DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dia Nacional dos Aposentados



Amanhã dia 24 é o dia Nacional dos Aposentados, mas será que eles podem se orgulhar de ter atingido tal condição? Não se pode negar que em um primeiro momento a aposentadoria é festejada, pedido e muito esperada. Ela tanto representa o momento de realização do desenvolvimento pessoal como o período em que se instalam as doenças e o declínio geral da saúde.
No dia a dia do trabalho é comum o trabalhador desejar que chegue o dia da aposentadoria que representa a libertação, a recompensa pelo esforço de anos dedicados à profissão. Entretanto, quando se concretiza a saída do mercado de trabalho, o indivíduo tende a diminuir os seus contatos sociais e corre o risco de mergulhar no vazio pelos efeitos do empobrecimento, da baixa auto-estima, ou da desqualificação de que se faz acompanhar o processo. A própria definição de inativos atribuída aos aposentados já traz em si uma conotação pejorativa. 
A aposentadoria, na maioria dos casos, significa perda de rendimentos e impõe a necessidade de redefinição do padrão de vida. Por conta disso, a fase de vida outrora tão almejada, passa a significar escassez de opções para a manutenção da vida social e pessoal. Deixando de ser motivo de orgulho por um dever cumprido e tornando-se um campo para preconceitos.
È necessário mudar paradigmas, o profissional que se afasta de sua vida profissional não pode ser considerado inútil na verdade o que deve mudar é o tipo de ocupação que fará parte de sua nova fase da vida.

PLENA ENERGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário