DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A criança em terapia


Chamamos de ludoterapia a técnica psicoterápica realizada com crianças, pois é um trabalho que requer a presença infantil no set terapêutico através do lúdico. A técnica está baseada na ideia de que o brincar é o meio natural de autoexpressão da criança.
Estes dois dias falaremos um pouco do que é necessário você observar em um terapeuta que será escolhido para ajudar seu filho em terapia.
O trabalho com psicoterapia infantil requer que entremos em contato com as emoções o tempo todo, quer seja com a emoção da criança, quer seja com as nossas, pois que em determinadas situações entramos na máquina do tempo e revivemos nossas experiências infantis. Por isso é um trabalho que exige muito do terapeuta, pois estar com essa disponibilidade afetiva constantemente, não é tarefa fácil.
Quando uma pessoa não pode ou não quer tomar consciência do que sente ou do que faz com seus sentimentos (isto não é intencional), modifica seu comportamento, “bloqueia” sua autenticidade, passa a agir conforme o que o outro espera, e passa a não acreditar que seja alguém com merecimento e possibilidade de ser o que é. Desta maneira, não pode existir neste mundo.
Se a pessoa ainda é uma criança e seus pais buscam a nossa ajuda, é nossa tarefa auxiliar nesse processo de comunicação da criança consigo mesma, restaurar as ligações da criança a ela mesma, através do reconhecimento e da aceitação daquilo que sente, sem julgamentos, conceitos ou diagnósticos.
Como consequência ela poderá se sentir respeitada como ser que é e que poderá vir-a-ser se quiser, e a partir de então se responsabilizará por isso. Assim a comunicação da criança com o mundo será um processo inevitável e natural.
Amanhã apresentamos o “set” terapêutico, aguarde

MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário