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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos

    A teoria das comunicações tem demonstrado que em qualquer tentativa de comunicação estão presentes barreiras que impedem que elas aconteçam como desejado.
Essas barreiras não são claras para os interlocutores, por isso na maioria das vezes, quem fala acredita que esteja sendo totalmente compreendido ou então que o agente receptor, ou seja, quem escuta, irá interferir para sanar dúvidas.
   Ora se quem fala acredita estar sendo compreendido e quem escuta que está compreendendo, então aparentemente a comunicação está sendo eficaz.
      A questão é que essas barreiras são sutis e não aparecem de forma explícita.
     Um exemplo de barreira é a opinião prévia do receptor sobre o assunto tratado. Opinião que vai levá-lo a ouvir o que lhe interessa, mesmo que seja o contrário do que esteja sendo dito.
     Amanhã falaremos de outras barreiras que impedem a comunicação, mas você já pode começar a fazer um paralelo deste assunto com o anteriormente tratado sobre o relacionamento com seus filhos... 

MARIA LÚCIA

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