DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Câmara aprova Lei da Palmada com multa a quem não denunciar maus-tratos

Trouxemos este assunto para o blog no dia de hoje, por ter em seu contexto algo, a nosso ver, que deveria ter sido discutido pela sociedade.
A própria questão da palmada é algo que precisa de maior atenção. Já que o Estado está tirando dos pais o direito de dar limites aos filhos, ele assumirá quando essas, hoje, crianças se tornarem os adultos criminosos de amanhã? Essa relação falta de limites / criminalidade é confirmada apenas observando o que acontece nas salas de espera dos Conselhos Tutelares, onde pais e mães reclamam de filhos que a qualquer alteração de voz como repreensão ameaçam que os denunciarão aos Conselhos. Ora, se o Estado não tem dado conta de suas obrigações que é manter escolas eficientes para promover a educação, não percebo como seu direito interferir na tentativa de responsáveis em transformar seus filhos em pessoas do bem. Não defendo a palmada, pois considero que agressão física não é boa para nenhuma das partes, ou seja, nem para o agressor nem para o agredido, que se perceberão cada vez mais afastados e com menos possibilidade de diálogo.
Mas a questão que mais chama nossa atenção é responsabilizar profissionais de saúde, educação, dentre outros pela “omissão” e querer multá-los em valores inclusive maiores que seus próprios salários. Que inversão é essa que cobra atitude, mas não respalda. É o mesmo pseudo-estado que “obriga” um professor a “treinar” com simulados vindos das secretarias de educação, alunos para fazerem suas provas Brasil, apenas para manter alto o seu índice educacional para mostrar uma falsa realidade para o mundo?


MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário