DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Psicoterapia

   Muitos clientes chegam ao nosso consultório, mesmo na atualidade e após relatarem a situação que os levou a nos procurar, perguntam: “Mas você acha que eu preciso de terapia, eu sou maluco?”
   Devido a uma idéia errônea do passado, até hoje as pessoas confundem Psicologia e Psiquiatria, aliás, confundem também com Psicanálise, por isso, vamos esclarecer a diferença e esperar que este conceito passe a ser mais difundido.
   Nos cursos de ministro sobre Psicologia, sempre no primeiro contato com meus alunos demonstro essa diferença. Psiquiatria é uma especialidade da Medicina e trata dos distúrbios e disfunções mentais, levando em conta as falhas físicas, orgânicas que as geraram. A Psicologia é uma ciência também ligada a saúde, porém não é uma especialidade médica, para exerce-la é preciso que o profissional faça a graduação em     Psicologia e não em Medicina. Já a Psicanálise é uma das linhas da Psicologia, que também pode ser exercida por médicos, basta para isso que o profissional já formado faça uma formação nesta área.
   Porém a Psicologia ainda é exercida por outras correntes, como é o caso do Humanismo-Existencial, linha na qual atuo e também obriga o profissional a especializar-se em um curso de formação.
   A Psicologia, seja qual linha de atuação o profissional trabalhe, trata de aspectos emocionais, que poderão ou não gerar distúrbios físicos, como relatado pelos estudos em psicossomática, porém seu objeto de estudo não é o físico, é o emocional.
   Espero, ter esclarecido a diferença e ajudado você a perceber que as pessoas não procuram terapia e vão a psicólogos por estarem “malucas”.

MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário