DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de novembro de 2010

Relacionamento Pais e Filhos 3

   Em Psicologia chamamos “jogos infantis” essa atitude infantil que decorre da percepção que a criança vai adquirindo do mundo diante das reações das figuras parentais.
    Algumas correntes afirmam que sem premeditação ou sem nenhuma intenção, portanto não existe maldade do tipo “agora eu vou fazer papai e mamãe brigarem por minha causa”, a criança vai “ensaiando” a sua participação no mundo e repetindo as atitudes que ocasionam em ganhos e “desistindo” das que provocam dor. Por isso, ela percebe que uma atitude traz ganhos com mamãe, mas não traz com papai (e vice-versa) e passa a insistir ou não no comportamento experimentado.
   Por isso é tão real a máxima popular que diz que “filhos só mudam de endereço”, por verificarem atitudes semelhantes em diferentes crianças de mesma idade.
   O fato de já se ter pensado de antemão que tipo de relacionamento se pretende ter com os filhos, faz com que ambos os pais, encorajem ou não as atitudes que vão sendo testadas. O importante é ter claro que precisamos saber os limites que estarão presentes em qualquer dos nossos relacionamentos.
   Amanhã avançaremos um pouco mais neste tópico, pensando na criança um pouco mais velha que encontrasse inserida nos diversos grupos sociais a que começará a pertencer. 

MARIA LÚCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário