e a do outro ou apenas repetido padrões? Amanhã você poderá entender como chegamos até aqui...


MARIA LÚCIA


NÃO LEU A POSTAGEM DE ONTEM CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário