DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Educação Familiar

Se você respondeu a questão formulada no texto de ontem, já terá em mente o tipo de pessoa com a qual quer conviver em seu futuro. Ou pelo menos, deve ter começado a analisar se gostará de conviver com uma pessoa feliz ou com um ser amarrado.
O ser amarrado é aquele que no lugar de ter tido uma formação teve uma "enformação", ou seja, no lugar de ter sido apresentado a situações que o levarão ao aprendizado, de ter participado de experiências que permitirão criar vivências próprias, tudo o que pôde ter contato, fazia parte de um contexto que o prenderia em uma forma, com atitudes e comportamentos ensinados e decorados.
Já a pessoa feliz é aquela que terá condições de traçar o próprio caminho a partir das escolhas que irá fazer. É a pessoa que se saberá única e indivisível, pois vai aprendendo que deverá se responsabilizar por si mesma. Ela terá aprendido que ser independente é muito maior do que prover o próprio sustento.
O tipo de educação que "enforma" acontece de forma menos trabalhosa para os pais, enquanto os filhos são pequenos e facilmente maleáveis para "se dobrarem" em sua forma, porém é aquela que é infinitamente mais trabalhosa em termos futuros, já que não cria seres independentes e responsáveis.
Já a educação "libertadora" precisa de acompanhamento contínuo, diálogo, convivência, estar junto, porém traz liberdade também para quem educa, pois o indivíduo que surge não precisa ser eternamente "vigiado" para não "escapulir" da forma.

MARIA LÚCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário