DICAS PARA O PLENO VIVER

create your own banner at mybannermaker.com!
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Educação Escolar

Se você está em nosso blog pela primeira vez, volte aos textos postados entre os dias 06 de fevereiro e ontem e leia-os, pois eles introduzem as idéias que serão expostas hoje.
Como disse antes não acredito em dicotomia entre educação familiar e educação escolar, por isso penso que a escola de nossos filhos tem de ser escolhida de acordo com aquilo que entendemos por educação.
Se eu em casa utilizo uma educação tradicional onde apenas o que eu penso e digo deve ser levado em consideração, não posso querer que meus filhos se adaptem a escolas que os querem participativos e vice-versa. Não posso dar toda a liberdade para que meus filhos participem de seu desenvolvimento e matriculá-los em uma escola tradicional onde professores e diretores são os únicos a ter vez e voz.
Visitar a escola na qual pretende matricular seus filhos e pedir entrevistas a coordenadores, diretores e orientadores é fundamental, inclusive para checar se todos possuem o mesmo discurso.
Normalmente, neste contato inicial, a pessoa que te recebe faz de imediato uma primeira pergunta, que guardando as devidas proporções é quase que unânime.
Vão te perguntar: "por que você quer matricular seu filho na escola", não responda, devolva a pergunta da seguinte forma: "antes de responder a sua pergunta, gostaria de saber o que a sua escola tem para oferecer para meu filho?" E por que isso? Muito simples. Quando você responde primeiro, traça que tipo de educação está procurando e fica fácil para a pessoa que está apresentando a escola adequar o seu discurso para que vá de encontro ao seu pensamento. Invertendo, você se dá oportunidade de saber se realmente acertou ao bater na porta daquela escola para fazer a matricula de seus filhos.
Ainda é tempo! Seu filho está em uma escola que tem o mesmo perfil educacional que você? Se a resposta for negativa, mude-o de escola, vocês dois só terão a lucrar

MARIA LÚCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário