DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mudança de Comportamento...


Recebi por email um texto de autoria desconhecida que achei muito interessante trazer as nossas páginas. Transcreverei o texto e acrescentarei a minha reflexão e gostaria de convidá-lo a também pensar no assunto.

“'Sexalescentes'. Se estivermos atentos, podemos notar que está  aparecendo uma nova franja social: a das pessoas que andam à volta dos sessenta anos de idade, os sexalescentes: é a geração que rejeita a palavra "sexagenário", porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.
Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica - parecida com a que, em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.
Este novo grupo humano, que hoje ronda os sessenta, teve uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes que trabalham há muitos anos e que conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram durante décadas ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram, há muito, a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.
Talvez seja por isso que se sentem realizados... Alguns nem sonham em aposentar-se.
E os que já se aposentaram, gozam plenamente cada dia, sem medo do ócio ou da solidão, crescem por dentro, quer num, quer na outra.
Desfrutam a situação, porque, depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabem bem olhar para o mar, sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5.º andar...
Hoje paro a transcrição por aqui para chamar sua atenção para alguns fatos.
Maria Luiza em seus textos tem abordado bastante a questão da terceira idade e se você vem acompanhando o que ela tem escrito já deve estar sentindo-se como parte deste grupo. Ontem mesmo ela falava do casal jovem de 100 anos que festejava os 80 de casamento.
Mas além das questões da preservação do físico e mental é importante destacar neste novo olhar para o comportamento humano que é a forma de encarar a vida profissional, pense nisso e voltaremos ao assunto amanhã.

MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário