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domingo, 21 de novembro de 2010

Comunicação Interpessoal e Resolução de Conflitos 3

   E então? Tentou? Conseguiu? Achou difícil?
  Os teóricos da comunicação descobriram em pesquisas que em um diálogo é comum o receptor, ou seja, quem deveria estar recebendo a mensagem, ficar dialogando internamente buscando “defesas” para as suas crenças, na tentativa de “derrubar” a verdade da pessoa que está falando, por isso ele recebe a mensagem truncada, com parte do que o outro falou e parte do que ele mesmo está falando interiormente.
   Além deste diálogo duplo, há de se destacar também, que a nossa atenção fica focada nas palavras que são ditas e que vão de encontro ao que já acreditamos em relação ao tema, por isso, parte do que é dito é filtrado e “jogado” fora sem provocar nenhum dos nossos sentidos.
   Ora, se nem ao menos chegamos a perceber parte do que nos é falado, o mais comum, principalmente no diálogo que travamos com uma “autoridade”, seja o chefe, o pai ou a mãe, é realmente não escutarmos o que nos é dito. Por isso, surgem os conflitos. 

MARIA LÚCIA

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