DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Terapia de Casal e Sexualidade

Problema? Que problema? 

É muito comum um cliente chegar ao consultório para fazer terapia individual e durante a entrevista inicial o quadro desenhar uma terapia de casal. O cliente, normalmente mulher, que se apresenta ao consultório está convencido que algo vai mal e introjeta em si, a “culpa” pela situação, por isso acredita que conseguindo “melhorar”, “tudo” estará resolvido.
Quando o cliente se queixa de um incômodo qualquer, cabe ao terapeuta ajudá-lo a perceber que, às vezes, traz para si responsabilidades que não são somente dele. Com isso mascara o real problema e “cultiva” um outro que suporta com mais facilidade. Porém, com essa atitude adia a resolução do problema real e sem perceber acaba por agravá-lo.
Pense se este pode ser o seu caso... Amanhã voltaremos ao assunto


MARIA LÚCIA

4 comentários:

  1. Como a terapia de casal pode melhorar a sexualidade de 1 casal?
    Tesão se cria? Não é espontâneo?

    ResponderExcluir
  2. Andréia, obrigada por interagir conosco.
    As suas perguntas são bem interessantes. Vou começar pelas duas últimas. Sim para ambas, pois embora tesão seja espontâneo, termo que você usou - acredito para descrever uma sensação não programada. Pesquisas revelam que emoções e sensações são resultantes de nossos pensamentos. Acredito, por experiências com meus clientes, que tesão se alimenta, por isso a terapia de casal melhora a sexualidade. Pois o casal esclarece pontos de convívio e cria espaço no dia a dia para aproveitar a companhia do outro de uma maneira melhor.
    Espero ter esclarecido suas questões e aguardo novos contatos

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa não quer mais ficar comigo porque diz que não sente tesão, apesar de querer ficar comigo, ela n consegue nem pensar na hipóteses de nada relacionado a sexo. A terapia de casal seria indicada para nós dois?

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente você não deixou seu contato, mas podemos começar a responder por aqui. Se preferir envie email direto para "lucacouto@gmail.com" e te respondo por lá. A princípio podemos responder generalizando que a terapia de casal é recomendada no caso de vocês, mas teríamos de conversar sobre o caso específico para uma resposta mais acertada. Um abraço, Lúcia Couto

    ResponderExcluir