No título fizemos questão de
colocar as distintas formas de educação como complementares e não como
concorrentes como aparecem em diversos escritos, pois acreditamos que educação
é soma, é multiplicação, não podendo jamais ser apresentada como divisão entre
escola e sociedade.
A criança antes de chegar à
escola já foi apresentada a muitas das questões sociais com as quais vai se
deparar mais amiúde ao ingressar na escola.
Sua chegada à escola faz com que
tenha de se integrar a um meio diferente daquele que lhe era familiar. Além
disso, lhe põe diante de outras pessoas que possuem regras disciplinares
diferentes das que lhe foram, até então, ensinadas. Enquanto em casa seus
papéis e tarefas já eram familiares, no novo ambiente terá de desempenhar
outros até o momento desconhecidos.
Adquirir o domínio da cultura de
seu meio, tais como, escrita, leitura, raciocínio lógico, pensamento concreto e
abstrato, dentre tantas outras aptidões desenvolvidas no ambiente escolar é
apenas uma das faces do que a escola propicia. A socialização a partir do
estabelecimento de vínculos é o que de maior a criança adquire na escola, pois
é o que dará suporte a sua individualização.
MARIA LÚCIA
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