DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

E na prática? Como acontece? (2)


Realmente o seu filho não foi levado por você a um consultório terapêutico para a psicóloga “ganhar” dinheiro enquanto fica vendo seu filho brincar ou brinca com ele. Esperamos que você esteja compreendendo melhor para que tanto material lúdico presente no consultório.
Mas não são apenas materiais lúdicos que devam estar disponíveis.
Materiais plásticos (de artes) diversos são bem-vindos por todas as faixas etárias e trazem uma rica possibilidade de expressão. Mesmo para as crianças mais resistentes.
Os brinquedos terapêuticos ou não, devem estar acondicionados em prateleiras, baús, caixas, caixotes, armários baixos e abertos ou qualquer outro espaço que seja de livre acesso para a criança e onde o mesmo fique exposto no momento da sessão.
A terapeuta do seu filho também deverá ter disponível: fantoches, bonecos em vara e outros materiais que possibilitem a encenação de situações, emoções, eventos vividos ou imaginados.
Para finalizar, a ludoterapia, como já foi exposto é a utilização do brincar, do brinquedo e do jogo como instrumento na relação terapêutica. É o lúdico revelando o que não é revelado pelo verbo, mas é necessário ao terapeuta possuir grande capacidade imaginativa capaz de acompanhar a criança de encontro ao seu mundo da fantasia, sem julgamentos e distorções produzidas pelo mundo adulto.
Amanhã, voltaremos para uma fase anterior do desenvolvimento, abordaremos a gravidez.


MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário